Darwin e Hitler – Por John Koster

Darwin e Hitler

Por John Koster

30 de December de 2007

Muitos nomes foram citados além dos de Hitler para explicar o Holocausto.

De modo estranho, o de Charles Darwin quase nunca se encontra entre eles. Todavia… as idéias de Darwin e de Huxley quanto ao lugar do homem no Universo preparam o caminho para o Holocausto… Hitler e Stalin assassinaram mais vítimas inocentes do que as que morreram em todas as guerras religiosas da história da humanidade.

Eles não assassinaram estas vítimas enganados pela idéia de salvar as suas almas ou punir os seus pecados, mas por serem comprometidos na questão do alimento e obstáculos ao “progresso evolutivo”. Muitos humanitários, cristãos, judeus, ou agnósticos compreenderam a relação entre as idéias de Nietzsche e as equipes de assassinato em massa e os crematórios de Hitler.

Poucos, porém, voltaram um passo atrás fazendo a ligação com Darwin, o “cientista” que inspirou diretamente a teoria do super-homem de Nietzsche e o corolário nazista de que alguns indivíduos são subumanos.

A evidência estava toda ali – o temo neodarwinismo foi usado abertamente para descrever as teorias raciais nazistas. A expressão “seleção natural“, como aplicada a seres humanos, foi encontrada na Conferência de Wannsee no principal documento do Holocausto…

Podemos ver os eventos na Alemanha de Hitler e na Rússia de Stalin como uma coleção sem sentido de atrocidades que tiveram lugar porque os alemães e os russos são pessoas perversas, nada parecidas conosco. Ou podemos compreender que a imposição das teorias de Huxley e Darwin, de que a-vida-é-patológica, de depressão clínica disfarçada de ciência, desempenhou um papel crítico na era das atrocidades. E que isso nos sirva de aviso. As pessoas têm de aprender a deixar de pensar em seus semelhantes como se fossem máquinas e aprender a pensar neles como homens e mulheres possuidores de uma alma.

fonte: John P. Koster, Jr. The Atheist Syndrome (Brentwood TN: Wolgemuth & Hyatt, 1989), 142, 187-189

Última Atualização ( 31 de December de 2007 )

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , . Bookmark the permalink.

15 Responses to Darwin e Hitler – Por John Koster

  1. Olare says:

    O Nazismo usou toda a argumentação para justificar as suas atitudes.
    Leitures não sistematizadas de pensadores eugenicos e da evolução foram encaradas como Hitler como uma justificação.
    Mas o chamado sociodarwinismo nunca foi reconhecido como ciência e foi rejeitado pelo proprio Darwin.
    O eugenismo (com outro nome) já existe desde Aristoteles e Platão, bem como a lei do mais forte.

    A aplicação de descobertas cientificas pelo estado e por ditadores é uma responsabilidade etica e moral deles e da sociedade em que se inserem.

    Ligar a teoria da evolução enquanto dado cientifico ao nazismo e ao holocausto é tão basurdo como ligar os Curie ao lançamento das bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki.

    Like

  2. Mats says:

    Mas o chamado sociodarwinismo nunca foi reconhecido como ciência e foi rejeitado pelo proprio Darwin.

    Discordo disso, e há evidências contra isso:
    http://www.guardian.co.uk/comment/story/0,,2196468,00.html

    “in the 1930s six of his family were members of the British Eugenics Society, and his son was president from 1911 to 1928. The Galton laboratory at the University of London is named after Darwin’s cousin, the geneticist Francis Galton, who coined the term eugenics and advocated perfecting the human race by breeding “those only of the best stock” so that the “feeble nations” could give way before the “nobler varieties of mankind”

    É um bocado complicado a teoria da evolução fugir das raízes racistas do seu fundador, principalmente quando mmilhões de pessoas perderam a sua vida devido a isso. Ainda hoje, com o aborto e a eutanásia, os principios evolucionistas lideram o pensamento de muitos chamados cientistas.

    O século 20 foi o século da teoria da evolução am práctica, e todos nós sabemos onde isso acabou.

    Like

  3. Joaquim Coelho says:

    É um bocado complicado a teoria da evolução fugir das raízes racistas do seu fundador

    Isso é tão absurdo como afirmar “É um bocado complicado a teoria da genetécica fugir das raízes católicasdo seu fundador”
    Já agora é tão absurdo responsabilizar Darwin por certos extremistas terem usado a sua teoria, como responsabilizar Mendel pelas consequências negativas da manipulação genética.

    O que Darwin e Mendel fizeram foi criar um sistema cientifico (que pode ser contestado) e criar uma etcia ou moral.

    “Ainda hoje, com o aborto e a eutanásia, os principios evolucionistas lideram o pensamento de muitos chamados cientistas.”
    Que é que a eutanasia e o aborto têm a ver com o evolucionismo ?

    Nota: eu sou radicalmente contra qualquer forma de eugenismo.
    Mas o eugenismo de Dalton proclama a esterilização e impedimento de procraciação de deficientes e não o exterminio, como fez Hitler.
    A

    O sociodarwinismo é uma corrente que extende o conceito de selecção natural ao mundo da economia (foi usado para justificar a divisão da sociedade em classes e o Imperialismo europeu, sugerindo que estes seriam exemplos de seleção natural) e é uma teoria ainda muito cara aos liberais radicais (quase todos religiosos).

    Hitler utilizou-o (invertendo o conceito economico para natureza) aplicando-o ao conceito de nacionalidade para justificar a suas concepções xenofobas e antisemitas

    Diz “O século 20 foi o século da teoria da evolução am práctica, e todos nós sabemos onde isso acabou.”
    Isto é absurdo. A pratica da evolução tem pelo menos mais 4,5 milhões de anos do que afirmas …)

    Anda para aqui muita confusão.
    O leão mata as crias de outro progenitor para que os seus genes sejam os espalhados. Isto é observado e é a lei da natureza.
    Mas isto não justifica que eu mate os filhos de uma mulher para que tenha filhos meus e os meus genes se propaguem.
    Ao defender que a teoria da evolução é responsável pela atitudes éticas do homem é exactamente isto que está a fazer: comparar o imconparável.

    Like

  4. Joaquim Coelho says:

    O post anterior saiu (como sempre) cheio de gralhas de digitação. Como acaba por se tornar ilegivel repito-o aqui corrido.
    Tenho de ter mais cuidado com as gralhas, oops, mas é a pressa ao escrever.

    É um bocado complicado a teoria da evolução fugir das raízes racistas do seu fundador

    Isso é tão absurdo como afirmar “É um bocado complicado a teoria da genética fugir das raízes católicas do seu fundador”
    Já agora é tão absurdo responsabilizar Darwin por certos extremistas terem usado a sua teoria, como responsabilizar Mendel pelas consequências negativas da manipulação genética.

    O que Darwin e Mendel fizeram foi criar um sistema científico (que pode ser contestado) e não criar uma ética ou moral.

    “Ainda hoje, com o aborto e a eutanásia, os princípios evolucionistas lideram o pensamento de muitos chamados cientistas.”
    Que é que a eutanásia e o aborto têm a ver com o evolucionismo ?

    Nota: eu sou radicalmente contra qualquer forma de eugenismo.
    Mas o eugenismo de Dalton proclama a esterilização e impedimento de procriação de deficientes e não o extermínio, como fez Hitler.

    O sociodarwinismo é uma corrente que estende o conceito de selecção natural ao mundo da economia (foi usado para justificar a divisão da sociedade em classes e o Imperialismo europeu, sugerindo que estes seriam exemplos de selecção natural) e é uma teoria ainda muito cara aos liberais radicais (quase todos religiosos).
    Hitler utilizou-o (invertendo o conceito económico para natureza) aplicando-o ao conceito de nacionalidade para justificar a suas concepções xenófobas e anti-semitas. Dúvido até que Hitler tivesse lido A Evolução das Espécies.

    Diz “O século 20 foi o século da teoria da evolução em prática, e todos nós sabemos onde isso acabou.”
    Isto é absurdo. A prática da evolução tem pelo menos mais 4,5 milhões de anos do que afirmas …)
    Anda para aqui muita confusão.
    O leão mata as crias de outro progenitor para que os seus genes sejam os espalhados. Isto é observado e é a lei da natureza.
    Mas isto não justifica que eu mate os filhos de uma mulher para que tenha filhos meus e os meus genes se propaguem.
    Ao defender que a teoria da evolução é responsável pela atitudes éticas do homem é exactamente isto que está a fazer: comparar o incomparável

    Like

  5. x says:

    Gostaria que o ilustre autor deste post apontasse as fontes que servem de suporte à frase “Hitler e Stalin assassinaram mais vítimas inocentes do que as que morreram em todas as guerras religiosas da história da humanidade.”

    Ah, dizer que “li num site” não vale…

    Já agora, gostaria também de saber se as “guerras religiosas” incluem apenas aquelas iniciadas pelas religiões que ainda existem, ou se são consideradas todas as diversas religiões que o Homem já inventou.

    Obrigado.

    Like

  6. x says:

    Ah, peço desculpa, erro meu. Está a ser citado um livro com quase 10 anos.

    Já agora, posso citar um outro, muito mais antigo?

    ” Slaves, obey your earthly masters with deep respect and fear. Serve them sincerely as you would serve Christ. (Ephesians 6:5)”

    Gosto muito de contrastar esta frase com esta outra, do artigo acima:

    “As pessoas têm de aprender a deixar de pensar em seus semelhantes como se fossem máquinas e aprender a pensar neles como homens e mulheres possuidores de uma alma.”

    Seguramente, a “alma” dos escravos deve ser “inferior” à dos donos, daí a necessidade da existência da escravatura.

    Ou seja, os donos são considerados “superiores” (uber, digamos) aos escravos, não será assim? Hum… pois é… afinal parece que isto de considerar os outros como máquinas / objectos não é exclusivo do nazismo…

    Like

  7. Mats says:

    X,
    Qual é o teu argumento? Que a Bíblia defende a superioridade racial como Darwin defendia?

    Like

  8. Mats says:

    Joaquim:

    É um bocado complicado a teoria da evolução fugir das raízes racistas do seu fundador

    Isso é tão absurdo como afirmar “É um bocado complicado a teoria da genética fugir das raízes católicas do seu fundador”

    Sim, de facto é ridículo, uma vez que Darwin disse muitas coisas racistas, como amplamente conhecido, e ele citou a sua teoria como fundamento “científico”.

    Já agora é tão absurdo responsabilizar Darwin por certos extremistas terem usado a sua teoria, como responsabilizar Mendel pelas consequências negativas da manipulação genética.

    Mas enquanto Mendel não vacticinou nenhuma manipulação genética, Darwin disse que havia raças superiores e raças inferiores. Porque é que isto é tão difícil de aceitar?
    Darwin disse:

    “Num periodo futuro, não muito distante quando medido em séculos, as raças humanas civilizadas vão certamente exterminar e suplantar as raças selvagens por todo o mundo.” ~ Charles Darwin

    Resumindo: Darwin disse que as raças superiores vão exterminar as inferiores (africans, aborígenes, etc).
    Olha que Darwin não é um “extremista”, mas o fundador da versão moderna do evolucionismo.

    O que Darwin e Mendel fizeram foi criar um sistema científico (que pode ser contestado) e não criar uma ética ou moral.

    Isso não impediu o Darwin de profetizar que as raças inferiores seriam exterminadas pelas superiores.

    “Ainda hoje, com o aborto e a eutanásia, os princípios evolucionistas lideram o pensamento de muitos chamados cientistas.”
    Que é que a eutanásia e o aborto têm a ver com o evolucionismo ?

    O evolucionismo desvaloriza a vida humana.

    Nota: eu sou radicalmente contra qualquer forma de eugenismo.

    Tu és porque tens mais moral do que o Darwin.

    Mas o eugenismo de Galton proclama a esterilização e impedimento de procriação de deficientes e não o extermínio, como fez Hitler.

    Hitler e Darwin também acreditavam na esterilização e impedimento de procriação das raçs inferiores.

    Darwin disse:

    “Darwin congratulated Galton on the publication of Hereditary Genius, telling his younger cousin in a letter that, “I do not think I ever in all my life read anything more interesting and original.” ”

    Darwin congratulou o seu primo pelo seu livro.

    Diz “O século 20 foi o século da teoria da evolução em prática, e todos nós sabemos onde isso acabou.”
    Isto é absurdo. A prática da evolução tem pelo menos mais 4,5 milhões de anos do que afirmas …)

    Acho que não fui claro: o século 20 foi o século em que o homem resolveu aplicar os teoremas do evolucionismo a si mesmo.

    Anda para aqui muita confusão.
    O leão mata as crias de outro progenitor para que os seus genes sejam os espalhados. Isto é observado e é a lei da natureza.
    Mas isto não justifica que eu mate os filhos de uma mulher para que tenha filhos meus e os meus genes se propaguem.

    Se o ser humano é apenas mais um animal da natureza, então a tua moralilade não faz sentido. A mim palpita-me que tu deves ter tido uma educação moral boa (em certa parte) porque tu dás valor à vida. No entanto, tu negas Aquele por causa do Qual a vida tem valor, nomeadamente, Deus.

    Se Deus não existe, então tu podes muito bem justificar a matança dos filhos da mulher com quem tu queiras te casar. Se alguém te apontar o dedo, apenas diz “Estou apenas a seguir a lei da naturez; vejam o exemplo dos leões!”. Se Deus não existe, tu podes justificar qualquer escolha moral que tu faças, uma vez que não há ninguém acima de ti para te obrigar a seguir esta ou aquela lei. Por isso é que a teoria da evolução tão apreciada por pessoas com certos estilos de vida.

    Like

  9. Gustavo says:

    “Se Deus não existe, então tu podes muito bem justificar a matança dos filhos da mulher com quem tu queiras te casar.”

    Desculpe “cortar seu barato”, mas Deus não existe

    Like

  10. Mats says:

    Gustavo,
    Obrigado pela tua declaração de fé.

    Like

  11. Nuno Dias says:

    frase da semana
    “Já agora é tão absurdo responsabilizar Darwin por certos extremistas terem usado a sua teoria, como responsabilizar Mendel pelas consequências negativas da manipulação genética.”

    e já agora, porque não terá tido inspiração religiosa?
    http://www.nobeliefs.com/nazis.htm


    “Deus connosco”

    Like

  12. Mats says:

    Nuno,

    “Já agora é tão absurdo responsabilizar Darwin por certos extremistas terem usado a sua teoria, como responsabilizar Mendel pelas consequências negativas da manipulação genética.”

    Não tem nada a ver uma vez que Mendel nunca disse que havia suporte para manipulação genética de forma negativa devido àssuas teses, enquanto que Darwin claramente afirmou que, num futuro próximo, as raças superiores exterminariam as raças inferiores.

    Enquanto que Mendel nunca vaticiou manipulação de modo a causar dano, Darwin “profetizou” que, devido à sua teoria, os mais aptos/fortes haveriam de dominar os mais fracos. Hitler apenas acrescentou os judeus à lista dos seres inferiores.

    Like

  13. Nuno Dias says:

    Darwin afirmou muitas coisas, umas certas, outas erradas e outras assim-assim. Mas no meio de tanta coisa que disse, aparentemente, acertou numa, a evolução da espécies.
    Independente de ter sido racista e, já agora, ter tido uma casamento quase incestuoso (prima), aparentemente, acertou numa coisa, a evolução da espécies.
    E por muitos reprováveis os valores morais da pessoa, o vosso problema mantém-se, aparentemente, a forma como as espécies evoluem funciona segundo os princípios que ele teorizou (tirando alguns pormenores recém descobertos).

    E se o mundo é injusto, apenas nos cabe torna-lo mais justo. Utilizando a máxima ateia “Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.”

    Mas, aparentemente, o darwinismo está correcto.

    Like

  14. Mats says:

    NUno,

    Darwin afirmou muitas coisas, umas certas, outas erradas e outras assim-assim. Mas no meio de tanta coisa que disse, aparentemente, acertou numa, a evolução da espécies.

    Mas não é esse o ponto da questão. O que tu disseste é que se vamos culpar Darwin por aquilo que as pessoas fizeram com as suas teses, também deveriamos culpar Mendel por manipulação genética.
    O que eu disse é que, enquanto que não há nada de maquiavélico naquilo que o cristão Mendel descobriu, as palavras de Darwin forma contextualmente usadas para actos racistas.

    Por outras palavras, os manipuladores genéticos que usem esse conhecimento para o mal, agem de forma que Mendel não suportou, mas os racistas que matam outros seres humanos por considerarem que eles são “seres inferiores”, agem de acordo com o que Darwin disse.

    Darwin pode, então, ser culpabilizado por ter dado justificação pseudo-científica para o racismo.

    Like

  15. Antônio Marcos de Souza says:

    Nazismo e evolucionismo tem tudo a ver sim. Claro que não há um movimento evolucionista organizado pra aprovar a eutanásia, o aborto, a eugênia, nem pra matar milhões como estes evolucionists nazistas fizeram. Mas o próprio evolucionismo que é uma mentira sendo ensinado que o homem veio ao acaso e por seleção natural contribui e muito para que muitos se achem o melhor e contribua com a seleção natural como fez Hitler e seus comandados. Os politicos tendo a ideía da seleção natural darwiniana, não tem preocupação nenhuma com a vida de seres humanos, e pouco vão esta ligando para os pequenos, pois o homem veio do nada mesmo e é de origem animal.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s