Provine, Evolução e Ateísmo

Professor William Provine,  Charles A. Alexander Professor of Biological Sciences na Universida Cornell:

“One can have a religious view that is compatible with evolution only if the religious view is indistinguishable from atheism.”

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Não classificado and tagged , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Provine, Evolução e Ateísmo

  1. leprechaun says:

    Ena, interessante… ó Guilherme e Alexandre!… ri-se aqui o Verme grande!!! 😀

    Ora bem, isso soa assim um pouco a conhecimento unificado… ‘bora em frente que o saber é sagrado!

    Mas há um criacionismo evolucionista ou evolução teísta, ao que sei, o que até me parece uma síntese louvável entre o melhor de 2 mundos. Creio que é algo à Teilhard de Chardin ou muito parecido.

    Anyway… o ponto interessante aí é que há de facto visões ditas religiosas que até têm muito de comum com o ateísmo. São aquelas em que não existe um Deus pessoal mas sim uma força primordial difusa e universal, como o Tao. Por essa razão, uma religião como o Budismo, por exemplo, até congrega a simpatia de muitos expoentes da ciência, como Einstein.

    The religion of the future will be a cosmic religion. It should transcend personal God and avoid dogma and theology. Covering both the natural and the spiritual, it should be based on a religious sense arising from the experience of all things natural and spiritual as a meaningful unity. Buddhism answers this description. If there is any religion that could cope with modern scientific needs it would be Buddhism.

    Porém, mesmo na visão religiosa mais tradicional, não se vê por que razão terá de haver oposição entre as causas naturais objecto da ciência e as outras sobrenaturais, já que essas não seriam referidas a eventos observáveis. E aí a tal evolução teísta tem plenamente lugar, o inobservável não tem de se explicar! 🙂

    Pessoalmente, continuo a pensar que há uma maneira muito simples e elegante de congregar todas essas visões opostas… uma espécie de teoria geral da unificação aqui mesmo bem à mão! E na própria ciência moderna há já quem esteja a trabalhar nesse sentido, não sei é se matematicamente será possível encontrar essa tal “fórmula de Deus”.

    No fundo, trata-se simplesmente de admitir que a matéria já contém, em potência, TODAS as propriedades que se podem observar no Universo fenomenal, incluindo obviamente a vida e a consciência… ciência da transcendência! 🙂

    Bem, esta é por certo uma visão teísta e inspirada sobretudo no Taoísmo, cujos fundamentos são de uma simplicidade absolutamente desarmante.

    Since before time and space were,
    the Tao is.
    It is beyond “is” and “is not”.
    (…)
    All things are born of being.
    Being is born of non-being.

    Logo, não há oposição entre sentir e razão… UM saber em união!

    Deus e não-Deus tudo É…

    Rui leprechaun

    (…evolui e cria até! :))

    Like

  2. timshel says:

    seria interessante saber qual a razão avançada por Provine para se poder aceitar ou refutar a argumentação proposta

    Like

  3. Mats says:

    Timshel,
    Acho que deve ser devido à crença darwinista de que o universo, as formas de vida, a mente humana são o resultado forças naturais, sem plano, sem objectivo e sem direcção.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s