Cristianismo e a Ciência

Contrariamente ao que os crentes ateus dizem, a ciência não é nem nunca foi inimiga do Cristianismo. Alguns cientistas tem mostrado vezes e vezes sem conta que a própria actividade científica só é possível devido a algums pressopusições. Essas mesmas presopusições são garantidas na visão do mundo Judaico-Cristã, mas ausentes se o naturalismo fôr verdade.

“People take it for granted that the physical world is both ordered and intelligible. The underlying order in nature-the laws of physics-are simply accepted as given, as brute facts. Nobody asks where they came from; at least they do not do so in polite company. However, even the most atheistic scientist accepts as an act of faith that the universe is not absurd, that there is a rational basis to physical existence manifested as law-like order in nature that is at least partly comprehensible to us. So science can proceed only if the scientist adopts an essentially theological worldview.10

Artigo Original

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia, Ciência, Não classificado and tagged , , . Bookmark the permalink.

9 Responses to Cristianismo e a Ciência

  1. Joaquim Coelho says:

    Pois pois.

    É por isso que os percursosres da ciência foram os árabes e da tecnologia os chineses. E que quem gerou o grande caldo filosófico/interrogativo que desembocou no metodo cientifico foram os gregos.

    Tudo grandes culturas judaico-cristãs.

    E já agora a cultura judaico-cristã nunca foi um obstaculo ao modelo heliocentrico, ao atomicismo e hoje às investigações em células estaminais.

    Like

  2. Mats says:

    Sim sim, e foi por isso que a revolução científica aconteceu na arábia, e na china, certo? Não foi na europa cristã, certo Joaquim ?

    Like

  3. Joaquim Coelho says:

    Não disse que a ciência moderna não teve base na Europa.

    Digo que os antecedentes que foram tão importantes e os percusores dela não nasceram numa civilização cristã.

    E a única coisa em que a religião teve importância na ciência é que eram os donos e senhores do saber (priveligiados) e educação. Mais nada. A partir daí a ciência avançou sempre de forma individual e muitas vezes em confronto com a religião.

    Like

  4. Mats says:

    Obviamente, que a acumulação de conhecimento teve muita importância no progresso da ciência. O que os chineses, os indianos, os judeus, os persas descobriram há muito tempo influenciou sem dúvida a revolução científica. No entanto, só na europa cristã essa acumulação de conhecimento proporciou a algo positivo. A visão do mundo que havia na europa (judeu-cristianismo) foi a cama onde o conhecimento pôde se deitar.
    A crença Num Deus Racional,que criou o Universo para operar segundo leis racionais e perceptíveis à mente humana foi muito importante para o desenvolvimento da ciência. Por isso é que a revolução científica aconteceu na europa cristã.

    Like

  5. Joaquim Coelho says:

    tretas

    Like

  6. Mats says:

    O que é que são tretas?

    Like

  7. Tiago says:

    Acho que vocês vão gostar deste blog aqui:

    http://ovelhadesgarrada.wordpress.com

    A pena é afiada!

    Like

  8. Mats says:

    Uma leitura mais aprofundada da Bíblia haveria de te poupar horas de Tescrita, tiago. 😉

    Like

  9. Saracura says:

    A leitura da bíblia e seus horrores, caso não fôssemos “vacinados” contra estas aberrações, poderíamos matar, estuprar em nome de Deus…o antigo testamento está cheio de absurdidades…..imagine um Deus que manda matar só porque acreditaram num bezerro de ouro!!…e mandar matar o próprio filho de Abrãao para testar sua fé….Que coisa absurda! Ele nao sabe de tudo?
    Imagine acabar com uma cidade (sodoma) só porque o povo era desviado de seus dogmas…matando crianças, velhos, mulheres…restante apenas Lot e sua duas filhas…
    que depois estas mesmas filhas, embrigariam seu próprio pai para com ele fazer sexo, selvagem..imagine…está na bíblia….é só ler…
    tem mais…
    abraço

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s