Panspermia – Salvação ou Imaginação?

Panspermia afirma que a vida não pode ter começado na Terra como resultado de processos naturais, e como tal deve ter começado num outro lugar no universo e trazida para a Terra posteriormente.

(Imagem tirada do site http://www.artofgregmartin.com/)

A teoria foi inicialmente sugerida pelo astrónomo britânico Sir Fred Hoyle (1978)

“Simple life forms or amino acids may have ridden to Earth on comets or meteors. Of course, Hoyle recognizes this is no explanation for the origin of life; it simply moves the problem to another time and place.” *

Talvez o mais famoso proponente da teoria panspérmica foi o laureado Francis Crick. A razão que o levou a subscrever (ou a sugerir) à teoria panspérmica pode estar por trás das suas seguintes palavras (Ênfase adicionado):

An honest man, armed with all the knowledge available to us now, could only state that in some sense, the origin of life appears at the moment to be almost a miracle, so many are the conditions which would have had to have been satisfied to get it going.”Francis Crick, Life Itself — Its Origin and Nature, Futura, 1982.

Ou seja, como as condições necessárias para a origem da vida naturalistica são bem para além do que é logico aceitar-se como consequência das forças naturais, e sendo Crick um ateu, ele rejeitou a proposição de “Deus criou a vida”, mas subscreveu a teoria que a vida foi posta na Terra por seres extraterrestes.

No seu livro “Life Itself“, Crick propôs que a vida tenha sido “enviada para a Terra há milhões de anos atrás, em naves espaciais“. Crick não disse, no entanto, como é que os criadores dessas naves espaciais apareceram, se eles eram feitos de matéria. Tal como a citação em cima diz, dizer que a vida começou noutro sítio do universo, e depois foi trazida par a Terra, apenas puxa o problema da origem da vida mais para trás. Donde é que surgiram esses aliens? Quem os criou? Foram criados, ou sempre existiram?

Se são feitos de matéria, então devem ter iniciado a sua existência depois do início do universo.

Se não são feitos de matéria, isso não refuta o naturalismo?

Conclusões:

A teoria panspérmica é mais uma forma de salvar o naturalismo da total desgraça intelectual. O facto de que cientistas inteligentes recorrem a tal proposição para explicar como a vida pode ter surgido na Terra, mostra de forma clara os problemas que o mundo naturalista tem. Se eles tivessem evidências para a sua versão das origens, eles nunca iriam propôr que “talvez” os ETs tenham posto a vida na Terra.

A panspérmia é forte evidência para duas coisas:

1. Não há evidências credíveis para um cenário naturalista para a origem da vida.
2. Há fortes evidências para o cenário que diz que a vida deve a sua origem a causas inteligentes (ou melhor, Inteligente).

Portanto, respondendo à pergunta do post, panspérmia é uma tentativa de salvar o naturalismo, mas tudo o que ela demonstra é a imaginação dos crentes naturalistas (ateus).

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Não classificado and tagged , , , . Bookmark the permalink.

7 Responses to Panspermia – Salvação ou Imaginação?

  1. Rarielle Medeiros says:

    ola,
    gostaria de obter mais informações sobre estas conclusões do que seja realmente a panspermia.

    Aguardo anciosamente.

    Like

  2. Mats says:

    Rariella,
    Panspermia é a crença de que a vida foi posta na Terra por seres de outros planetas.

    Joaquim,
    uma vez que corrigiste os erros que eu tinha posto no post sobre as curiosidades astronómicas, eu apaguei esse post. Espero que não haja problemas.

    Like

  3. Joaquim Coelho says:

    uma vez que corrigiste os erros que eu tinha posto no post sobre as curiosidades astronómicas, eu apaguei esse post. Espero que não haja problemas.

    Por mim não há qualquer problema.

    Mas para as regas da blogoesfera é um bocado anti-etico, penso eu.
    Nos blogs, por regra não se apaga nada. Coloca-se uma adenda ou um novo post a explicar o que aconteceu.

    De qualquer forma, vou continuar a “moer-te o juízo” com aquilo. Na brincadeira claro.

    E aproveito para te corrigir neste caso também:

    “Panspermia é a crença de que a vida foi posta na Terra por seres de outros planetas”

    Isto que dizes é falso.

    A panspermia afirma que a vida teve origem fora da terra.
    A forma como cá chegou não são extraterrestres como defendem alguns malucos (incluindo um ou outro cientista).

    A forma mais aceite por quem acredita nesta teroia é que veio em cometas ou meteorides.

    E há algumas evidências de que isso podia ser possivel (atenção que não é uma teoria aceite e confirmada, bem pelo contrário):

    Em 2005, a sonda espacial Deep Impact descobriu uma mistura de argila e partículas orgânicas no interior do cometa Tempel 1. Uma das teorias para a origem da vida propõe que partículas de argila tenham funcionado como catalisadoras, convertendo moléculas orgânicas simples em estruturas mais complexas.

    Já a missão Stardust, que se aproximou do cometa Wild 2 em 2004, descobriu uma série de moléculas de hidrocarbonos complexos, que podem ser os blocos básicos a partir dos quais a vida se desenvolveu.

    Incubadoras da vida

    Os cientistas sugerem que elementos radioativos podem manter água em sua forma líquida no interior dos cometas por milhões de anos, tornando-os “incubadoras” ideais para a vida primitiva.

    Eles também ressaltam que os bilhões de cometas em nosso Sistema Solar e ao redor da galáxia contêm muito mais argila do que havia na Terra primitiva. Os pesquisadores calculam as chances de que a vida tenha começado na Terra, ao invés do interior de um cometa, em uma contra um trilhão de trilhão (1024).

    “As descobertas das missões aos cometas, que surpreenderam muitos, reforçaram os argumentos para a panspermia. Nós agora temos um mecanismo que explica como isso pode ter acontecido. Todos os elementos necessários – argila, moléculas orgânicas e água – estão lá. A maior escala de tempo e a massa muito maior dos cometas torna muito mais provável que a vida tenha começado no espaço do que na Terra,

    Pode não ser assim, mas tem alguma lógica, ao contrário dos teus preferidos Ets.

    Like

  4. luiz says:

    Se ela se gerou do próprio planeta terra! porque que ela parou? porque que não estão se gerando novas especies ao longo do tempo e sim somente estas que já existem só se evoluindo.
    não tenho certeza mas a panspermia é algo a se pensar.

    Like

    • May says:

      Cara,pensa o seguinte ! A Teoria da Panspermia Cósmica é bem sem noção,como seres em um meteoro teriam sobrevivido passar pela atmosfera ? Se qualquer coisa vinda do espaço pega fogo antes de mesmo de chegar perto da camada terrestre,bactérias não suportariam o calor muito menos ”outros seres” em um METEORO !

      Like

  5. roseli says:

    nao entendi muito bem a relação que vc fez com a teoria panspermia com os naturalistas… será que vc poderia me explicar ? obrigada desde já

    Like

    • Mats says:

      1. Os naturalistas já se aperceberam que a vida nunca poderia ter surgido como efeito das forças naturais.
      2. Mas eles não querem acreditar em Deus
      3. Portanto, defendem que a vida foi criada noutro lugar do universo e trazida para a Terra.

      Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s