As 3 qualidades principais que os cristãos devem procurar num líder

As 3 qualidades principais que os cristãos devem procurar num líder

 

Por Rick Warren

Escrito por Kenneth Chan, Christian Post

 

Lake Forest, Califórnia – Menos de um dia depois de realizar o fórum que reuniu os presumíveis nomeados presidenciais Republicano e Democrata, o pastor Rick Warren pregou um sermão na sua igreja na Califórnia do Sul, partilhando com a sua congregação o que ele pensa serem as três principais características que se devem procurar num líder.

Embora Warren tenha reconhecido o facto de haverem muitas características que são importantes de encontrar num líder, ele disse que nenhuma delas era mais importante que estas três – integridade, humildade, e generosidade.

“Uma nação nunca é mais forte que a sua liderança,” declarou o proeminente pastor no Domingo no seu sermão na Saddleback Community Church em Lake Forest, citando alguns versos de Provérbios ao longo do culto.

Warren mencionou que o sermão não era apenas acerca da presidência. “Em Novembro, vamos votar para eleger líderes em todos os níveis de governo – desde a comunidade local, o estado, condado, por aí fora,” realçou ele.

Além disso, “toda a gente tem de liderar em alguma altura da sua vida,” acrescentou ele.

“Se quisermos resumi-la numa palavra, a liderança é influência,” prosseguiu ele. “Você tem influência sobre vizinhos, amigos, parentes, no local de trabalho, na escola, por isso você é um líder.”

Então, qual é o tipo de liderança que a América precisa? Qual é o tipo de liderança que Deus abençoa?

 

1. Integridade

 

Primeiro, disse Warren, Deus abençoa líderes que vivem com integridade.

“A coisa mais importante que um líder tem é a sua credibilidade,” afirmou o pastor Baptista do Sul. “Se você não tiver credibilidade, não tem a confiança dos outros, e se você não tiver a confiança dos outros, não tem liderança.”

“Toda a liderança é construída com base na confiança,” disse Warren. “Se as pessoas confiam em si, elas seguem-no. Se elas não confiam em si, você pode ter o título, mas não é um líder.”

E a fonte de credibilidade, disse Warren, é a integridade.

Enquanto que no passado, líderes como Abraham Lincoln e George Washington, eram conhecidos pela sua integridade, muitos líderes actuais estão mais interessados na imagem do que na integridade, declarou Warren.

“A imagem,” explicou ele, “é o que as pessoas pensam que você é; o carácter é aquilo que você realmente é. O carácter é aquilo que você é no oculto.”

Para aqueles que poderão dizer que o que os líderes fazem na sua vida privada não interessa, Warren insistiu que isso realmente interessa se eles querem a bênção de Deus.

“Na verdade, o que você faz na sua vida privada afecta sempre a sua vida pública,” disse ele. “De facto, essa é a definição de integridade – que a sua vida pública e privada são iguais”.

“Em qualquer momento que você segmenta a sua vida em vida pública e privada, você carece de integridade,” declarou Warren, realçando que a palavra “integridade” vem da palavra “inteiro,” que significa a unidade.

E ter integridade não significa ser perfeito, porque ninguém é perfeito excepto Jesus, disse ele.

“O que isso significa é ‘O que você vê é o que você tem.’”

Mais do que visionários e mais do que líderes espertos, Warren disse que o que a América precisa é de líderes com carácter.

“É a primeira coisa que precisamos de procurar num líder e a primeira coisa pela qual precisamos de orar num líder,” disse ele.

 

2. Humildade

 

Igualmente importante num líder, de acordo com Warren, é a humildade – a segunda característica que devemos procurar.

“O pior pecado não é o adultério. O pior pecado não é matar … A Bíblia diz que o pior pecado é o orgulho,” realçou Warren.

“Essa é a raiz de todos os outros problemas na sua vida,” acrescentou ele.

Prosseguindo, Warren disse que a humildade não é negar forças, mas ser honesto em relação às fraquezas.

“Humildade não é pensar inferiormente acerca de si mesmo,” continuou ele. “É pensar menos sobre si mesmo.”

Warren disse que há duas maneiras através das quais Deus testa a humildade – através de críticas e através de elogios.

“Todas as vezes em que você é criticado ou todas as vezes em que você é elogiado, Deus está a dizer ‘Isto é um teste,’” disse Warren, encorajando os congregantes a verificarem se lidam com as críticas de forma orgulhosa ou defensiva e se lidam com os elogios de forma arrogante.

“Querem saber como podem ser humildes? É simples. Interessem-se pelas outras pessoas,” exortou ele.

“Quando você é humilde … você simplesmente não pensa em si mesmo. Você está tão absorto pensando nos outros, pensando em Deus, pensando naquilo que os outros precisam, que simplesmente não presta atenção à sua aparência, à sua imagem.”

 

3. Generosidade

 

E por último, Warren disse que Deus abençoa líderes que partilham com generosidade – a terceira característica que devemos procurar.

“A generosidade é um assunto importante para Deus porque nos torna como Ele,” disse Warren. “O traço distintivo que diferencia se uma pessoa é genuinamente uma pessoa de amor, genuinamente uma pessoa de compaixão é a sua generosidade.

“Você não pode dizer eu sou uma pessoa de amor e não ser uma pessoa generosa,” afirmou ele.

“Se você quer ser um líder influente e honrado, deve aprender o princípio da generosidade.”

No seu sermão de Domingo, Warren salientou alguns versículos, incluindo Lucas 12:48.

“A América não foi abençoada apenas para que possamos desfrutar disso; nós fomos abençoados para abençoar o resto do mundo,” declarou Warren. “E isso envolve líderes que compreendam o princípio da generosidade.”

Warren deu o exemplo do seu próprio sucesso pessoal, e explicou como tinha passado do dízimo normal em que dava dez por cento dos seus rendimentos para 90 por cento durante os últimos 33 anos.

“Vocês sabem por que é que Deus abençoou o livro ‘Uma vida com propósitos’ e o tornou no livro mais vendido no mundo e no livro de capa dura mais vendido na história?” perguntou ele, referindo-se ao seu livro devocional que vendeu mais de 25 milhões de cópias no mundo inteiro. “Vocês sabem por que é que eu acho que isso aconteceu? Porque Deus sabia que podia confiar a mim o dinheiro. Ele sabia que nós não o iríamos usar para nós mesmos.”

Depois de referir uma passagem de Provérbios, Warren disse que o tipo de líder que a América precisa é alguém que diz “Nós fomos tão abençoados. Como é que vamos falar pelos outros?”

“O propósito da influência é falar em defesa daqueles que não têm influência,” explicou Warren.

“Não é para que possamos ser poderosos,” acrescentou ele. “O propósito da influência é usá-la para fazer o bem, sendo generosos com aquilo que Deus nos deu.”

 

Antídotos das três armadilhas básicas

 

E de acordo com Warren, as três características – integridade, humildade, e generosidade – são os antídotos das três armadilhas básicas da liderança – “cobiça da carne, cobiça dos olhos, orgulho da vida” – que Warren disse serem tão velhos como a humanidade.

“A cobiça da carne” é a tentação de nos sentirmos bem, e o único antídoto é a integridade, declarou Warren. “A cobiça dos olhos” é a tentação de ter. E é a generosidade que quebra essa agarração aos materiais. E o antídoto para o “orgulho da vida,” é naturalmente a humildade.

“É por isso que se na sua vida você se focar nestas três coisas e se os líderes se focarem nelas, eles serão o tipo de pessoa que Deus abençoa.”

No final, Warren urgiu as pessoas a orarem – pelos candidatos, por elas próprias, e por sabedoria. Ele pediu-lhes então que examinassem os candidatos e, mais do que as questões, que examinassem qual é o carácter de cada um. Por último, Warren encorajou-os a registarem-se para votar e a votarem.

Warren não deu a conhecer publicamente a sua intenção de voto e não deu o seu apoio a nenhum dos candidatos, uma vez que considera não ser apropriado que pastores o façam para candidatos políticos.

 

http://hugoalexpinto.googlepages.com/tresqualidadesprincipais

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Política and tagged , . Bookmark the permalink.

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s