Falácia Assíria

A forma de pensar dos ateus não deixa de ser curiosa (pela negativa). Não contentes em não terem uma explicação naturalista para a existência da lógica, os ateus alegremente tentam usá-la como forma de refutar o Deus de Cuja Natureza procedem as leis da lógica.
.
Um dos argumentos usado em círculos ateus é o de que, uma vez que todos os outros deuses são falsos, o Deus da Bíblia tem que ser Falso também.
.
Antes de se mostrar o erro deste argumento, vamos lêr um excerto Bíblico. O fundo histórico é o seguinte: Os Assírios haviam invadido largas partes da área circundante a Judá e ameaçavam conquistar Jerusalém. Antes de o fazerem, o rei da Assíria enviou emissários a Judá para “discutir” os termos de rendição. Ezequias, o rei de Judá, ouviu os emissários enquanto estes se dirigiam ao povo de Judá.

Isaías 36

14 Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar.

15 Nem tampouco Ezequias vos faça confiar no SENHOR, dizendo: Infalivelmente nos livrará o SENHOR, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria.

16 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Aliai-vos comigo, e saí a mim, e coma cada um da sua vide, e da sua figueira, e beba cada um da água da sua cisterna;

17 Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa; terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas.

18 Não vos engane Ezequias, dizendo: O SENHOR nos livrará. Porventura os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria?

19 Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim? Porventura livraram a Samaria da minha mão?

20 Quais dentre todos os deuses destes países livraram a sua terra das minhas mãos, para que o SENHOR livrasse a Jerusalém das minhas mãos?

A lógica dos Assírios era a seguinte: como todos os outros deuses eram falsos (e eles tinham conquistado os povos que adoravam esses deuses) então o Deus de Israel tinha que ser Falso também (assim pensavam eles).
.
Esta é a mesma lógica que os ateus usam no argumento acima mencioando. Eles correctamente deduzem que os deuses das várias concepções religiosos que existem no mundo são falsas. Armados deste conhecimento, eles tentam usá-lo no Deus da Bíblia. Segundo o seu ponto de vista, a veracidade do Deus da Bíblia não é medida por aquilo que Ele afirma, ou pelas evidências que Ele fornece, mas sim pelo facto de que as outras concepções de Deus são falsas.
.
Dito de forma mais directa, como os outros deuses são falsos, então o Deus da Bíblia é Falso também. Como é que os ateus sabem que o Deus da Bíblia é Falso? Ora, simplesmente porque os outros deuses são falsos!
.
Este pensamento é que está por trás da declaração “Tanto os ateus como os cristãos são ateus no que toca à existência dos outros vários deuses. Os ateus apenas extendem o manto descrença para cima de mais Um Deus”.
.
Conclusão:

Falso dilemas, falsas evidências, más analogias são dominantes no pensamento ateu. Para quem acredita que o universo e toda a sua ordem e inteligibilidade são o resultado do acaso, argumentos como o acima usado são a consequência natural.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia and tagged , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Falácia Assíria

  1. Mats says:

    lol
    Na verdade, só há duas religiões:
    1. Aquela onde o amor “Divino” é efeito das boas obras.
    2. Aquela onde as boas obras são o efeito do amor Divino.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s