A Mente e o Ateísmo

“Suponhamos que não existe Uma Mente Criativa por trás do Universo. Se este é o caso, então ninguém arquitetou o meu cérebro para pensar. O que se passa é que quando os átomos do meu cérebro se auto-organizam de uma determinada forma como consequência das leis da Física e da Química, isso produz a sensação de que estou a pensar.

Se isto é assim, o que é que justifica a minha fé nas minhas capacidades cognitivas? Porque é que eu confio no que se passa lá?

É como agitar um bidão de leite, e esperar que a forma como o leite de configura quando lançado no chão vá produzir o mapa de Londres.

Mas se eu não posso confiar no que eu penso, então não posso confiar nos argumentos que me levaram ao ateísmo, e por consequência, não tenho justificação nenhuma para ser um ateu.

Se eu não acredito em Deus, não posso acreditar no pensamento; como tal não posso usar o pensamento como argumento contra Deus”.

C.S. Lewis (ex-ateu)

Vêr também:

1. Citações Relativas ao Ateísmo
2. Quais São as Origens Evolutivas do Ateísmo?
3. Quando o Ateísmo Contradiz a Ciência
4. Causas do Ateísmo

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Cosmologia, Religião, Sociedade and tagged , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to A Mente e o Ateísmo

  1. Luiz says:

    Mats,

    Lembrei de um texto que li:
    “Se a mente de um ateu é fruto da seleção natural, quer dizer que sua mente foi formada para desenvolver mecanismos apenas em prol da sobrevivência. Para assegurar a sobrevivência não é necessário desenvolver a capacidade de descobrir a verdade sobre sua origem. Sendo assim, quando um ateu diz que Deus não existe, por quê confiar numa mente que não tem a necessidade para desenvolver mecanismos para descobrir a verdade?”

    Não lembro quem foi que construiu esse argumento, mas acho que foi Alvin Plantinga.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s