Micro Maravilhas do Visão Humana

Mateus 11:4-5
E Jesus, respondendo, disse-lhes: “Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.”

O pequeno chip do computador – a base dos computadores modernos – é um dispositivo minúsculo feito de silicone e com cerca 7 milímetros de comprimento. Este pequeno chip pode ter embutido nele o equivalente a 100,000 transístores, e apesar do seu tamanho, centenas de ligações podem ser feitas nele. O design presente no chip é uma maravilha suplantada apenas pela espantosa tecnologia que a pode construir.

Se estivesses a andar pela praia e encontrasses um pequeno chip, haverias de ter muita dificuldade em convencer um só engenheiro que esse chip é o resultado de movimentos aleatórios do silicone presente na areia da praia.

Agora considera o olho humano. A retina presente na parte de trás do olho é uma membrana muito fina, mais fina que o papel celofane que se usa para embrulhar a comida, e bem mais fina que o extrato bancário de muitos criacionistas residentes em Caxias.

A retina não possui transístores, mas tem em si fotoreceptores sofisticados, cada um deles sendo um “high gain amplifier”. A retina não tem 100,000 mas sim 200,000 fotoreceptores para cada milímetro quadrado.

Mas a maior maravilha é como um evolucionista (especialmente se fôr um cientista) pode afirmar que o teu maravilhoso sistema de visão é o resultado de um processo não guiado de erros genéticos (“mutações aleatórias”). Verdadeiramente, as “Impressões Digitais” de Deus estão manifestas por toda a criação, tal como o trabalho humano é visto no chip dum computador.

Como é possível que alguém que possa apenas desenhar um chip possa pôr em causa que a visão tem Uma Causa Inteligente?

O que fazer quando o ateísmo suprime as evidências para o Criador? Só uma coisa: Orar.

Oração: Querido Pai Celestial, da mesma forma que as mais engenhosas criações humanas nada são quando comparadas com o que As Tuas Mãos fizeram, as nossas melhoras obras, ou as nossas “boas acções”, nada mais são que trapos sujos perante a Tua Face. Por essa razão a minha confiança não está nas minhas “boas” obras, mas sim no Trabalho Perfeito e Completo do Teu Filho Jesus Cristo na Cruz do Calvário. Graças a Ele, e não às minhas “boas obras”, os meus pecados estão perdoados. Obrigado Deus. No Nome do Senhor Jesus Cristo, Amen.

1. O Espantoso Picapau
2. A Improvável Abelha
3. Plantas Possuem Termostátos
4. O Cérebro Supera Computadores
5. Base de Dados de Mutações Aleatórias
6. Computador Mais Proximo do Cérebro
7. Sistema de Visão: Aprendendo com Deus
8. Asas de Borboleta: Aprendendo Com Deus
9. Cientistas Aprendem Com o que Deus Criou
10. Existe “Mau Design” No Sistema de Visão?
11. Formigas Jardineiras – Evolução ou Criação?
12. Criatura Que Refuta o Evolucionismo – Parte 2
13. “O Mais Sofisticado Engenho Voador do Planeta”
14. Criaturas Que Refutam o Evolucionismo – Parte 1
15. Sistema Imunitário e Spam: Aprendendo com Deus

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia, Biologia and tagged , , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Micro Maravilhas do Visão Humana

  1. Raquel says:

    “Se estivesses a andar pela praia e encontrasses um pequeno chip, haverias de ter muita dificuldade em convencer um só engenheiro que esse chip é o resultado de movimentos aleatórios do silicone presente na areia da praia.”

    O chip de que falas é o resultado de 1,8 milhões de anos de evolução tecnológica, 99,999% dela, desde os tempos dos primeiros instrumentos líticos do Homo ergaster, assente na técnica da “tentativa e erro”. O chip não foi criado do nada, “ab nihilo”, por um Criador omnipotente, nem sequer por um engenheiro iluminado. Nada, neste nosso mundo, foi criado do nada…

    Para mim, essa é uma boa analogia para a evolução biológica: tentativa e erro natural, com base em material obtido aleatoriamente, ao longo de, pelo menos, 3000 milhões de anos de história da Terra.

    A evolução não é um processo aleatório. O que ocorre aleatoriamente é a geração de diversidade. Diversidade essa que depois é moldada pela selecção natural no sentido da adequação a ambientes em constante mudança (por isso, o processo evolutivo nunca para).

    Essa metáfora do chip surgindo aleatoriamente, em suma, não corresponde à verdade, é tosca, é falsa. Não sei de que te ocupas, mas talvez umas aulinhas de Biologia básica (com bons professores) te ajudassem a entender melhor o que se passa, realmente, na Natureza e na evolução biológica. Só com oração, podes até chegar ao céu, mas nunca perceberás nada de Biologia…

    Like

  2. alogicadosabino says:

    Raquel,

    os teus 3 primeiros parágrafos são apenas afirmações de fé. Com uma oração podes chegar até Deus, mas nunca conseguirás viajar no tempo para ver o que realmente aconteceu. Por essa razão é que é preferível confiar no testemunho do único que presenciou toda a História do universo.

    Já agora,

    O Universo foi criado a partir de quê?

    Like

  3. Mats says:

    Raquel,

    O chip de que falas é o resultado de 1,8 milhões de anos de evolução tecnológica, 99,999% dela, desde os tempos dos primeiros instrumentos líticos do Homo ergaster, assente na técnica da “tentativa e erro”.

    “Tentativa” e “erro”, e, o mais importante, aprendizagem com o erros são actividades de mentes pensantes. A teoria da evolução rejeita a intervenção inteligente em qualquer parte do processo, e como tal, a tua analogia não é realista.

    Para mim, essa é uma boa analogia para a evolução biológica: tentativa e erro natural, com base em material obtido aleatoriamente, ao longo de, pelo menos, 3000 milhões de anos de história da Terra.

    O podere criativo das forças aleatórias nunca foi documentado empiricamente. Permance uma posição de fé religiosa, bem fora do âmbito científico.

    A evolução não é um processo aleatório.

    Claro que é. O que gera a novidade no genoma, segundo a mitologia darwinista, são as mutações aleatórias. A não ser que queiras dar um novo sentido à palavra “aleatória”.

    O que ocorre aleatoriamente é a geração de diversidade.

    …Que é o principal ponto do debate entre design e Darwin. Segundo o darwinismo, a natureza conseguiu, aleatoriamente, gerar toda a novidade que nós observamos na biosfera. O criacionismo diz que anatureza não tem esses poderes, e que a posição cristão (que postulaUm Criador Imaterial na base do universo) está mais de acordo com as evidências.

    Diversidade essa que depois é moldada pela selecção natural no sentido da adequação a ambientes em constante mudança (por isso, o processo evolutivo nunca para).

    Só é pena que o mecanismo gerador de novidade seja insuficiente. Se as mutações aleatórias não conseguem gerar sistemas organizados, a selecção natural não tem nada por onde escolher.

    Essa metáfora do chip surgindo aleatoriamente, em suma, não corresponde à verdade,

    Mas corresponde à teoria da evolução por mutações aleatórias. Eu sei que tu naturalmente sabes que é ridículo acreditar que forças aleatórias tenham poderes criativos, mas esse problema é um problema daquilo que acreditas, e não da ciência nem do criacionismo.

    Não sei de que te ocupas, mas talvez umas aulinhas de Biologia básica (com bons professores)

    “Bons professores” = evolucionistas?

    te ajudassem a entender melhor o que se passa, realmente, na Natureza e na evolução biológica.

    Tu assumes que eu não “entendo melhor” o que se “passa realmente na Natureza”.

    Só com oração, podes até chegar ao céu, mas nunca perceberás nada de Biologia…

    Biologia ou evolução?

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s