Cientistas Ideologicamente Motivados Falsificam Dados

O ser humano é uma criatura de certa maneira previsível. Ponham-no na melhor escola, ensinem-lhe os melhores instrumentos músicais, encham a sua conta bancária, mas a sua natureza caída mais cedo ou mais tarde vai-se manifestar.

Deus disse no Livro do Profeta Jeremias 17:9 “Enganoso é o coração” e disse ainda “Todos pecaram e removidos estão da Glória de Deus” (Romanos 3:23), mas ainda há pessoas que julgam que a educação, as roupas e o dinheiro podem mudar o coração do homem. Nada pode mudar o coração do homem a não ser Aquele que criou o coração do homem. Mas, como um Médico, Ele só pode trabalhar nos corações que aceitem a condição em que estão (“removidos da Glória de Deus”).

Uma história na edição de 9 de Março da “USA Today” chamou atenção. Debaixo do título “Cientistas Explicam o Porquê de Plagiarem”, o artigo baseou-se num estudo presente na “Science” para referir que 28% dos cientistas apanhados com a “boca na botija” negaram o plágio, 35% admitiram má conduta e expressaram remorso, e 22% afirmaram que eles eram co-autores mas não escreveram os manuscritos.

Muito mais perturbador, no entanto, é o que foi encontrado, enterrado bem dentro da história no USA Today.

De acordo com um estudo conduzido pela entidade federal “Office of Research Integrity”, cerca de 3% dos pesquisadores observaram má conduta científica todos os anos, consistindo não só em plágio, mas maioritariamente em dados falsificados.

A suspeita normal é de que a má conduta é bem superior ao que foi reportado mas que nunca é reportada ou descoberta. O que é mais fácil de aceitar a) Os pesquisadores observaram toda a má conduta que existiu durante aquele período, ou 2) houve mais más condutas que não foram reportadas/descobertas?

Quanto mais ideologicamente importante fôr um tema, quase de certeza que a má conduta é mais dominante. Tendo isto em conta, pode-se assumir que em tópicos como o aquecimento global ou evolução, os exemplos de má conduta são mais prevalecentes que em outras áreas científicas.

Um exemplo disto é a história reportada pelo site da “Prision Planet”:

“Cientistas Climáticos aliados com a PIMC (“Painel Intergovernamental Sobre o Mudança Climática” da UN) foram apanhados a citar dados errados como forma de comprovar que o aquecimento global está a acelerar.”

De acordo com artigo, “Os dados produzidos pela NASA usados para fazer a alegação, e especial os registos das temperaturas cobrindo largas áreas da Russia, eram meramente as que foram continuadas do mês anterior”

E quem pode esquecer o “Piltdown Man“, uma fraude que enganou uma geração inteira?

Vêr também:

Será a ciência livre de preconceito?

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Ciência and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Cientistas Ideologicamente Motivados Falsificam Dados

  1. onde está o peer-review quando precisamos dele?

    Like

  2. Vou reproduzir um comment que fiz noutro blog (o do Mats):

    Infelizmente a ciência é domindada por dinheiro, e atrás dele vêm instituições e cientistas comprados.

    Os dados/resultados são manipulados por duas razões:

    1- Em todas as experiências existem diversos tipos de erros. Alguns deles inevitáveis e que, ao serem eliminados de forma grosseira, não limitam a investigação nem pôem em risco a descoberta, apenas servem para refinar as conclusões. Ou seja, há um arredondamento das conclusões.

    2- As empresas que financiam um determinado estudo estão viradas para uma certa posição relativamente às conclusões desse mesmo estudo. O que quer dizer que essa investigação poderá, ou não, estar a ser um pouco manipulada. Infelizmente acontece

    Like

  3. Mats says:

    O Sabino levante um ponto interessante:

    onde está o peer-review quando precisamos dele?

    Boa pergunta. Os ateus afirmam constantemente que o peer review e a aceitação científica de uma certa teoria é uma das formas de confirmar a sua “cientificidade”. Se o peer review é assim tão espantoso, como é que estas coisas continuam a acontecer?
    Quando os criacionistas afirmam que os árbitros do peer review são preconceituosos contra teorias que não estejam de acordo com o status quo, será que essa posição não é confirmada com o que foi aludido no post de cima?

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s