“Houve trevas sobre toda a terra”

Mateus 27:45
E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona.

Thallus, historiador pagão que viveu pouco depois da ressurreição do Senhor Jesus Cristo (52 AD), escreveu àcerca da miraculosa escuridão que cobriu a Terra durante a Páscoa do ano 32. AD, tentando explicá-la como um eclipse do Sól.Julius Africanus, um cristão do norte de África, escreveu no ano 215AD o seguinte:

Thallus, no terceiro livro das suas histórias, tenta explicar a escuridão como um eclipse do Sól. Esta posição parece-me irrazoável .

Julius afirma, e a astronomia moderna confirma-o, que durante que a lua cheia que se verificava na altura em que o Senhor Jesus foi Cruxificado, nunca poderia ter acontecido um eclipse solar. Portanto, não há nenhuma explicação “natural” para aquilo que os historiadores antigos e a Bíblia reportam como a escuridão que cobriu a Terra durante um período de 3 horas, após a morte do Senhor Jesus.

A relevância disto é imensa. Primeiro, isto demonstra mais uma vez que a História na qual assenta a Palavra de Deus é a factual. Quando a Bíblia fala de eventos históricos, ela pode ser confiada, incluíndo as nossas origens.

Segundo, uma vez que a Bíblia fala a verdade em relação a eventos passados, não há razões para se duvidar daquilo que ela fala sobre o futuro (céu, inferno, julgamento, etc). Se aquilo que nós podemos testar ao nível histórico está de acordo com a Bíblia, qual é o fundamento para se duvidar daquilo que Deus diz sobre o futuro?

Conclusão:
A historicidade da Bíblia é o que a distingue dos outros ditos “livros sagrados”. Quanto mais nós sabemos sobre o passado, mais a Bíblia é confirmada. A arqueologia tem o bom hábito de confirmar vez após vez aquilo que Deus diz na Bíblia. Isto é impressionante.

As perguntas que ficam para os que afirmam seguir a “razão” e a “ciência” são as seguintes: porque é que vocês abandonam a “razão” e a “ciência” quando estas apontam para o Senhor Jesus Cristo, o Vosso Criador?

Porque é que não seguem as evidências mesmo que elas apontem para o Criador e para a Sua Cruz? (Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos”- Rom 1:22).

O tempo há-de chegar em que vocês vão-se aperceber do erro da vossa rejeição Daquele que vocês sabem ser o vosso Criador, mas eu oro para que essa vossa realização não venha tarde demais

.……………..
The Jewish Babylonian Talmud (
Sanhedrin 43a) from the Tannaitic Period recorded: “On the eve of Passover Yeshu was hanged”….

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia, Ciência, Pecado and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to “Houve trevas sobre toda a terra”

  1. Mats says:

    Mais um que passou por baixo do radar ateu. Parece que não se pode refutar a História. (Onde está o João Melo quando precisamos dele?)

    Like

  2. kaka says:

    eu acho que a escuridão no mundo foi um tipo de luto pelo morte de jesus

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s