Cientistas afirmam: Fé no Deus da Bíblia reduz ansiedade

Este é mais um artigo para juntar a tantos outros que mostram os benefícios da fé no Deus da Bíblia. O ateu Richard Dawkins navega pelo mundo a anunciar o “evangelho” do desespero, e a proclamar que a “religião” (excepto a sua) é má. Os dados científicos, no entanto, mostram que genuína fé no Deus de Israel, Pai do Senhor Jesus Cristo, tem consequências positivas.

Uma das frases mais importantes do artigo é:

Those with the deepest religious belief were more likely to let mistakes roll off their backs, while those who tend toward atheism were more likely to suffer stress and anxiety after committing an error.  

Conhecendo a mente ateísta, deixem-me dar alguns pontos 

* O propósito do artigo não é o de “provar” que Deus existe (isso é óbvio), mas sim que existem benefícios médicos na genuína fé no Deus da Bíblia.

* O argumento exposto no artigo não é refutado com declarações como “os drogados também se sentem bem quando estão pedrados!!”. Embora isto seja “verdade” (dependendo da definição de “bem”), as situações não são análogas. Enquanto o “bem estar” do drogado é uma indução provocada por químicos (os mesmos que mais tarde lhe vão causar problemas físicos e psicológicos) o bem estar daquele que professa fé no Deus da Bíblia não é uma consequência de uma indução artificial, mas sim uma disposição emocional.

* Apontar para as “atrocidades” feitas por aqueles que professam acreditar no Deus da Bíbla não refuta o que o artigo afirma. Duas pessoas podem afirmar estarem ao serviço do mesmo chefe, mas só uma delas de facto conhecer o que o chefe quer. Nós devêmos olhar para aqueles que agem de acordo com aquilo em que acreditam, e não para aqueles que afirmem acreditar numa coisa, mas ajam de forma contrária àquilo em que acreditam.

Ficam aqui algumas pérolas do artigo em questão

Freud insisted that religion was inversely associated with positive psychological health. Esteemed psychologist Albert Ellis, ranked by his peers as the second most influential psychotherapist in history, in the 1980s claimed that people who have strong religious convictions are going to have less tolerance to uncertainty, be less resilient, suffer more from anxiety, and be more prone to neuroses.(…)

In the 1990s, psychologist Kenneth Pargament faced off with these giants and suggested testing their claims scientifically by conducting actual psychological experiments, without a religious or anti-religious agenda. Dr. Pargament made an empirical science of the psychology of religion, and has published two books and over 150 scientific papers(…).

He has received numerous awards from the American Psychological Association and the American Psychiatric Association(…).

In general, his studies have shown that spirituality is an important resource for people in times of stress, and connection with God can be ameliorative for symptoms of stress, worry, and depression(…).

After reviewing Dr. Pargament’s research, Dr. Ellis publicly retracted his statements and grudgingly admitted that, from a psychological standpoint, religion is “not necessarily a bad thing. [hehe- Mats]“(…)

In truth, as secularization in society has increased, so have the levels of anxiety and depression.

As Mr. Rosmarin points out, it makes sense that a person who believes in an omniscient, omnipotent, and loving God will not be consumed by worry or depression.

As David Rosmarin declares: “With the financial markets in crisis and with growing security concerns around the world, stress and worry have gone through the roof — particularly in the Jewish community.

Increasing belief in God may help to decrease a lot of distress. 

Amen para a última frase. Não só Deus tem o poder e a vontade de ajudar o ser humano, mas Ele já preparou uma Caminho para aqueles que querem descançar no Seu Amor para sempre. Esse Caminho não é físico mas sim Espírito. Esse Caminho chama-Se “Jesus Cristo”.

O mundo, na sua “infinita sabedoria”, oferece químicos para resolver problemas espirituais. Deus, o Criador, oferece-nos não químicos mas sim o Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Jesus Cristo não só dá paz aos Seus seguidores, mas abre as portas da eternidade para todo aquele que crê (Actos 16:31)

Tendo em conta as evidências médicas, parece que, mais uma vez, o método de Deus funciona.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Ciência, Religião and tagged , , , . Bookmark the permalink.

11 Responses to Cientistas afirmam: Fé no Deus da Bíblia reduz ansiedade

  1. Blog Mallmal says:

    Resumindo, a conclusão do estudo pode ser também que crentes fazem serviços malfeitos e cheios de erros, já que não se importam. Ateus fazem serviços precisos e sem erros.

    Além disso, o senhor deveria tomar o cuidado de LER o artigo em questão antes de sair propagando-o a esmo por aí.

    Não é possível saber pelos seus links a amostragem, a possibilidade de vieses e outras informações importantes…

    Like

  2. Mats says:

    Resumindo, a conclusão do estudo pode ser também que crentes fazem serviços malfeitos e cheios de erros, já que não se importam.

    O ponto não é que não se importem mas sim que os judeo-cristãos reagem melhor à adversidade que os ateus.

    Like

  3. mackenzie says:

    Já estão disponíveis em diversos formatos para download e para assistir direto as palestras do II Simpósio Darwinismo Hoje no site do Mackenzie.

    Link: http://www.mackenzie.br/2_darwinismo_videos.html

    Formatos:

    – Flash Video – FLV – 640×480 – 640Kbps
    – Windows Media – WMV – 320×240 – 320Kbps
    – IPhone/iPod touch – MP4 – 320X480

    Estão disponíveis as palestras de

    – Dr. John Lennox
    – Dr. Paul Nelson
    – Dr. Marcos Eberlin
    – Dr. Aldo Mellender
    – Dr. Gustavo Caponi
    – Prof. Maurício Tuffani

    E o debate na Mesa Redonda.

    DIVULGUEM!

    Like

  4. Barros says:

    O propósito do artigo não é o de “provar” que Deus existe (isso é óbvio), mas sim que existem benefícios médicos na genuína fé no Deus da Bíblia.”

    Se consegue “provar” que Deus existe, já que é óbvio, deveria fundar uma nova igreja: você ficaria rico.

    Like

  5. Barros says:

    Os crentes em Deus reagem melhor às adversidades do que os ateus?

    Engano seu. Se assim fosse, era de se esperar que você pudesse identificar, num velório ou num enterro, quem era ateu e quem era religioso. Se ninguém consegue fazer isso é porque os religiosos sofrem tanto quanto os ateus quando perdem um ente querido, embora suponha-se que os religiosos “saibam” que o morto foi para o Paraíso, para a vida eterna, e os ateus, que o mesmo voltou para o nada.

    Mas concordo que, às vezes, o crente pode sentir conforto, inspiração, paz, etc. devido à ideia de que há alguém que o consola, inspira, etc. Mas isso o cérebro pode conseguir sozinho, independente de haver uma fonte externa. Assim, nossa mente pode se beneficiar por “acreditar” em algo, mesmo se esses algo for só imaginação.

    Você Já sonhou acordado? É o mesmo efeito.

    Like

  6. Barros,

    “Se consegue “provar” que Deus existe, já que é óbvio, deveria fundar uma nova igreja: você ficaria rico.”

    Se conseguisses mostrar a força natural capaz de criar sistemas biólogicos tão complexos deverias fundar uma Associação. Ficarias rico…

    Like

  7. Eu acho que o português do Mats constituiu um óbice, neste caso particular, ao entendimento do Barros. Barros, nem o Mats nem o estudo disseram que tu os religiosos choram menos nos funerais. O que o Mats e o estudo dizem é que os crentes reagem melhor e ultrapassam mais depressa essas adversidades… funerais, desemprego, etc

    Like

  8. Mats says:

    Barros,

    Se consegue “provar” que Deus existe, já que é óbvio, deveria fundar uma nova igreja: você ficaria rico.

    Eu sei que Deus existe porque toda a gente vive assumindo coisas que só fazem sentido se Deus existe. Se para viver, nós temos que assumir absolutos justificados apenas e só se Deus existe, então Deus existe.

    Engano seu. Se assim fosse, era de se esperar que você pudesse identificar, num velório ou num enterro, quem era ateu e quem era religioso

    Interessante requerimento. Como é que o justificas? por outras palavras, porque é que pensas assim, especialmente se o artigo não diz nada disso?

    Mas isso o cérebro pode conseguir sozinho, independente de haver uma fonte externa. Assim, nossa mente pode se beneficiar por “acreditar” em algo, mesmo se esses algo for só imaginação.

    Se o cérebro pode conseguir sozinho, porque é que os religiosos aparentam consegui-lo mais que os ateus? A evolução favoreceu aqueles que acreditam em Deus?

    Like

  9. Carmem Mendes says:

    Todo aquele que Nele crê não morrerá, mas terá a vida eterna.
    Deus nos dá a simples escolha de conhecer a Ele, isso demostra o quanto educado o nosso Criador se faz, para nós por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, chegarmos a tamanha felicidade(vida eterna)
    Que todos que estivere lendo esta página, sejam tocados pela infinita misericórdia e amor do meu Deus, e sejam mudados pelo espirito santo de Deus, em nome de Jesus Cristo

    Amém.

    Like

  10. Betty says:

    Bom, se somos uma evolução proveniente do macacos… por que eles também não evoluiram?

    Like

  11. Clayton Luciano says:

    Betty:

    “Bom, se somos uma evolução proveniente do macacos… por que eles também não evoluiram?”

    Quem disse que não?

    Quem te disse que somos uma evolução dos macacos

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.