O Poder de Deus manifesto no sistema imunitário

Embora nós tenhamos 100,000 genes, o nosso sistema imuntário é capaz de gerar dezenas de milhões de antibióticos distintos para defender e proteger o corpo de doenças.
Como é que 100,000 genes produzem milhares de vezes mais em antibióticos?

Na verdade, nós temos dois sistemas imunitários. O primeiro, chamado de “sistema inato“, e é o sistema de resposta rápida. O mesmo é baseado nas características comuns encontradas na maioria das bactérias.

O segundo (adaptativo ou específico) é o que produz dezenas de milhões de antibioticos diferentes e específicos para a defesa do organismo. A sua resposta é mais lenta do que o sistema inato porque este sistema responde a uma infecção produzindo e enviando uma variedade de anticorpos aos invasores.

Dependendo dos anticorpos que reconhecem o invasor, o sistema combinatório começa então a produzir anticorpos mais específicos até que o invasor é conquistado

Pesquisadores que estudam o sistema imunitário estão perplexos em como a evolução pôde construir um sistema tão complexo, engenhoso e preciso.

A explicação mais lógica é que o sistema imunitário não foi construido por nenhum processo aleatório, mas sim por Uma Mente Superior (Deus). Deus sabia que mais cedo ou mais tarde Adão iria pecar e trazer a maldição do pecado sobre o universo perfeito que Ele tinha feito. Como tal, Deus preparou antecipadamente sistemas biológicos como forma de preservar o corpo humano (e muitos outros corpos biológicos) de ataques externos.

No entanto, o melhor “Anticorpo” que Deus preparou para o mundo não é um que se possa pôr no nosso sistema biológico, mas sim Um a Quem que se pode dar acesso ao nosso coração.

Ele chama-Se Jesus Cristo, e Ele aniquila o virus mais destrutivo de todos: o nosso pecado.

A Bíblia diz que todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo (Rom 10:13). Todos nós estamos infectados com esse vírus do pecado (Rom 3:23) e o Senhor Jesus Cristo nos pode curar da culpa, poder e castigo do pecado (Actos 16:31, Actos 4:12). Como tal, todos nós temos que invocar o Nome do Senhor Jesus Cristo.

Ao contrário dos medicamentos feitos pelo homem, o Remédio de Deus é gratuito para todo aquele que reconhece que está devedor perante Deus (Efésios 2:8-9, Rom 6:23).

A pergunta fica: vais continuar a pensar que todas as mentiras, adultérios, rebeldia aos pais que já fizeste não vão ter consequências no futuro, ou vais-te reconciliar com Deus, sendo seguidamente transladado do reino das trevas para o Reino do Filho de Deus (Col 1:13) ?

Escolhe com prudência porque o teu futuro eterno depende disso.

Efésios 5:6
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , . Bookmark the permalink.

15 Responses to O Poder de Deus manifesto no sistema imunitário

  1. Posso afirmar que o teu artigo acabou neste ponto: “A explicação mais lógica é que o sistema imunitário não foi construido por nenhum processo aleatório, mas sim por Uma Mente Superior (Deus)”.

    Se Deus criou o sistema imunitário porque é que nós temos de criar antibióticos para ajudar aquilo que Deus criou? Não conseguiu fazer melhor? Mas ele não é omnipotente? Vá lá, dá-me uma resposta boa, não me venhas com os chavões criacionistas.

    Like

  2. Creio que Deus não poderia criar um sistema que nos tornasse invencíveis pois já tínhamos pecado e não poderíamos mais viver da maneira que vivíamos antes. Adão e Eva não poderiam continuar a viver imunes ao sofrimento e à degenerescência, já que tinham desobedecido a Deus. Creio que o sistema imunitário acaba por ser mais uma “oferta de misericórdia” de Deus, para impedir que a gente adoeça ou morra mais rapidamente.

    Agora… como é que um sistema imunitário, com todas as suas partes bem coordenadas, se criou a si mesmo? Vá lá, dá-me uma resposta boa (com bases científicas sólidas), não me venhas com as explicações “evoluiu porque evoluiu”.

    Like

  3. Mats says:

    Se Deus criou o sistema imunitário porque é que nós temos de criar antibióticos para ajudar aquilo que Deus criou?

    Usando a mesma lógica, se a Microsoft criou o Windows, porque é que existem programadores que trabalham sobre plataforma Windows?

    Like

  4. Arnaldo says:

    “Usando a mesma lógica, se a Microsoft criou o Windows, porque é que existem programadores que trabalham sobre plataforma Windows?”

    Porque eles precisam vender seus softwares para uma plataforma que é usada por muitas pessoas… embora não seja a melhor plataforma apesar de numerosa…

    Like

  5. Mats says:

    Arnaldo, mas o facto de os programadores programarem sobre uma plataforma já feita invalida que a plataforma tenha sido feita por alguém?

    Do mesmo modo, o facto de nós criarmos antibióticos não invalida que o nosso sistema imutário seja uma maravilha da tecnologia biológica.
    Essa era o ponto.

    Like

  6. Arnaldo says:

    Entendi seu comentário… apenas quis sair pela tangente.. e vc interpretou como quis. É disto que eu falo. Ah a primeira parte de teu comentário não entendi muito bem. Poderia ser mais claro?

    Que fique claro que meu comentário não falou a respeito dos “antibióticos”, apenas inseri um off topic… saí pela tangente. Interprete como quiser. Não vou mais explicar.

    Like

  7. Arnaldo says:

    ERRATA: “Entendi seu comentário” estou me referindo ao seu comentário com a analogia. ok?

    Like

  8. Mats says:

    Arnaldo,
    Eu acho que entendi o que querias dizer, mas eu não queria desviar-me muito do assunto do post. O Dário fez um comentário que provocou a minha resposta em cima.

    Eu concordo com o que disseste sobre o Windows não ser provavelmente a melhor plataforma.

    Like

  9. andre braga says:

    quero só afirmar que pra ser evolucionista pricisa-se de boas provas da mesma forma o criacionismo não que eu seja evolucionista mas por que existem pessoas que professam sua fé e não tem nem um argumento quando questionado por outros.

    Like

  10. Kelen says:

    Vou dizer uma coisa, tudo foi criado por Deus, e as pessoas só sao inteligentes e racionais pq Deus permitiu
    Ele permite a pessoa ir ate onde ele pode deixar, por exemplo, pq os cientistas nao vao ate o buraco negro saber o que é aquilo realmente??? Sim, pq ate hoje nenhum cientista descobriu como chegar ate la.

    Like

  11. rasputin says:

    100000 genes???? ahahahahaha. http://www.ensembl.org/Homo_sapiens/Info/StatsTable. Tens de saber escolher as tuas fontes de informaçao. senao vais acabar tao ignorante como es agora.

    Like

  12. rasputin says:

    Alem do mais gostaria de saber qual e a tua definiçao de “gene”. So por mera curiosidade. Com os resultados de “high-throughput RNA sequencing” esta cada vez mais dificil encontrar uma definiçao.

    Like

  13. rasputin says:

    “Embora nós tenhamos 100,000 genes”

    1-Nao temos 100000 genes.
    2-Define gene.
    3-Onde estam os meus comentarios anteriores? ou sera que pessoas informadas nao podem fazer comentarios no teu blog?

    Like

  14. Osvaldo says:

    kakakaakakkaakaka

    se deus, este deus do livro chamado biblia, fosse o criador….

    estariamos muito bem, nem sequer precisariamos de tal sistema.

    agora, sabemos que o sistema evoluiu… ja a biblia diz que ele ja veio pronto…

    a evolucao aconteceu mesmo… ja o genesis????

    Like

  15. josé freitas says:

    por amor de deus (que nao existe)
    deixa de ser burro, nos dias de hoje está mais que estabelecido que a evoluçao é uma verdade e que o mundo nao tem apenas 5 mil e tal anos como afirma a biblia (sim, se fizeres bem a contagem é essa a idade da terra)
    so um cego é que não ve
    e já agora, colocar a imagem de darwin, que foi um grande cientista e alguem que contribuiu para o avanço da civilização humana, ao lado da imagem de hitler… tenham dó.
    o papa é que pertencia á juventude hitleriana
    mas se acreditas nisso que bom para ti, mas deixa é de tomar comprimidos, porque foi a ciencia que os criou e a teoria da evolução ajuda a salvar milhoes de pessoas todos os anos, já que esta preve que os virus mutam e mudam, e é isso que acontece
    deixa de ser burro e abre a pestana, se deus existisse nao deixaria milhoes de crianças morrerem a fome todos os dias, e se me vens com a desculpa que isso acontece por causa dos humanos entao adoras um deus inutil e injusto, porque nenhuma criança deveria de sofrer pelos erros dos outros
    adeus palhaço

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.