Refutando os (selectivamente) cépticos

Josué 10:10-11
E o Senhor os conturbou diante de Israel, e os feriu de grande ferida em Gibeon;
e seguiu-os pelo caminho que sobe a Betoron,
e os feriu até Azeca e a Maqueda
O crítica moderna à historicidade da Bíblia começou nos finais do século 18 e tem continuado até os dias de hoje. Hoje em dia, por incrível que pareça, muitos dos críticos da Verdade Bíblica (especialmente do Livro de Génesis) são pessoas que se identificam como “cristãs”. (Tito 1:16 fala de tais “cristãos”).

O que os modernos críticos alegam é que a Bíblia nada mais é que Um Livro imerso em erros científicos e históricos (e sabe-se lá mais o quê), escrito por homens “primitivos”, desconhecedores da “ciência moderna”.

Antes das escavações sérias terem começado no século 18, os cépticos baseavam-se na falta de evidências como “prova” de que as pessoas, cidades, e mesmo as nações mencionadas na Bíblia nunca tinham existido. A lógica usada era a de que “Como não temos evidências a favor, então isso é uma evidência contra o que a Bíblia diz!”.

Em situações onde só há duas hipóteses, ainda se entende que se use esta lógica, mas no que toca a eventos históricos há sempre a hipótese de ainda não termos encontrado as evidências confirmadoras. Mas para o ateu nada disso importa; se não temos evidências é porque nunca aconteceu! Nunca lhe passa pelo coração que se calhar as evidências estão por encontrar.

No entanto, a Arqueologia Bíblica começou a encontrar evidências para os factos descritos no Livro Sagrado, e com cada nova descoberta, as alegações dos cépticos começaram a desmoronar uma a uma.

Um exemplo disto é o registo Bíblico da liderança de Josué à conquista da Terra Prometida por parte de Israel. Josué 10:10 reporta como Josué conquistou Hazor, queimando as cidades até serem totalmente destruídas. Tudo isto tinha sido rejeitado pelos detratores, obviamente, mas os arqueólogos encontraram as ruínas de Hazor. As ruínas claramente mostram a destruição segundo a operação de um fogo intenso.

This is found in the ruins of Hazor. According to the account in Joshua, there were three cities destyroyed completely by fire at the time of the conquest. One of these was Hazor. This city has been excavated carefully by the archaeologist Yigael Yadin. At Hazor he found evidence of a massive destruction by fire. To quote Yadin, “There is evidence of a massive destruction. I once called it the mother of all destruction.” (see Randall Price, The Stones Cry Out (Harvest House, 1997)

O fogo que consumiu Hazor foi tão intenso que as pedras tinham sido mudadas devido ao fogo, e as cinzas da cidade estavam enterradas a mais de 1,5 metros de profundidade.Este dado não prova que o que a Bíblia reporta aconteceu, mas se o que o que a Bíblia reporta é verdade, então este tipo de coisas é o que se poderia esperar. Esta observação está de acordo com o que a Bíblia revela.

Conclusão: Todas as alegações que afirmam que existem erros na Bíblia é baseada na falta de conhecimento, ou na falta de moralidade. A Arqueologia tem destruído as pretensões dos cépticos, mas isso não o tornará num cristão. E porquê? Porque como ele não chegou à posição de céptico devido as evidências, não vão ser as mesmas que o vão tornar num cristão. O Único que é capaz de transformar um crente ateu num crente em Deus é o Espírito Santo. Nós, humanos, não temos essa capacidade.

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a Verdade.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia, Ciência and tagged , , . Bookmark the permalink.

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s