Pés de Pássaro

Já te perguntas-te sobre o porquê de patos poderem passar o dia todo em água gelada e não sofrer consequências físicas? Se nós corrêssemos sobre o gelo com o pés descalços, é óbvio o que é que aconteceria, mas os pássaros não têm esse problema. Como é que a “toda poderosa” evolução resolveu este problema?

Os pássaros têm uma rede de artérias que leva o sangue para os seus pés. Estas artérias estão conectadas às veias que por sua vez devolvem o sangue dos pés. Esta rede de artérias e veias é chamada de “wonder net” [literalmente, “rede maravilha”].

O sangue que flui pelas artérias desce a uma temperatura de 41 graus Celsius, mas o sangue que vem pelas veias flui a uma temperatura na ordem dos 2 graus Celsius. O sangue quente re-aquece o sangue frio vindo dos pés antes de entrar no corpo.

O resultado deste processo mecanizado é que, não só a áve perde muito pouco calor corporal, mas o sangue que desce aos pés nunca atinge temperaturas perigosamente frias num dia normal de inverno.Incrível o que processos aleatórios conseguem criar através de milhões de anos, certo?

Para qualquer pessoa não presa ao naturalismo, o brilhantismo deste design é óbvio, mas o ateu, que sabe mais do que Deus (Efésios 4:17), acha que estes e outros sofisticados sistemas presentes na biosfera são o resultado de “acasos” sem planeamento e sem inteligência. O que é que aconteceu às áves durante os milhões de anos em que a evolução ainda não as tinha “dado” este mecanismo? Morreram todas com os pés congelados?

Jó 12:7, 9
Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber.
Quem não entende, por todas estas coisas, que a Mão do SENHOR fez isto?

Advertisement

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia, Ciência and tagged . Bookmark the permalink.

1 Response to Pés de Pássaro

  1. eclypse says:

    Olá Mats!

    Queria lhe mostrar uns links interessantes:

    The Rhetoric of Charles Darwin

    Dawkins, um delírio

    Aproveitando este espaço, queria lhe deixar mais outros dois artigos excelentes:

    A Gnose Moderna e o Super-Homem

    Cientificismo no ar: a nova ordem da ignorância mundial

    Um abraço e parabéns pelo seu blog.

    [[Eclypse, Obrigado pelos link…]] – Mats

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s