Dissipador de Calor Feito de ADN

A National Geographic News faz menção a mais um artigo que demonstra o Génio Infinito do Senhor Jesus Cristo, o Criador de todas as coisas (João 1:1-3)

Os bicos brilhantes e coloridos dos tucanos não são apenas “rebuçados para os nossos olhos”, mas, de acordo com estudos científicos, um engenho que permite aos mesmos controlar a sua temperatura.

O tucano é uma das áves mais facilmente reconhecíveis do nosso mundo, situação essa que se deve sem dúvida ao seu aparentemente disproporcionado bico. Variando de tons de laranja para verde e azul, era sugerido anteriormente que o mesmo tinha como função atrair outros tucanos durante o período de acasamento, combater predadores ou descascar fruta. No entanto, durante pesquisas ao seu comportamento, uma equipa liderada por Glenn Tattersall, da Brock University (Canada) a dada altura teve uma intuição: será o bico do tucano usado para regulação da temperatura corporal?


A equipa acreditava que sendo um “largo apêndice não-insulado” contendo uma rede de vasos sanguíneos, o bico poderia rapidamente ajudar a áve a dissipar o excesso de calor. (Os tucanos vivem em áreas subtropicais)

Para testar a sua hipótese, a equipa usou câmeras de infravermelhos para fotografar tucanos em cativeiro. O que foi observado é que quando estava calor, as fotos mostraram que o bico do tucano radiava calor proveniente do sangue quente que corria internamente, mas quando a temperatura baixava, as fotos mostraram não haver radiação de calor. Não só isso, mas durante a temperatura mais baixa, as fotos mostraram haver uma mínima circulação de sangue para o bico.

Embora a pesquisa não invalide o uso do bico para outros fins, a mesma suporta a hipótese avançada relativa à dissipação de calor. A equipa acredita que outras áves (como os patos e os gansos) usem a mesma técnica mas a um nível inferior.

O estudo acrescenta a ideia de que alguns dinossauros dissipavam calor da mesma forma, particularmente o estegossauro, que é conhecido por ter possuído uma placa larga que corria toda a sua espinha. Contrariamente aos tucanos, é impossível de se testar esta hipótese nos dinossauros.

Conclusão

A primeira palavra que me vêem a mente é “Impressionante!“. Quem criou o tucano e o seu sistema de dissipação de calor sabia o que fazia. (Tenham em mente que este é apenas um sistema de dissipação de calor. Existem numerosos outros na biosfera, todos eles tão ou mais complexos que o do “simples” tucano)

Como é possível que seres inteligentes não vejam a Mão Sobrenatural de Deus na origem destes sistemas biológicos? Como é possível que haja pessoas inteligentes que acreditem que sistemas de refrigeração geram-se a si mesmos durante o período de milhões de anos, e após milhões de mutações aleatórias?

Experimentemos pôr uma ventoínha à mercê das forças da natureza durante 2,3 ou 5 anos e depois vejámos se ela ficou “mais complexa e organizada” ou se deixou de funcionar. A resposta tradicional dos crentes ateus é a de que “a ventoínha não se reproduz”, e como tal não é uma analogia realista.

Mas a falta de um sistema reprodutor nas ventoínhas é menos uma dificuldade para a teoria da evolução. Se uma ventoínha sem um sistema reprodutor que surja por métodos aleatórios (sem intervenção inteligente) já é difícil de acreditar, muito menos será uma mesma ventoínha que, não só faça a normal função das mesmas, mas que ainda consiga gerar outras semelhantes a ela mesma.

É preciso ter muita fé para se ser ateu.

Reparem que a teoria da evolução não desempenhou papel algum na descoberta desta função biológica. Os cientistas envolvidos neste estudo formularam uma hipótese, testaram-na e tiveram a confirmação da sua hipótese. A crença não-científica que afirma que o mundo não é o resultado de Design Inteligente (mas de mutações impessoais filtradas pela selecção natural) não foi relevante para este processo. Mesmo assim, ainda há muita boa gente que acredita que “Nada na Biologia faz sentido sem ser à luz da Evolução“. Como se pôde ver em cima, isto é empiricamente falso. Pode-se ser um excelente biólogo e aceitar-se a Verdade Bíblica sobre as nossas origens.

Glória seja dado ao Criador, o Senhor Jesus Cristo, não só por ter criado este mundo maravilhoso (embora esteja presentemente sob a maldição do nosso pecado), mas por nos ter feito à Sua Imagem, permitindo-nos assim entender a Sua Criação.

Revelação 4:11
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.

Isaías 45:12
Eu fiz a terra, e criei nela o homem; Eu o fiz: as Minhas Mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as Minhas ordens.

Isaías 40:26
Levantai ao alto os vossos olhos, e vede Quem criou estas coisas, Quem produz por conta o Seu exército, Quem a todas chama pelos seus nomes; por causa da Grandeza das Suas Forças, e pela Fortaleza do Seu Poder, nenhuma faltará.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia, Ciência and tagged , , . Bookmark the permalink.

8 Responses to Dissipador de Calor Feito de ADN

  1. Blog Mallmal says:

    Quanta ignorância. Não seria mais fácil o “gênio infinito” criar animais que não precisassem regular suas temperaturas?
    Além disso, afirmar que um ventilador não evolui realmente é uma ótima prova contra a Teoria da Evolução…
    Este blog é a prova online de que o cérebro dos crentes, “à mercê das forças da natureza” não evolui nada com o tempo. Apenas atrofia-se.

    Um dia você ainda vai admitir que este blog é um hoax, puro humorismo. Não pode existir alguém com tamanha cabeça de ostra a ponto de emitir esse tipo de argumentação…

    Like

  2. Mats says:

    BLog Mallmall,

    Tens alguma explicação ateísta para a origem natural de sistemas de refrigeração, ou vais-te cingir a atacar o blog?

    Se tens evidências, mostra-as.

    Like

  3. Mats says:

    Quanta ignorância. Não seria mais fácil o “gênio infinito” criar animais que não precisassem regular suas temperaturas?

    Não seria mais fácil os seres humanos criarem carros que não precisassem de sistemas de refrigeração?
    Se nós humanos sabemos que para funcionar neste mundo, alguns dispositivos têm que possuir sistemas internos de controle da temperatura, porque é que achas que será diferente com a vida que Deus criou?

    Como é que a tua religião ateísta explica a origem de sistemas de refrigeração?

    Like

  4. Um dia você ainda vai admitir que este blog é um hoax

    Quanta “fé”!!

    Like

  5. MVR says:

    Vai ver o bico foi crescendo durante milhões de anos e aí uma mutação deve ter entrado em cena. E o mutante era muito popular com as tucanas.

    Like

  6. Lais says:

    Parabéns escritor(a) do blog!

    Temos que nos levantar, como cristão e afimar: Que o Nosso DEUS, é o criador da Terra e do Universo…

    Muitas dessas teorias da evolução já foram reprovados com o tempo, mas a Bíblia, ninguém conseguiu provar o contrário!
    E já temos muitas comprovações, de que Deus criou o mundo, coisas que ELE mesmo disse aconteceram e estão acontecendo!

    ‘Senhor, perdoe essas pessoas, elas não sabem oq dizem….’

    Somos livres nas nossas opções, e escravos de suas consequência…
    Quer negar a Jesus? Negue………mas aguente as consequências de suas escolhas!

    ‘Você pode até viver SEM Jesus…mas, será HORRÍVEL morrem SEM Ele!
    Beeeijoos!

    Like

  7. Mats says:

    Lais,
    O escritor agradece.

    Sim, de facto vai ser horrível uma pessoa morrer e aperceber-se que foi enganada pelas fábulas ateístas (humanismo, evolucionismo, etc).
    O problema é que depois de mortos, já não há nada a fazer.

    É preciso muita fé para acreditar que sistemas de refrigeração se criem a si mesmos, mas os ateus pelos vistos sabem mais que toda a gente.

    A ciência continua a mostrar a complexidade e beleza da criação do Senhor Jesus, e nós nos alegramos com isso.

    Like

  8. eclypse says:

    Um video magnífico!

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s