Evolucionista Sobrevaloriza Importância da Teoria da Evolução

1 Timóteo 6:20
Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado,
tendo horror aos clamores vãos e profanos,
e às oposições da falsamente chamada ciência,

Evolucionistas um pouco por todo o mundo afirmam que a “ciência” está em pleno acordo com a filosofia neo-darwinista. Alguns vão mais longe e afirmam que “nada na biologia faz sentido a não ser à luz da evolução“. Por outras palavras, se nós não acreditarmos que a vida criou-se a si mesma, que os dinossauros evoluiram para pássaros, e que animais terrestes evoluiram para baleias, não vamos entender o funcionamento da genética, dos aparelhos respiratórios e de outros sistemas naturais. Temos mesmo que acreditar nos poderes criativos da natureza ou ficámos para sempre na ignorância. Pena é que Mendel, Lineus e outros grandes homens da Biologia puderam fazer o seu trabalho perfeitamente sendo eles homens que sabiam que o mundo biológico tinha uma Causa Inteligente.

Embora este tipo de informação (relativa à fé criacionista dos fundadores de muitos ramos da ciência moderna) esteja perfeitamente disponível a todos, alguns evolucionistas não se intimidam de continuar com o mito da dependência evolutiva da Biologia. O último a fazer tal anúncio foi o cristão evolucionista Francis Collins ao afirmar que

Tentar fazer Biologia sem a teoria da evolução é como tentar fazer Física sem matemática.

Sem dúvida que a teoria neo-darwiniana influênciou a Biologia, mas os grandiosos anúncios de Francis Collins revelam mais sobre a natureza política dos proponentes de Darwin do que sobre a evolução em si. Um crescente número de cientistas de topo dizem exactamente o contrário do que Collins acredita.

Como membro da Academia Nacional de Ciências, Philip Skell escreveu que a importância científica da teoria da evolução vai para além da realidade:

Recentemente perguntei a 70 eminentes pesquisadores se teriam feito o seu trabalho de maneira diferente se acreditassem que a teoria de Darwin estava errada. As suas respostas foram todas a mesma: “Não”. (Philip Skell, “Why Do We Invoke Darwin? Evolutionary theory contributes little to experimental biology,” The Scientist (August 29, 2005).)

A evolução darwiniana – qualquer que sejam as suas outras virtudes – não providencia a uma heurística frutífera na biologia experimental. A declaração de que a teoria da evolução é pedra angular da biologia experimental moderna é confrontada com um cepticismo tranquilo por parte de um crescente número de cientistas em disciplinas onde teorias de facto servem de pedras angulares em avanços tangíveis.

Noutro dos seus artigos, o Dr Skell declarou:

Inquiri biólogos que trabalham em áreas onde nós poderiamos pensar que o paradigma darwinista poderia servir de guia para as pesquisas (por exemplo, a emergência da resistência aos antibióticos e pesticidas), mas aqui, tal como em todo o lado, eu aprendi que a teoria não produziu nenhuma orientação discernível na escolha de designs experimentais. Só depois das descobertas inovadoras terem sido estudas é que a teoria foi trazida à mesa como uma interessante narrativa abrilhantadora.(Philip Skell, Politics and the Life Sciences, Vol. 27(2):47-49 (October 9, 2008). 

Do mesmo modo, o biólogo evolucionista Jerry Coyne admitiu na revista Nature que “se formos a ser sinceros, a teoria da evolução não rendeu muitos benefícios prácticos ou comerciais. Sim, é verdade que a bactéria evolui resistência a drogas, e sim, nós temos que preparar contra-medidas, mas para além disso não há muito a dizer“. (Como é normal sempre que se cita um evolucionista a refutar uma ou mais crenças evolucionistas, esta citação deve estar “fora do contexto”)

Enquanto testemunhava perante o “Texas State Board of Education“, o Dr. Ray Bohlin respondeu o seguinte quando foi perguntado àcerca da utilidade da teoria da evolução para a pesquisa biológica:

Eu posso dizer que virtualmente 90/95% de toda a biologia celular e molecular, áreas onde adquiri o meu doutouramento, não precisam da teoria da evolução de todo.

Semelhantemente, o Dr Don Ewert (doutouramento em microbiologia; tem sido um biólogo pesquisador há mais de 30 anos – incluindo 20 anos no Instituto Wistar) foi perguntado àcerca da noção que nada na Biologia é testável excepto à luz da evolução“. O Dr Ewert respondeu:

Se olharmos para um livro científico e colocarmos a pergunta: “Se a teoria da evolução não estivesse neste livro, que parte da informação ficaria sem sentido?” Eu diria que muito pouco, se alguma, ficaria sem sentido.

De facto, eu julgo que qualquer pessoa que aprendesse o material lá contido, deixando de lado a teoria da evolução, poderia prosseguir a sua carreira e ser um cientista de sucesso, ou um veterinário ou médico. Eu diria que há muito pouca coisa que não poderia ser integralmente assimilada mesmo não levando em conta a teoria da evolução.

Dito de outra forma, poderíamos compreender os sistemas biológicos perfeitamente mesmo não levando em conta a teoria que afirma que o mundo biológico criou-se a si mesmo.

Conclusão.

A teoria da evolução claramente é importante para um certo tipo de pesquisa, mas a declaração “tentar fazer Biologia sem a teoria da evolução é como tentar fazer Física sem matemática” revela mais sobre a devoção do Dr Collins ao neo-darwinismo do que sobre a teoria da evolução em si.

Felizmente, ainda há um (crescente) remanescente de cientistas altamente qualificados que não consideram o neo-darwinismo como o alfa e o ómega da Biologia (Revelação 22:13).

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Evolucionista Sobrevaloriza Importância da Teoria da Evolução

  1. teixeira says:

    O homem sempre teve pretensao de explicar a origem a vida por si mesmo. O homem racional nao aceita q ha algo q ele n possa alcançar com a sua mente . Todavia ha. Nao conseguimos nem explicar o comportamento das pessoas, as suas reaçoes inesperadas e contraditorias em dadas situaçoes. Tentamos, mas nos perdemos em teorias, hipoteses, conjecturas e especulaçoes. Ninguem ao certo sabe, pois ha um pouco de “desconhecido” em tudo q existe e esse umbral n se atravessa c o conhecimento q temos, com as habilidades q temos, com as competencias q temos.

    Like

  2. carlos says:

    E preciso se escrever tratados. Se n se encontra material inventa-se um. Entao inventaram a teoria da evoluçao. Nao saiu de livro sagrado nenhum. Saiu simplesmente da vontade humana de inovar, inventar, “criar ” algo diferente. Embora os evolucionistas queiram desacreditar o criacionismo, eles mesmos “criaram ” uma teoria, o evolucionistas. Eles entao tambem de certa forma sao criacionistas, nao podem portanto ignorar a possibilidade criacionista em nada, principalmente nas que ja existem, pois as que ja existem pelo menos nao sao plagios, sao originais.

    Like

  3. Gabriel says:

    Carlos,

    Acredito que a diferença entre o Criacionismo e a Teoria da Evolução (que tu equivocadamente chamas de uma forma de criacionismo Oo) é o fato de que a Evolução tem base em experimentos, em coisas concretas, em ciência. O Criacionismo tem base em quê? Na Bíblia? Um livro escrito por vários homens que acreditavam estar em estrita comunicação com deus? Se para você registros fósseis não são suficientes para afirmar que animais ao longo do tempo evoluiram, se modificaram e não foram criados instantaneamente por uma entidade super poderosa, então eu só posso afirmar que tu és um leigo no assunto. É como trata uma tirinha que vi a pouco tempo atrás. O evolucionista diz: aqui estão os fatos, vamos tentar tirar a conclusão sobre eles. E o criacionista diz: aqui está a conclusão (referindo-se a bíblia), vamos tentar tirar os fatos daqui.
    E eu simplesmente não entendi o que tu quizeste dizer sobre a Teoria da Evolução ser um plágio. Mas vai la saber o que se passa na cabeça de uma pessoa que acredita que o mundo foi criado em sete dias…

    Like

  4. TENTAR FAZER FISICA SEM MATEMATICA, É O MESMO QUE TENTAR EXPLICAR A ORIGEM DO UNIVERSO SEM FALAR DE DEUS.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s