Ir à igreja faz bem à saúde

Hebreus 10:25
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns,
antes admoestando-nos uns aos outros,
e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Estudos demonstram que indivíduos que frequentam a igreja regularmente têm tendência a ser mais saudáveis que aqueles que não o fazem.

Agora recentes estudos levados a cabo pela Population Research Center da Universidade de Texas indicam que frequentar a igreja regularmente pode prolongar a vida. Frequência regular a igreja é definida por ir a igreja pelo menos uma vez por semana.

Os dados começaram a ser reunidos no ano de 1987 quando pesquisadores da Center for Disease Control entrevistaram 22,000 pessoas nas suas casas com questões relativas ao cancro. Seguidamente os pesquisadores da Population Research Center estudaram 2,000 das pessoas que tinham morrido durante o período entre 1987 e 1995. Eles concluíram que, em média, aqueles que frequentavam a igreja pelo menos uma vez por semana tinham vivido 7 anos mais do que aqueles que não frequentavam.

Aqueles que nunca frequentavam a igreja viveram em média 75 anos, mas aqueles que frequentavam a igreja pelo menos uma vez por semana, viveram em média até aos 82 anos.

Os pesquisadores afirmam que aqueles que eram regulares nas suas igrejas podem ter beneficiado dos conselhos da sua igreja em evitar comportamentos pouco saudáveis. Para além disso, dizem os pesquisadores, os laços sociais desenvolvidos pelos frequentadores de igrejas resultaram em relacionamentos próximos com outras pessoas que podem ter monitorizado a sua saúde.

Conclusão:

Embora este tipo de estudo seja importante em refutar crenças ateístas em torno dos imaginados “malefícios” da fé cristã, os mesmos focam-se só nos benefícios médicos do Cristianismo Bíblico. Os benefícios espirituais são-nos revelados pelO Próprio Deus na Sua Palavra, a Bíblia.

Referência: David Briggs, “Study Reveals Churchgoers Live Longer,” Christian News, December 21, 1998.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Ciência and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Ir à igreja faz bem à saúde

  1. Blog Mallmal says:

    Grande vantagem…

    Vamos computar o tempo gasto na igreja.

    2 horas por semana (missa, mais deslocamento até a igreja e retorno), 52 semanas por ano, 82 anos:

    2 * 52 * 82 = 8528 horas!

    Considerando que passamos 16 horas por dia acordados, essas missas todas correspondem a 533 dias, ou seja, um ano e meio. Sem contar o tempo gasto orando, participando de procissões, jejuando, em retiros, etc.

    Prefiro 75 anos BEM APROVEITADOS que 82 anos mal gastos…

    hehehehehe

    Like

  2. Mats says:

    Malmall,

    A ciência (que tu dizes subscrever) parece indicar que o que consideras “mal gasto” tem, no entanto, benefícios físicos e emocionais.

    O que é que o ateísmo tem para me oferecer em troca?

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s