Supercomputador faz biliões de cálculos por segundo

A tecnologia e o engenho humano tem criado coisas maravilhosas e bastante úteis na maioria dos casos. A última notícia que nos chega do Oriente é um supercomputador.

A China apresentou hoje [dia 29/10/2009] o seu mais rápido computador, uma máquina que ocupa uma área de 1.000 metros quadrados e que é capaz de efectuar biliões de cálculos por segundo.

O super-computador foi apresentado em Changsha, centro da China, pela Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa, disse a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua (Nova China).

É o “Tianhe” (via láctea), um supercomputador desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa e que custou 600 milhões de yuan (60 milhões de euros), disse a Xinhua.

Teoricamente, o “Tianhe” pode efectuar mais de 1.000 biliões de cálculos por segundo (um «petaflop»), “realizando em apenas um dia o que um vulgar computador demoraria 160 anos a fazer”, indicou a mesma fonte

Como é que ficamos em termos de peso?

O sistema pesa 155 toneladas.

Portanto, o Tianhe custou 60 milhões de euros, precisa de manutenção humana e pesa 155 toneladas. Como é que esta obra de design e engenharia se compara com um pedaço de carne de 1,3kgs chamado de “cérebro” ? Ora vejamos o que já foi dito em relação a outro computador:

Foram precisas décadas de inteligência humana e engenharia para construir esta monstruosidade metálica, que só agora está a aproximar-se de UMA das operações do cérebro humano, nomeadamente, a visão.
Para operar, esta máquina precisa de uma sala metálica, cabos com um circuito eléctrico, arrefecimento artificial e uma equipa de administradores, sem contar com os programadores.

O nosso cérebro, por contraste, tem apenas 1,3 Kgs, está contido numa plataforma móvel, e faz muito mais do que apenas processar a visão. Mantém o controlo sobre triliões de células, sobre o coração, pulmões, aparelho digestivo, fígado, pâncreas, glândulas, sistema imunitário e muitos outros sistemas.

Não só faz isto tudo inconscientemente, mas reage à audição, ao cheiro, ao sabor, ao toque, equilíbrio e a temperatura. Para além disso ele busca memórias, pensa, imagina, sente e muito mais. Isto tudo dentro de um espaço de 1350 cc.

Não é preciso ligá-lo à corrente. Não é preciso pô-lo numa área refrigerada. Podemos fazer ski, ou ir para o deserto, e até podemos nadar com ele.

E o que é que ele precisa como combustível? Sardinhada e água!  (ok, um pouco de vegetais também ajuda)

Que conclusão podemos tirar de máquinas como o Tianhe ou o Roadrunner? As mesmas são o resultado de espantoso design e tecnologia e quem pensar o contrário será logicamente catalogado de incoerente. No entanto, porque é que os evolucionistas julgam que o bem-mais-eficiente cérebro humano é o resultado de forças não inteligentes?

Dizer-se que os computadores e o cérebro humano não são análogos devido ao facto dos computadores não se reproduzirem, é evitar o problema. Propriedades e características semelhantes costumam ter causas semelhantes. Será lógico inferir que aquilo que nós sabemos ser impossível ocorrer hoje em dia (forças não inteligentes geram sistemas funcionais) aconteceu no passado?

Não é bem mais lógico inferir cientificamente que o cérebro humano, tal como o Tianhe e o Roadrunner, são o resultado de design inteligente, com a diferença residir no facto de que a Força que gerou o cérebro humano ser bem mais Poderosa?

Se não fossem as implicações claramente pró-teístas, será que alguém haveria de acreditar que um sistema como um cérebro humano é o resultado de forças não-inteligentes?

Eu sinceramente creio que não.


Tudo o que o Senhor quis, Ele o fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos. –
Salmo 135:6

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia, Ciência and tagged , . Bookmark the permalink.

1 Response to Supercomputador faz biliões de cálculos por segundo

  1. Eduardo says:

    Excelente reflexão!

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s