Computadores com Software de Auto-Reparação

O software ClearView está construído para operar sobre outros computadores que estão a executar o mesmo software. O ClearView monitoriza o comportamento de programas e estabelece uma sequência de regras e parâmetros para aquilo que são consideradas operações normais.

Quando os engenheiros descobrem uma vulnerabilidade prejudicial num software, eles demoram em média um mês para descobrir uma aplicação que restaure os sistemas afectados.

O artigo na LiveScience diz:

Researchers collaborated with a startup called Determina on the work, hoping that the new software, ClearView, will speed this process up, making software significantly more resilient against failure or attack.

O ClearView funciona sem assistência humana e sem acesso ao código-fonte dos programas. (Este código-fonte é uma sequência de instruções que determina o comportamento do software). Em vez disso, o programa monitoriza o comportamento de um binário: a forma que o programa assume de modo a executar instruções no hardware de um computador.

Quando o ClearView determina que um software intruso está no sistema, ele determina que regra operacional o programa-alvo está a violar. O ClearView aplica então um software-“remendo” (inglês: “patch”) que está focado num problema particular, e depois testa o aparato para ver se a solução já está em funcionamento.

O mais impressionante disto tudo é que o ClearView aplica então o software-remendo em todas as outras instâncias do software a ser executado em máquinas distintas, “inoculando-as” contra as intrusões.

De acordo com a MIT’s Technology Review:

Para se testar o sistema, os pesquisadores instalaram o ClearView num grupo de computadores a usar o Firefox e depois contrataram um equipa independente para o atacar.A equipa hostil usou 10 métodos distintos de ataque, todos eles envolvendo a inserção de código malicioso no Firefox. o ClearView bloqueou com sucesso todas as tentativas de ataque ao detectar o mau comportamento, e ao terminar a aplicação antes do ataque poder ter o seu efeito pretendido.

Mal o ClearView detecta uma anomalia, ele fecha o programa e começa a analisar o binário procurando por um software-remendo que poderia ter parado o erro.

Para sete das tácticas da equipa de ataque, o ClearView criou “remendos” que corrigiram os erros. Em todos os casos, o ClearView descartou correcções que tinham efeitos secundários negativos.

Em média, o ClearView construiu um “remendo” eficiente no espaço de 5 minutos após estar exposto ao ataque.

Conclusão:

Se alguém nos disser que este sistema de auto-reparação é o resultado de milhões de anos de mutações aleatórias não-inteligentes, filtradas pela selecção natural, alguém vai acreditar? Acho que não, e isso não se deve ao facto de sabermos a sua origem, mas sim ao facto das propriedades que o dito sistema possui.

Mas quando observamos sistemas biológicos que fazem exactamente isto (auto-reparação), porque é que os ateus acreditam que o mesmo veio a existir sem Uma Mente Criativa por trás?

O Poder de Deus está manifesto em muitas áreas da existência humana, sendo o sistema imunitário um deles. Até há quem aprenda com o que Deus fez para desenvolver melhores programas informáticos, mas os ateus afirmam que “não há evidências” que suportem o Criacionismo Bíblico.

Para nós cristãos aquilo que o artigo da LiveScience mostra não só é um testemunho do poder criativo do ser humano (feito à Imagem de Deus – Génesis 1:26), mas acima disso, é um testemunho óbvio do Poder Criativo Daquele que deu ao homem o poder de ser criativo.

Existem muitas evidências para o criacionismo, mas o ateu não as quer ver porque isso acarreta consequências (mudar de vida, conformar a sua moralidade com aquilo que o Criador quer, reconhecer que é pecador, etc).

Mal sabe ele que ao rejeitar a Bíblia e os dados da ciência, quem perde com isso é ele.

Efésios 5:6
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Ciência and tagged , . Bookmark the permalink.

7 Responses to Computadores com Software de Auto-Reparação

  1. Nuno Dias says:

    acho que começo a compreender a lógica. {sarcasmo} Então terá sido Deus quem acertou com uma maça na tola de Newton. Deus só revela os códigos matemáticos quando lhe apetece e a quem lhe apetece, com terá sido com Einstein?
    Ah! e o dente do siso? Aposto que funciona como o pneu sobresselente de um carrro, quando nos caírem todos dentes, haverá sempre mais um. Realmente Deus pensa em tudo.
    Raios! Porque será que estou a ficar careca?!

    Like

  2. Mats says:

    O que disseste não refuta a inferência científica para o design.

    Like

  3. Adim says:

    É assim que um PSEUDO contestador, na realidade um crente ateu, reage a um evidencia contra sua religião.

    Ele não tem argumentos, muitas vezes nem tem um motivo, p contestar as informações do topico, mas seu fantismo exige que essa conclusão, uma evidencia afavor de Deus, seja de alguma forma derrubada.

    Como não pode atacar o texto, ataca-se diretamente a conclusão, DEUS EXISTE, com algum piada ou textozinho sarcastico que nada tem haver com o tema.
    A ideia é ridicularizar a conclusão do topico invalidando todo o texto ao mesmo tempo que tenta mudar de assunto, ja que é incapas de contra argumetar o topico. Triste.

    MAS sempre a algum esperaça!!

    Alguns resolvem pesquisar algo sobre o tema, provavelmente em sites ateus cheios de manuais de como lidar com criacionistas, p depois voltar soltando algum comentario tipo ´´poderia argumentar se quise-se, mas não valia apena“ p depois COMEÇAR a argumentar…

    Se bem que a grande maioria some com o rabo entre as pernas tal qual o ´´mestre“ Dawkins, que gosta de humilhar garotinhas, mas FOGE de debates com quem pode derrota-lo.

    Um texto sobre a ´´Mente evolucionária“.
    http://neoateismodelirio.wordpress.com/2009/12/11/f-a-q-02-mente-evolucionaria-x-mente-revolucionaria/

    Like

  4. Nuno Dias says:

    ah! ah! ah! ah! ah! Adim

    um discurso destes, neste site!

    ah! ah! ah! ah! ah!

    Like

  5. Adim says:

    Cai como uma luva em vc, Sr. ´´ terá sido Deus quem acertou com uma maça na tola de Newton“.

    Like

  6. Israel Goncalves de Oliveia says:

    Sr. ”

    O ciso é uma evidência de involução. A involução está de acordo com as leis naturais (ver 2º Lei da Termodinâmica).

    Like

  7. carlos roberto says:

    A mais mistérios entre o céu e a terra doque a nossa vã FILOSOFIA.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s