Neandertais eram mais inteligentes do que se pensava

E quem é que pensava que os Neandertais eram uns trogloditas ignorantes? Os evolucionistas, pois claro.

Pois bem, como acontece com frequência (1,2), a ciência vem mais uma vez mostrar que a fábula de Darwin não tem fundo científico. Segundo esta notícia, o que os evolucionistas imaginavam a cerca dos Neandertais não é bem o que as evidências mostram.

Os homens de Neandertal eram diferentes de nós, diz o conhecimento geral, pois eram cognitivamente inferiores. Para começar, eles pareciam ser incapazes de pensar simbolicamente, ou seja, usar uma coisa para representar outra.

Isto é o que os evolucionistas tem espalhado um pouco por todo o mundo. As descobertas científicas colocam esta “sabedoria” em causa (ênfase adicionado):

Hoje, contudo, arqueólogos que trabalham na região de Murcia, no sudeste da Espanha, relatam no The Proceedings of the National Academy of Sciences ter encontrado sinais sólidos de que os neandertais usavam conchas de maneira decorativa e simbólica.João Zilhao, da Universidade de Bristol, na Inglaterra, e colegas estudaram conchas encontradas em duas cavernas distantes da costa e datando de aproximadamente 50 mil anos atrás, ou 10 mil anos antes da aparição do humano moderno na Europa.

Conchas de mariscos e moluscos apresentavam buracos que provavelmente haviam aparecido naturalmente. Entretanto, os buracos eram geralmente do mesmo tamanho, sugerindo que os neandertais apanhavam as conchas boas para colares.

As conchas possuíam pontos de pigmento sobre elas, uma indicação de que tinham sido pintadas. Uma concha de molusco parecia ter sido pintada de vermelho no exterior, para combinar com a coloração interna. A concha estava quebrada e “claramente era algo que havia sido usado e descartado”, disse Zilhao. Outra concha, de uma ostra espinhosa, continha uma pequena quantidade de uma substância parecida com cosmético ou tintura corporal.

Objetos e compostos como esses teriam sido usados para “dizer aos outros quem você é”, afirmou Zilhao. “Elas são como cédulas de identidade socialmente reconhecíveis”. Além disso, segundo ele, “é exatamente assim que os mesmos tipos de objetos e descobertas são interpretados em contextos antigos dos humanos modernos“.

O artigo conclui da seguinte forma:

Humanos e neandertais “se comportavam da mesma forma, até onde temos informações para avaliar”.

Não é só no comportamento que somos semelhantes. Vejam a lista de semelhanças entre nós e o Neandertal, e perguntem-se sobre o porquê dele não ser considerado um ser humano normal como todos nós. A resposta é óbvia: Evolução.

Este é mais uma das muitas instâncias onde se pode ver que a teoria da evolução é um impedimento para o avanço da ciência. Se não fosse o preconceito evolutivo, ninguém teria dúvidas que o homem de Neandertal é um ser humano normal.


Para nós cristãos os dados científicos que mostram que o Neandertal era um ser humano como todos os outros não é nada de anormal. Como o ser humano é o resultado do acto criativo e instantâneo de Deus, e como nunca houve nenhum processo evolutivo que tivesse conduzido ao seu aparecimento, todos os chamados “fósseis do homem primitivo” ou são fósseis de seres humanos ou fósseis de animais.

Jeremias 27:5
Eu [DEUS] fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, pelo Meu Grande Poder e com o Meu Braço Estendido, e a dou àquele que Me agrada em Meus Olhos.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , . Bookmark the permalink.

18 Responses to Neandertais eram mais inteligentes do que se pensava

  1. Nuno Dias says:

    “E quem é que pensava que os Neandertais eram uns trogloditas ignorantes? Os evolucionistas, pois claro.”

    não são bem os Neandertais que os evolucionistas pensam que são uns trogloditas ignorantes….

    brincadeira 🙂

    Like

  2. Acho piada ao pessoal evolucionista que ainda se digna em aparecer para chamar nomes aos criacionistas quando o que está a ser anunciado é uma das previsões falhadas da teoria da evolução.

    Like

  3. fabenrik says:

    …encontradas em duas cavernas distantes da costa e datando de aproximadamente 50 mil anos atrás, ou 10 mil anos antes da aparição do humano moderno na Europa.

    Acabou com a Bíblia e com Deus.
    Owned!!!!!

    Pode falar até que tinham neandertais que já tinham descoberto o E=mc², passou de 6 mil anos, ferrou tudo.

    Fabenrik
    ateu e atoa

    Like

  4. jonas says:

    Essas são datas baseadas na circularidade de raciocínio,em que os fósseis datam as rochas,e as rochas datam os fósseis.Quando pressupostos forem retirados do raciocínio,na há evidências que corroborem tal datação.

    Like

  5. Adim says:

    AHAHAHAHAHAHAAHA!!

    Não foi dessa vez, Fabenrik.

    Owned!!!!!

    Like

  6. Sim… o fabenrik esquece-se de que as “datas” de 50 mil anos não são o registo histórico deixado por alguém mas sim a interpretação de dados no presente que, naturalmente, assumem pressupostos insusceptíveis de confirmar.

    Like

  7. fabenrik says:

    Bem, mesmo não tendo entendimento pleno e apenas superficial já é o bastante para negar a idéia absurda da Terra ter 6000 anos, apesar de que mesmo achando absurda hoje, posso ainda duvidar do que penso atualmente, em um futuro, me sinto livre para tal, ao invés de tentar relacionar a religião, inflexível, com o entedimento do nosso mundo que é renovado e revisto o tempo todo, graças ao pensamento científico, que é flexível e não se encaixa com a forma religiosa de ver o mundo, e sim com a ateísta, que pode ser moldada e mudada constantemente, em todos os níveis, filosófico, cintífico e social de acordo com a sociedade em que vivemos em pró de aceitação, necessidade instintiva humana, e do melhor convívio.

    Like

  8. Nuno Dias says:

    calma Sabino! onde está o teu sentido de humor?

    Afinal, estou a usar as mesmas armas que se usa neste blog

    Like

  9. fabenrik says:

    Existem formas mais práticas de provar a existência de todo o Universo por mais de 6000 anos, muito mais, é a própria luz.
    Como devem saber, a luz viaja 9 trilhões de quilômetros em um ano, arredondando para baixo, uma das galáxias mais próximas, podendo ser vista a olho nú, é a galáxia de Andrômeda, fica à 2,5 milhões de anos-luz de distância. Essa própria galáxia poderia ter chegado lá em velocidades superiores a velocidade da luz, que seria a velocidade de expansão do Universo, mas para a imagem chegar aqui, que seria a luz da mesma demora esse tempo.

    Mas isso é só mentira, são esses malditos ateus, crentes em Darwin que inventam essas coisas para tentar derrubar o Senhor, mas Ele é mais forte e vai vencer.

    Ah! Já sei 6000 anos de deus são mais que 6000 anos nossos, nós ateus somos bobos mesmo, não sabemos interpretar as “mensagens” do divino.

    Tem uma outra também, esses cálculos sobre velocidade da luz estão todos errados, tudo errado, não está de acordo com a bíblia não pode! Fechem as escolas! Melhor, fechem as escolas e abram igrejas! Isso sim ensina alguém alguma coisa! Vamos formar exércitos de Mats!

    Que meu Deus Darwin possa evoluir suas mentes.

    Fabenrik
    ateu e atoa

    Like

  10. Mats says:

    Fabenrik,

    Acabou com a Bíblie com Deus. Owned!!!!!

    Pode falar até que tinham neandertais que já tinham descoberto o E=mc², passou de 6 mil anos, ferrou tudo.

    Tal como já foi dito pelo Sabino e pelo Jonas, as datas são interpretações e não observações.
    A questão do post nem é sobre as datas mas sobre o que os evolucionistas pensavam (e ainda pensam) sobre o pobre Neandertal.

    Se daqui 6000 anos alguém for a ver algumas das respostas ateístas em alguns blogs cristãos, provavelmente vão pensar que éramos seres diferentes. 🙂

    Like

  11. jonas says:

    As questões sobre a formação do universo,da sua idade e sua constituição partem de muitos pressupostos.Alguns cientistas estão a duvidar da existência da matéria e energia escura como massa faltante para assegurar as altíssimas velocidades das estrelas e o gases das galáxias,conjecturando que a gravidade pode estar modificada em escalas inter-galácticas,podendo ela assegurar este aumento de vel de rotação.Outra questão,é que já se conjectura que poderíamos estar em uma zona de baixa densidade galáctica,podendo esta interferir na velocidade da luz.Estou escrevendo isto para perceberem a fragilidade das teorias cosmológicas,e por isso esta história de distâncias e bilhões é passivel de ao menos não a “engolirmos”. acriticamente!

    Like

  12. fabenrik says:

    @Mats
    Mas verão que existiam seres inferiores em cognição.
    lol

    Like

  13. Mats says:

    Fabenrik,
    Eu não acredito que os ateus sejam inferiores em cognição, apesar de acreditarem em coisas como a vida a criar-se a si mesma, ou o universo a criar-se a si mesmo, ou mesmo répteis a “evoluírem” para passarinhos. 😀

    Eu sei que o que impede os ateus de se arrependerem dos seus pecados e depositarem a sua fé no Senhor Jesus é a moralidade que eles escolheram para si, independentemente do que as evidências mostram.

    Like

  14. fabenrik says:

    Pior é engolir 6000 anos, é preciso uma crença próxima de ser classificada como uma patologia. Mas como apoio o pensamento científico, quem sabe alguém um dia possa demonstrar isso ao invés de acreditar pq está escrito em algum lugar, não é mesmo?
    Por enquanto eu fico e a grande maioria, ficamos com os bilhões de anos.

    Fabenrik
    ateu e atoa

    Like

  15. jonas says:

    Próximo de uma patologia são pessoas que crêem que seu intelecto,suas capacidades cognitivas são ACASO e usam esse ACASO para interpretar racionalmente as informações e evidências.Isto é desconexo.Isto beira a irracionalidade!

    Like

  16. fabenrik says:

    @jonas,
    O mais estranho é que com o seu INTELECTO, aceita a idéia (se é que aceitou e não foi forçado) que foi ALGUÉM que ao ACASO planejou essa brincadeira toda, para fins de servir de palco em meio à um Universo, que de tão grande ainda não sabemos o tamanho, para chegar onde ele já sabe antes de ter criado, fora outras milhares de incoerências e outras meia dúzia de coerências e que com o seu INTELECTO, rejeita qualquer outra hipótese, sem a possibilidade de estar equivocado, pois está escrito em um livro que se auto-intitula fonte de toda a verdade, inclusive rejeitando que no lugar de ALGUÉM pode ser algo.

    Suponho que conheça e tenha plena consciência que a ciência ainda não responde esses questionamentos, e que até o que se sabe, não faz sentido nenhum o que aceita com o seu INTELECTO, como resposta.

    Mas é mais fácil, eu te entendo.

    Fabenrik
    ateu e atoa

    Like

  17. Mats says:

    Pior é engolir 6000 anos, é preciso uma crença próxima de ser classificada como uma patologia.

    Ao dizeres isso, catalogas a posição de pessoas como Isaac Newton de patologia. Sinto-me honrado por ter pessoas como Newton, Maxwell , Faraday, e muitos outros com a mesma “patologia” que eu.

    Mas como apoio o pensamento científico,

    Se apoiasses o “pensamento científico”, nunca serias um ateu e muito menos um evolucionista.

    quem sabe alguém um dia possa demonstrar isso ao invés de acreditar pq está escrito em algum lugar, não é mesmo?

    Claro. Isso será feito mal tu “demonstres” empiricamente um dinossauro a evoluir para passarinho.

    Por enquanto eu fico e a grande maioria, ficamos com os bilhões de anos.

    exacro. E como sabemos, a maioria nunca e engana.

    Like

  18. fabenrik says:

    Ao dizeres isso, catalogas a posição de pessoas como Isaac Newton de patologia. Sinto-me honrado por ter pessoas como Newton, Maxwell , Faraday, e muitos outros com a mesma “patologia” que eu.

    exacro. E como sabemos, a maioria nunca e engana.

    Ótimas respostas, tenho que reconhecer, as melhores que já me deu. Na verdade até agora posso contar como três, com essas duas.

    Se apoiasses o “pensamento científico”, nunca serias um ateu e muito menos um evolucionista.
    Claro. Isso será feito mal tu “demonstres” empiricamente um dinossauro a evoluir para passarinho.

    Mas juntou com as piores, essas duas são puras declarações de fé.

    Fabenrik
    ateu e atoa

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s