A Imoralidade do Ateísmo Político (Comunismo)

Obrigado ao Marcos Ludwig por ter este post no seu “Reader”.


A MORAL DO “VALE TUDO” COMUNISTA


A MORAL PARA KARL MARX

“A lei, a moral, a religião são preconceitos burgueses, atrás dos quais se ocultam outros tantos interesses burgueses.” (MARX, Karl. Manifesto comunista, p. 36)

“O comunismo, porém, abole as verdades eternas, abole a religião e a moral” (MARX, Karl. Manifesto comunista. p. 44)

“A moral, é a impotência colocada em ação” (Marx, in “A Sagrada Família”)
A MORAL PARA LÊNIN
“Justo é o que favorece a Revolução e injusto é o que dificulta” (Lênin apud Alceu Amoroso Lima, Introdução ao direito moderno, ed. Agir, p. 15)

“Subordinamos nossa ética à tarefa da luta de classes”. (Lênin, Staat und Revolution, zit. n. Ausgewälte Werke, Bd, II, Moskau, 1947, 225).

“O melhor revolucionário é um jovem desprovido de toda moral” (Lênin)

“Lênin ensinou, como se sabe, que, para atingir o objetivo almejado, os bolchevistas podem, e às vezes devem, usar qualquer estratagema, como o silêncio e a dissimulação da verdade…” (Novaia Rossia, 17-2-38).
http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap02.htm

“É necessário saber adaptar-se a tudo, a todos os sacrifícios e até, se necessário for, usar vários estratagemas, enganos, procedimentos ilegais, usar o silêncio, a dissimulação da verdade para penetrar nos sindicatos, permanecer neles, desenvolver neles a qualquer custo o embrião comunista.” (LÊNIN apud Trotski, Moral e Revolução, 1936)
http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap02.htm




A MORAL PARA TROTSKI

“Invocar em nossos dias as “verdades eternas” da moral significa tentar fazer retroceder o pensamento.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)
http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap01.htm#cap01

“Quem não quiser voltar a Moisés, Cristo ou Maomé, nem satisfazer-se com um ecletismo arlequinesco, deve reconhecer que a moral é um produto do desenvolvimento social; que ela não tem nada de imutável; que serve aos interesses da sociedade; que esses interesses são contraditórios; que, mais que qualquer outra forma ideológica, a moral tem um caráter de classes.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)
http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap01.htm#cap01
“Não existem, então, preceitos morais elementares elaborados pelo desenvolvimento da humanidade e indispensáveis à vida de qualquer coletividade? Existem, sem dúvida, mas sua eficácia é muito incerta e limitada. As normas “obrigatórias para todos” são tanto menos eficazes quanto mais áspera se torna a luta de classes. A guerra civil, forma culminante da luta de classes, suprime violentamente todos os laços morais entre as classes adversas.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)
http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap01.htm#cap01

“As normas morais “obrigatórias para todos” adquirem, dentro da realidade, um conteúdo de classe, isto é, um conteúdo antagonístico. A norma moral é tanto mais categórica quanto menos é “obrigatória para todos”. A solidariedade dos operários, especialmente nas greves ou por detrás das barricadas, é infinitamente mais “categórica” que a solidariedade humana em geral.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)
http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap01.htm#cap01

“o fim (a democracia ou o socialismo) justifica, em certas circunstâncias, meios como a violência e o homicídio.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)
http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap02.htm
“Do ponto de vista das “verdades eternas” a revolução é, naturalmente, “imoral”. Mas isso significa apenas que a moral idealista é contra-revolucionária, isto é, encontra-se a serviço dos exploradores.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)
http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap02.htm

“O juízo moral está condicionado, como o juízo político, pelas necessidades internas da luta.” (LEON TROTSKI, Moral e Revolução, 1936)
http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1936/moral/cap02.htm

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Política, Sociedade and tagged , . Bookmark the permalink.

14 Responses to A Imoralidade do Ateísmo Político (Comunismo)

  1. E depois o ateísmo não tem nada a ver com a ideologia marxista.

    O comunismo não era ateísta acidentalmente, mas a própria base moral contida nos livros de Stalin, Lênin, Marx, Trotski e tantos outros revolucionários mostram a estreita relação existente entre os crimes realizados por governos totalitários no século XX e o ateísmo, que combate de modo ferrenho a moralidade tradicional.

    Graça e paz.
    Salve Maria Santíssima!

    Like

  2. Nuno Dias says:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ate%C3%ADsmo

    “O ateísmo também não é uma visão do mundo ou um modo de vida: existem ateus com os mais diversos gostos musicais, preferências políticas, clubes de futebol, escolhas morais, etc. Além disso, o indivíduo ateu não é necessariamente ligado ao comunismo ou a qualquer outro sistema particular de organização social. “

    Like

  3. Adim says:

    ´´o ´´indivíduo ateu“ não é necessariamente ligado ao comunismo ou a qualquer outro sistema particular de organização social. “

    E dai?

    P Topico fala do AteISMO, vier om a conversa de dizer ´´o individuo ateu não não é necessariamente comunista“ alem de desonesto e irrelevante.

    Like

  4. fabenrik says:

    Também não acreditavam em Papai Noel/Pai Natal e nem no Hinduísmo, será que quem tbm não acredita no Hinduísmo tem a ver com a ideologia política deles?

    Fabenrik
    ateu e atoa

    Like

  5. fabenrik says:

    Apesar de que algumas dessas frases, não todas estão corretas, e é estranho não acharem uma dessas que eu vou destacar, que esteja certa.

    Do ponto de vista das “verdades eternas” a revolução é, naturalmente, “imoral”. Mas isso significa apenas que a moral idealista é contra-revolucionária, isto é, encontra-se a serviço dos exploradores

    A vinda do Jesus de vcs, não a volta, não se enquadra nesse tipo de situação? E se não pq?
    Se estou equivocado me diga.

    Like

  6. Anjo_Z says:

    Não vejo nenhum religioso reclamando de tratamentos de doenças vinda de esquisadores ateus, ou o que quer que seja…

    Já vi religiosos reclamando do Bush usando Deus para justificar a invasão do Iraque, o que foi louvavel.

    Algumas frases são fantasticas, mas teriamos de usar o mesmo principio que os religiosos adoram lembrar, que é o de não tirar as frases do contexto…

    Mesmo assim, vamos pegar algumas frases e pensar sobre elas…

    “o fim (a democracia ou o socialismo) justifica, em certas circunstâncias, meios como a violência e o homicídio.”
    Quando li isso pensei em acrescentar “na tomada de Jerusalem” ao fim da frase…

    “O juízo moral está condicionado, como o juízo político, pelas necessidades internas da luta.”
    Fantastica! Vale lembrar da Igreja apoiando o Nazismo, vale lembrar da Igreja apoiando a escravidão… Realmente, a moral, o certo e o errado, são realmente produtos sociais e podem mudar dependendo da necessidade do Estado e seu regime.

    “A lei, a moral, a religião são preconceitos burgueses, atrás dos quais se ocultam outros tantos interesses burgueses.”
    Quando G-Zuis mostra o reino dos ceus e contexta a religião vigente, ele bem que poderia ter dito isso… A frase poderia ate ser assim “A lei, a moral, a religião (dos fariseus) são preconceitos dos fariseus, atrás dos quais se ocultam outros tantos interesses (dos fariseus).”
    G-Zuis e Marx poderiam ter sido otimos amigos!

    Abraços,
    Anjo_Z

    Like

  7. fabenrik says:

    Parece que o Mats nem parou para pensar quando colocou essas frases.
    É tanto preconceito que tem na cabeça do religioso que o fato de um comunista ter falado algo não pode e nem vai estar certo. Tudo que eles falam é amoral, imoral ou engorda (isso é uma música, lol).
    Coisa que os líderes religiosos tentam enfiar na cabeça dos religiosos. E os mesmos por sua vez aceitam sem nem pestanejar, afinal são só ovelhas.

    Fabenrik
    ateu e atoa

    Like

  8. Anjo_Z says:

    Adorei isso aqui:

    Abraços,
    Anjo_Z

    Like

  9. jonas says:

    Todos estes de frases célebres para o ateísmo já morreram,e agora hão de prestar contas diante de DEUS.A todos orgulhosos e vaidosos em relação a vida e sua aparente “imortalidade”,a triste notícia que um dia estarão diante do CRIADOR,e aí a verdade será estabelecida.Quem morrer verá,e todos morrem,e tenho minhas dúvidas que diante dela o ateu tenha tanta pressunção e arrogância.Estou a ver ateus diante do leito de morte ou numa trincheira de guerra,será que terá???

    Like

  10. fabenrik says:

    @jonas
    O que te garante que sim ou não? Sua crença.

    Like

  11. fabenrik says:

    Maneiro Anjo Z vou postar lá no ateu e atoa

    Like

  12. Adalberto Felipe says:

    Além disso, o indivíduo ateu não é necessariamente ligado ao comunismo ou a qualquer outro sistema particular de organização social.

    Não estamos falando que os ateus são comunistas, mas é fato que o comunismo tem base no ateísmo, e é fato que muitos líderes que cometeram muitos assassinatos como Mao Tse Tung, Stalin, Enver Hoxha, etc. eram ateus e matavam em nome do comunismo / ateísmo.

    E antes que veiam falando algo que os ateus falam muito sobre isso, quero acrescentar as palavras da Vanessa, no blog do Sabino:

    A resposta-padrão ateísta para isso é “mataram religiosos em nome do comunismo, não em nome do ateísmo”, ignorando toda a doutrinação anti-religiosa impulsionada pelo aspecto ateísta do regime.

    Uma variante dessa resposta é “foi o totalitarismo do regime, e não o seu ateísmo, que o levou a perseguir e matar religiosos”.

    Soa como: “Em briga de torcidas no Maracanã, flamenguistas batem nos vascaínos só pq eles são democratas. O fato de ser vascaíno não afetou em nada nos motivos da briga”.

    Pode ser… depende do critério e da exigência intelectual de quem lê uma resposta dessas.

    Like

  13. Mats says:

    Parece que o Mats nem parou para pensar quando colocou essas frases.

    Porquê?

    É tanto preconceito que tem na cabeça do religioso que o fato de um comunista ter falado algo não pode e nem vai estar certo.

    Irrelevante.

    Tudo que eles falam é amoral, imoral ou engorda (isso é uma música, lol).

    Não é isso que o post diz.

    Coisa que os líderes religiosos tentam enfiar na cabeça dos religiosos. E os mesmos por sua vez aceitam sem nem pestanejar, afinal são só ovelhas.

    Todo o ser humano é uma “ovelha”. O que muda é o pastor. Os cristãos tem como Pastor o Senhor Jesus, os ateus tem-se a si mesmos, ou o Dawkins, ou outro ateu qualquer como pastor.

    Like

  14. fabenrik says:

    Tudo que eles falam é amoral, imoral ou engorda (isso é uma música, lol).

    Não é isso que o post diz.

    Suponho que a intenção é discordar do que eles falam…
    Se não for assim, explique o meu equívoco, caro Mats.

    Todo o ser humano é uma “ovelha”. O que muda é o pastor. Os cristãos tem como Pastor o Senhor Jesus, os ateus tem-se a si mesmos, ou o Dawkins, ou outro ateu qualquer como pastor.

    Vc pode se atribuir as condições de uma “ovelha”, passiva. Mas a mim, mesmo que seja no conceito ao qual atribuiu à quem pode ser um pastor de um ateísta, Dawkins, outro ateu ou a si mesmo.

    Fabenrik
    ateu e atoa

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.