China revela trilho com 3000 pegadas de dinossauro

Este texto do DN chamou-se a atenção apenas pela parte do texto que eu sublinhei.

Cientistas chineses anunciaram a descoberta de um trilho de dinossauros, com mais de 3000 pegadas de pelo menos seis espécies diferentes, numa cidade no Leste do País.

Além da rara dimensão da descoberta, as pegadas chamam a atenção por se deslocarem todas no mesmo sentido. O que – segundo peritos locais – indica que os animais estavam em migração, ou a fugir em pânico de alguma ameaça súbita.

Provavelmente algo como uma enorme quantidade de água?

A interpretação deste achado vai, como sempre, depender das crenças pessoais. Para um ateu evolucionista, isto é mais um pedaço de evidência que ele tem que racionalizar dentro do naturalismo. Para o cristão isto pode ser mais uma evidência para o Dilúvio de Noé.

Tal como seria de esperar, o texto presente no DN, assume os milhões de anos e não propõe nenhuma explicação que possa contradizer a teoria da evolução.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Ciência and tagged , . Bookmark the permalink.

9 Responses to China revela trilho com 3000 pegadas de dinossauro

  1. Nuno Dias says:

    para existirem pegadas é porque o terreno era suficientemente mole para ficarem impressas e posteriormente secado, ficando impressas.
    Se atrás vinha o dilúvio, desfazia tudo.
    À semelhança do o que acontece nas pegadas na areia de uma praia.

    E tudo a água levou…

    Like

  2. Mats says:

    Nuno,

    o facto de haver uma grande quantidade de animais a movimentar-se na mesma direcção, e aparentando estar a fugir de uma ameaça súbita não te diz nada?

    Like

  3. Anjo_Z says:

    @Mats

    Mesmo que as pegadas provassem (o que não provam) que os dinossauros estavam fugindo de medo, existiam N predadores e fenomes perfeitamente naturais (incluindo um tsunami, por exemplo) que faria qualquer bicho fugir de medo.

    Como disse em outro comentario, o fato é apenas um fato. Não prova o Dilúvio da mitologia das N religiões que falam de um DIlúvio.

    E realmente de se levar em conta que alguns milhões de anos de secagem do solo não foram interrompidos por erosão, chuva, granizo, outros animais, nem por um Dilúvio de proporções bíblicas…

    O que, assim como eu disse acima, não prova que o Diluvio não tenha existido. Apenas não se encontra indicios em nenhum lugar de um diluvio que cobriu o Everest tenha realmente ocorrido.

    E mesmo que se prove que um diluvio ocorreu, e que cobriu o Everest, ainda temos que responder:
    1- Como Noe conseguiu os animais;
    2- Onde estao os dinossauros;
    3- Onde esta Deus que antes matava milhares e hoje em dia não cura dedo decepado…

    E nem que se responda estas perguntas, seriam suficientes para converter os Esquimos ao Cristianismo, ja que estariamos provando as lendas sobre o Diluvio de N religioes diferentes…

    Abraços,
    Anjo_Z

    Like

  4. Nuno Dias says:

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1489208

    “mais de 3000 pegadas de pelo menos seis espécies diferentes”

    várias são certamente do mesmo animal, vamos assumir que cada um deixou 10 pegadas, resulta em cerca de 300 animais diferentes.

    “indica que os animais estavam em migração, ou a fugir em pânico de alguma ameaça súbita.”

    “distribuídas por três camadas distintas,”
    assumo que entre cada camada tenham decorrido vários(qts?) anos. Se estas 3000 pegadas são de 3 épocas distintas então estão a fugir por 3 vezes distintas ?! Dos 300 animais em cima, passam a ser 100 animais de cada vez.

    “Desde então foram desenterrados mais de 7600 fósseis de várias espécies nesse local,” – muita bicharada havia no local.

    Isto, diz-me que era um local muito povoado e curiosamente várias pegadas apontam no mesmo sentido, mas daí assumir o dilúvio ? Teria, pelo menos, que ser apoiado com depósitos de sedimentos.

    Mas se realmente fossem em fuga, há sempre o problema do dilúvio certamente destruir estas pegadas, talvez do impacto de um meteoro?

    Like

  5. Mats says:

    Mesmo que as pegadas provassem (o que não provam) que os dinossauros estavam fugindo de medo, existiam N predadores e fenomes perfeitamente naturais (incluindo um tsunami, por exemplo) que faria qualquer bicho fugir de medo.

    Ou isso, ou então fugindo e enormes quantiades de água. Não excluas essa possibilidade.

    Como disse em outro comentario, o fato é apenas um fato. Não prova o Dilúvio da mitologia das N religiões que falam de um DIlúvio.

    Não prova o Diluvio, mas se o Diluvio ocorreu, este é o tipo e coisa que seria de esperar. Por outra palavras, as observações estão de acordo com a Biblia.

    Se bem sabes, é um bocado difícil provar eventos que não se podem repetir. O que geralmente se faz é comparar as hipóteses e ver qual é que está de acordo com os dados. Quando fazemos isso, o Diluvio Bíblico vence facilmente.

    O que, assim como eu disse acima, não prova que o Diluvio não tenha existido. Apenas não se encontra indicios em nenhum lugar de um diluvio que cobriu o Everest tenha realmente ocorrido.

    Curiosamente, em montes altos muitas vzes se encontram fósseis de animais marinhos. Mais uma vez, isto esta de acordo com o Diluvio, portanto, a tua frase não é factual.

    E mesmo que se prove que um diluvio ocorreu, e que cobriu o Everest, ainda temos que responder:
    1- Como Noe conseguiu os animais;

    Deus os trouxe até ele.

    2- Onde estao os dinossauros;

    A maior parte extintos.
    Este ponto é curioso. Se nós cristãos não soubermos “onde estão os dinossauros”, como é que isso é evidência contra a realidade do Diluvio?

    3- Onde esta Deus que antes matava milhares e hoje em dia não cura dedo decepado…

    Quem decidiu que Deus tem a obrigação de curar decepados? Tu?

    E nem que se responda estas perguntas, seriam suficientes para converter os Esquimos ao Cristianismo, ja que estariamos provando as lendas sobre o Diluvio de N religioes diferentes

    Deve haver uma razão para haver lendas de um Diluvio em N religiões diferentes Porque achas que é assim? Não me venhas com a fábula de que toda as culturas experimentam “cheias locais”, porque as variadas histórias que correm muitas culturas mundians não falam de uma cheia local mas um Diluvio global.

    Considerando os dados da arquelogia, da História, da geografia, vês agora como tudo se ajusta com o Diluvio da Biblia? E se Deus está Certo sobre o nosso passado, então não há razõs para se duvidar sobre o nosso futuro.

    Se calhar existe um céu e um….. inferno.

    Pensa nisso.

    Like

  6. Anjo_Z says:

    @Mats
    Comentarios bloqueados?

    Like

  7. Anjo_Z says:

    @Mats

    “Não excluas essa possibilidade.”
    Como pessoa da Ciência antes de ser ateu, eu nunca excluo uma possibilidade.

    “se o Diluvio ocorreu, este é o tipo e coisa que seria de esperar”
    Porem, considero o Diluvio um mito ate agora. Se um Diluvio existiu, teriamos de ter muitos outros fatos, alem de marcas de animais em disparada… Como por exemplo uma explicação de onde veio e para onde foi toda a agua envolvida no mito.

    “as observações estão de acordo com a Biblia.”
    Se a Biblia narra um eclipse, e hoje em dia sabemos o que realmente é um eclipse, isso só indica que a Biblia é um livro de narrativa. Não prova nada. E mesmo que provasse, ainda assim não podemos validar o todo pela parte.

    “O que geralmente se faz é comparar as hipóteses e ver qual é que está de acordo com os dados. Quando fazemos isso, o Diluvio Bíblico vence facilmente.”
    Vence facilmente? Apenas porque vc assim o quer e é o dono do blog…

    Vejamos…
    Tsunami/Terremoto/Queda de Meteoro vs Dilúvio Mítico:
    Animais em disparada? Sim, Sim.
    Pegadas que nunca sumiram (devido acumulo de sedimentos)? Sim, Não.
    Grande Massa de água que ninguem explica origem e destino? Não, Sim

    Desastres naturais 3, Dilúvio 1. Desastres Naturais WINS! E nem precisa ser de perfect…

    “Curiosamente, em montes altos muitas vzes se encontram fósseis de animais marinhos. Mais uma vez, isto esta de acordo com o Diluvio, portanto, a tua frase não é factual.”
    O que não é um fato é o Dilúvio. Não há nada de inexplicavel no fato curioso. Placas tectonica colidem, o solo sobe e o que era leito do mar vai parar em alturas elevadas. Não precisamos de um deus nem de um dilúvio para fazer isso, a Terra faz sozinha…

    “1- Como Noe conseguiu os animais? Deus os trouxe até ele.”
    Ok, entramos no campo de Deus, onde nenhuma explicação é necessária.

    Pessoalmente, acho que o Deus Bíblico tinha um orçamento de efeitos especiais para gastar, pois se ele criou o Universo inteiro, ele não precisava de uma chuva para matar a Terra, poderia ter feito isso estalando seus dedos, literalmente. “Todos os envolvidos neste drama tem uma tendencia ao exagero…”

    “2- Onde estao os dinossauros? A maior parte extintos.”
    Então… Eles entraram na arca apenas para morrer depois… ok…

    “Quem decidiu que Deus tem a obrigação de curar decepados? Tu?”
    Eu não, pq não creio n’Ele, mas os milhares de amputados todos os anos que creem nele, baseado nos trechos da Biblia onde diz que se vc pedir com fé, Jesus atende…

    “Deve haver uma razão para haver lendas de um Diluvio em N religiões diferentes Porque achas que é assim?”
    Tirando incendios florestais e terremotos, um grande problema para culturas de caçadores/coletores era a chuvatam…

    “Não me venhas com a fábula de que toda as culturas experimentam “cheias locais”, porque as variadas histórias que correm muitas culturas mundians não falam de uma cheia local mas um Diluvio global.”
    Olha, eu apresento um argumento racional, agora se vc quer chamar a religião dos outros de Fábulas e a sua de História, ai é um problema seu…

    “Considerando os dados da arquelogia, da História, da geografia, vês agora como tudo se ajusta com o Diluvio da Biblia? E se Deus está Certo sobre o nosso passado, então não há razõs para se duvidar sobre o nosso futuro.”

    Mats, não há nenhum dado conclusivo nas tuas afirmações, mas continuo respeitando a sua opinião e agradeço o espaço para discordar de suas afirmações.

    Agora, já que você conhece as outras religiões do globo e a unica que te falou ao coração foi o Igreja Católica Apostólica Romana, considere o seguinte:

    1- Muitas religiões tem seu mito sobre o Dilúvio Mundial, e todas dizem ser verdadeiros…
    2- Tu dizes que o Diluvio é Verdadeiro e Provado Cientificamente…
    3- Tu dizes que o a Biblia é verdadeira pq acerta o Dilúvio…
    4- Tu dizes que a Biblia então esta TODA certa…

    Isso não quer dizer que validamos então as OUTRAS religiões que tambem afirmam que estão certas e que se apoiam no Dilúvio?

    Se não, isso quer dizer que apenas a SUA é a certa e a dos outros são Fábulas?

    “Se calhar existe um céu e um….. inferno.
    Pensa nisso.”
    E se não houver?E se Alah ou Zeus for o verdadeiro e os outros são falsos?
    Prefiro viver a minha vida, lutar pela liberdade, igualdade e pelos meus direitos. Se, e aqui cabe um grande SE, algum Deus tiranico quiser me torturar eternamente por causa disso, azar o dele 🙂

    Abraço,
    Anjo_Z

    Like

  8. Mats says:

    Anjo,

    Sim, tinhas lá um longo comentário pendente. Mas já tirei. Desculpa lá.

    Like

  9. Mats says:

    “Não excluas essa possibilidade.”
    Como pessoa da Ciência antes de ser ateu, eu nunca excluo uma possibilidade.

    Então não excluas o Dilúvio à partida. Aceita todas as hipóteses, e depois vê qual é a que melhor se ajusta aos dados. Isso sim é científico.

    “se o Diluvio ocorreu, este é o tipo e coisa que seria de esperar”
    Porem, considero o Diluvio um mito ate agora.

    Mas eu não perguntei sobre o que tu consideravas, mas sim afirmei que este tipo de evidência, enumerada no post, está de acordo com o Dilúvio de Noé.

    Se um Diluvio existiu, teriamos de ter muitos outros fatos, alem de marcas de animais em disparada… Como por exemplo uma explicação de onde veio e para onde foi toda a agua envolvida no mito.

    Do céu e de debaixo da Terra. Vê este post, e vê os posts relacionados no blog do Sabino. Ele tem lá muita informação sobre isso.
    Hás-de vêr que há muita informação científica que se ajusta perfeitamente com a Bíblia. Peço-te encarecidamente, sê de mente aberta e lê a informação lá presente. Seguidamente faz esta pergunta a ti mesmo: “Se o Dilúvio verdadeiramente aconteceu, não é isto que seria de esperar?”

    Tu vais vÊr como a Bíblia está de acordo com as evidências, e vais vêr que muitas das coisas que nos foram ensinadas são fábulas com o propósito de nos afastar de Deus.

    “as observações estão de acordo com a Biblia.”
    Se a Biblia narra um eclipse, e hoje em dia sabemos o que realmente é um eclipse, isso só indica que a Biblia é um livro de narrativa. Não prova nada.

    Mas eu não disse que provava, mas sim que estava de acordo.

    “O que geralmente se faz é comparar as hipóteses e ver qual é que está de acordo com os dados. Quando fazemos isso, o Diluvio Bíblico vence facilmente.”
    Vence facilmente? Apenas porque vc assim o quer e é o dono do blog…

    Felizmente, o mundo não se move de acordo com o que eu quero.

    Vejamos…
    Tsunami/Terremoto/Queda de Meteoro vs Dilúvio Mítico:

    Decides à partida que é “mítico”? Isso não é muito científico. Um verdadeiro homem da ciência analisa ambas as hipóteses seriamente sem assumir à partida que uma delas é falsa. Tu dizes que és um homem de ciência, mas as tuas palavras estão a trair o que disseste anteriormente.

    Desastres naturais 3, Dilúvio 1. Desastres Naturais WINS! E nem precisa ser de perfect…

    Mas, o que foi encontrado está de acordo com o Dilúvio ou não?

    “Curiosamente, em montes altos muitas vzes se encontram fósseis de animais marinhos. Mais uma vez, isto esta de acordo com o Diluvio, portanto, a tua frase não é factual.”

    O que não é um fato é o Dilúvio. Não há nada de inexplicavel no fato curioso. Placas tectonica colidem, o solo sobe e o que era leito do mar vai parar em alturas elevadas.

    Exactamente o que aconteceu no Dilúvio.

    Não precisamos de um deus nem de um dilúvio para fazer isso, a Terra faz sozinha…

    Ou então Deus fez isso. Não excluas nenhuma hipótese.

    “Quem decidiu que Deus tem a obrigação de curar decepados? Tu?”

    Eu não, pq não creio n’Ele, mas os milhares de amputados todos os anos que creem nele, baseado nos trechos da Biblia onde diz que se vc pedir com fé, Jesus atende…

    Mostra-me o verso que diz que Deus vai curar os amputados sempre que eles orarem a Ele. Eu quero ver esse verso.

    “Deve haver uma razão para haver lendas de um Diluvio em N religiões diferentes Porque achas que é assim?”

    Tirando incendios florestais e terremotos, um grande problema para culturas de caçadores/coletores era a chuvatam…

    Já sabia que irias dizer isso. Eu disse “lendas de Dilúvio”.

    “Não me venhas com a fábula de que toda as culturas experimentam “cheias locais”, porque as variadas histórias que correm muitas culturas mundias não falam de uma cheia local mas um Diluvio global.”

    Olha, eu apresento um argumento racional, agora se vc quer chamar a religião dos outros de Fábulas e a sua de História, ai é um problema seu…

    O que eu digo é que a existência de várias narrativas sobre um Dilúvio universal nas várias culturas é algo que está de acordo com a Bíblia. Se o Dilúvio aconteceu, isso é o que seria de esperar.

    Mais uma vez se vê que os dados históricos estão de acordo com a Bíblia.

    Agora, já que você conhece as outras religiões do globo e a unica que te falou ao coração foi o Igreja Católica Apostólica Romana, considere o seguinte:

    Quem disse que eu sou católico? Isso não é muito científico da tua parte.

    “Se calhar existe um céu e um….. inferno.
    Pensa nisso.”

    E se não houver?

    Então Hitler, Stalin e todos os ditadores conseguiram escapar dos males que causaram. Que bom, certo? Mataram milhões e nem tem que responder por isso.

    Se houver inferno, todos aqueles que morrem no seu pecado (mentiras, roubos, fornicação, maus pensamentos acerca de mulheres, blasfémias, adultérios, etc) vão ser lançados no fogo eterno.

    Diz-me: alguma vez mentiste na tua vida? O que é que isso faz de ti? Um mentiroso, certo? Alguma vez já roubaste? O que é que isso faz de ti? Alguma vez olhaste para uma mulher de forma menos própria? Segundo a Bíblia, isso é pecado.

    O que é que achas que Deus vai fazer a um mentiroso, ladrão, blasfemo e adultero?

    Cuidado, Anjo. A vida é uma só. Não tem duas não.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s