Formigas do deserto orientam-se com mapas de odores

Mais uma instância onde o design no mundo animal é feito manifesto.

Formigas do deserto orientam-se com mapas de odores

por FILOMENA NAVES

Formigas do deserto orientam-se com mapas de odores

Insectos usam as duas antenas para cheirar em estéreo.

Vêem, mas acima de tudo cheiram. E por causa disso conseguem produzir um sofisticado mapa de odores do local onde se encontram para regressarem direitinhas ao ninho. Se assim não fosse, as formigas do deserto da espécie Cataglyphis fortis perder-se-iam irremediavelmente.

A descoberta é de uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck em Jena, na Alemanha, que estudou e treinou formigas daquela espécie no deserto da Tunísia para perceber a sua estratégia de orientação naquela paisagem desolada. O artigo foi publicado na Frontiers in Zoology.

Markus Knaden, Kathrin Steck e Bill Hansson seguiram a pista das formigas no deserto e verificaram que elas saem todos os dias do ninho para procurar alimento. Afastam-se no máximo cerca de cem metros e quando encontram o que querem regressam imediatamente a casa.

Os investigadores identificaram por cromatografia as assinaturas químicas dos odores que as formigas utilizam para se orientarem de regresso ao ninho, através do deserto – cada micro-habitat tem uma assinatura específica que as formigas conseguem reconhecer.

Em seguida, a equipa treinou formigas para estas reconhecerem odores associados à entrada do seus ninhos e fizeram experiências para testar a sua capacidade de reconhecimento daqueles odores específicos, no meio de outros, colocando-as em lugares desconhecidos para elas. E as formigas foram direitinhas ao local com o odor ao qual tinha sido associado o seu ninho durante a fase de aprendizagem.

“Conseguiram aprender a reconhecer os odores e a orientar-se no terreno”, explicou o cientista Markus Knaden, citado pela BBC News.

O segredo das formigas é que elas reconhecem os cheiros com as duas antenas e não com uma apenas. Ou seja, elas cheiram em estéreo, como acontece também com os ratos.

Para Markus Knaden, é uma estratégia de sobrevivência numa região extrema. “O deserto hostil parece exigir uma capacidade de orientação que combine qualquer pista disponível”, afirmou à BBC News. A equipa quer estudar a seguir a relação entre o odor e a visão no contexto desta estratégia.


Agora, para concluir, resta perguntar aos nossos amigos ateus qual é a hipótese que melhor explica a origem de sistemas de navegação que usem o odor como guia:

1. Evolução (sem plano, sem inteligência, sem guia e sem direcção)

ou

2. Design inteligente (planeamento, sofisticação, elegância, etc) ?

Qualquer pessoa não ébria com o o darWINE verá sem dificuldade a presença de Design Inteligente na origem dos sistemas de navegação das formigas. O ateu, por outro lado, possuidor de um sistema “lógico” diferente do resto do população, não verá nenhuma evidência de design em sistemas de navegação. Para ele, estes sistemas fazem-se a si mesmos através dos milhões de anos.

Faz todo o sentido, certo? Se és um ateu, pensa só nas coisas ridículas que o ateísmo te leva a acreditar. Depois disso, leva em consideração o que a Bíblia diz sobre as origens do universo, e pergunta-te se existe alguma observação que contradiga o que a Palavra de Deus diz.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia, Biologia, Ciência and tagged , , . Bookmark the permalink.

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s