A incapacidade moral do ateu de aceitar que tem uma alma

Há uma coisa que provavelmente não foi dita na discussão que o Ludwig levantou acerca da sua inabilidade de “encontrar” a alma: Nós não temos uma alma. Nós somos a alma. O que nós temos é um corpo físico.

Por isso é que muitas pessoas de diferentes locais, credos, etnias e estratos socias, quando atravessam aquilo que é conhecida como NDE (Experiência Quase Morte), reportam terem adquirido conhecimento sobre o mundo à sua volta mesmo quando o seu corpo físico estava clinicamente sem vida.

A típica resposta de “falta de oxigénio no cérebro” (ou outra tentativa de salvar o naturalismo) não está de acordo com os dados recolhidos em todo o mundo por médicos com reputação credível.

Portanto, um ser humano a tentar “encontrar” a alma, é a mesma coisa que nós tentarmos ver os nossos próprios olhos sem ajuda externa (sem espelho, etc).

Para termos informação sobre o mundo imaterial não só precisamos de ajuda externa (tal como precisamos de algo análogo a um espelho para vermos os nossos próprios olhos), mas temos que ter acesso a uma Fonte de Informação Autoritária sobre o dito mundo material.

O ateísmo religioso não tem nenhuma (para além dos auto-configurados e subjectivos “modelos”) mas o Cristianismo tem: a Bíblia.

Tal como em todas as áreas da existência humana, o ateísmo deixa os ateus totalmente à deriva no que toca à componente mais importante do ser humano.


About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Religião, Sociedade and tagged , , , . Bookmark the permalink.

11 Responses to A incapacidade moral do ateu de aceitar que tem uma alma

  1. ND says:

    “o ateísmo deixa os ateus totalmente à deriva no que toca à componente mais importante do ser humano. ”

    portanto, o ateísmo (tenta) explica a sua existência e percepção do mundo pelas combinações eléctricas no cérebro, os fanáticos em Deus pela… alma.
    E nós somos quem anda à deriva?! eh! eh! eh!

    Like

  2. Mats says:

    Nuno Dias,

    “o ateísmo deixa os ateus totalmente à deriva no que toca à componente mais importante do ser humano. ”

    portanto, o ateísmo (tenta) explica a sua existência e percepção do mundo pelas combinações eléctricas no cérebro, os fanáticos em Deus pela… alma.
    E nós somos quem anda à deriva?! eh! eh! eh!

    Mas os “fanáticos” não dizem que TUDO o que acontece com o ser humano é por causa da alma, Os “fanáticos” apenas dizem que o vosso ateísmo obriga-vos a deixar de fora a parte mais importante do ser humano, a sua natureza espiritual (imaterial).

    Mais uma vez se vê que o ateísmo é maléfico para a sociedade.

    Like

  3. José Simões says:

    Isso mostra

    “A incapacidade moral do crente de aceitar que não tem uma alma”

    José Simões

    Like

  4. krebys says:

    pena que alma nao é algo que possa ser provado… pena

    🙂

    Like

  5. Mats says:

    Krebys,
    Como é que sabes que a alma é algo que não possa ser provado?

    Like

  6. Marcelo says:

    ADOREI CONHECER ESSE BLOG.
    CREIO EM DEUS, TENHO FÉ QUE EXISTE UM CRIADOR.
    MAS POR FAVOR, ME AJUDEM, SE TEMOS UMA ALMA, E AS CRIATURAS DE DEUS, DESDE, UMA FORMIGA QUE SE MOSTRA INTELIGENTE DENTRO É CLARO DE SUA CAPACIDADE, OU ATÉ MESMO UM CACHORRO QUE MUITAS VEZES SÓ FALTA FALAR, COMO EXPLICAMOS, ELES TEM ALMA, PORQUE ME PARECE QUE SOMENTE UM ESPIRITO, UMA ALMA, CONSEGUIRIA EXECUTAR CERTAS PECULIARIEDADES.
    VCS. PODERIAM ME DAR UMA EXPLICAÇÃO.

    GRATO

    MARCELO

    Like

  7. Mats says:

    Marcelo,
    Pergunta difícil. Eu não sei se os cães e as formigas tem alma, mas estou seguro que ambos tem em si uma componente imaterial. Não creio que seja uma alma no sentido humano, mas deve ser alguma coisa.

    Like

  8. Marcelo says:

    OBRIGADO MATS., PELA REPOSTA, ME AJUDOU, MAS VOU CONTINUAR PESQUISANDO.

    GRATO

    MARCELO

    Like

  9. Denise says:

    Olá.
    Li apenas esta pagina em seu blog, buscando no google sobre algo como ‘ a alma ter um corpo e nao o contrario’, então talvez vc já saiba e ja tenha até postado, mas eu soube esse ano: q os maiores cientistas da historia, descobriram a essencia da vida, a divindade e assim perceberam a propria pequenez diante da Criação. Isaac Newton – A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito. A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.
    Isaac Newton – Construímos muros demais e pontes de menos.
    Tenho outras citações de outros cientistas. Apesar q , se Deus deu o livre arbitrio, quem sou eu… Quem quer crer, nao busca bases, pois fé é crer no invisível. Crer no que se vê nao se nomearia fé, mas sim constatação. Mas quem nao quer crer, se arma. Uso o termo ‘querer’, pois na biblia se le que quem buscar sabedoria, a alcansará. E as historias de ex ateus começam como um pedido clemente à Deus, anteriormente a uma dádiva e consequente fé. Isto é constatação de Deus aos que creem e ‘coincidencia’ aos q nao creem.
    Abraços

    Like

  10. asafe says:

    ah que se dane,num vou ver comentario ateu ¬¬

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s