O Prof. Gershon Galil da Universidade de Haifa explicou o seu significado:
Isto indica que o Reino de Israel já existia no século 10 a.C., e que alguns dos Textos Bíblicos foram escritos centenas de anos antes presentes nas pesquisas actuais.
Esta evidência aparentemente refuta a interpretação minimalista da história Bíblica. Esta visão alega que nunca existiu um reino pertencente a David e Salomão.
A EurekAlert afirma:
Isto está em oposição às datas da composição da Bíblia aceites hoje em dia, que nunca haveria de aceitar a possibilidade da Bíblia (ou partes dela) terem sido escritas durante este período antigo
TRADUÇÃO: os críticos diziam uma coisa, mas a ciência arqueológica confirma o que os cristãos sempre disseram.
De acordo ainda com o artigo na EurekAlert, inferências mais significativas podem ser feitas:
O Prof. Galil ressalva também que a inscrição foi descoberta numa zona provincial da Judeia. Ele explica que se havia escribas na periferia, pode ser assumido que aqueles que habitavam a região central e Jerusalém eram escritores ainda mais proficientes.“Agora pode ser mantido que era perfeitamente razoável que durante o século 10 a.C. – durante o reinado do Rei David – havia escribas em Israel capazes de escrever textos literários e historiografias complexas tais como os Livros de Juízes e Samuel.”
Ele acrescenta que a complexidade do texto descoberto em Khirbet Qeiyafa, bem como as fortificações impressionantes encontradas na área, refutam a alegação que nega a existência do Reino de Israel durante esta altura.
O texto da inscrição é relativo ao tratamento a dar aos mais desfavorecidos da sociedade. A inscrição não é literalmente tirada da Bíblia (verbatim) mas é semelhante a passagens que expressam preocupação com as viúvas, órfãos e os pobres. A tradução inglesa lê
“you shall not do [it], but worship the [Lord]. Judge the sla[ve] and the wid[ow]. Judge the orph[an] [and] the stranger. [Pl]ead for the infant; plead for the po[or and] the widow. Rehabilitate [the poor] at the hands of the king. Protect the po[or and] the slave; [supp]ort the stranger.”
Isto expressa uma moralidade que vem da Bíblia. E se calhar “o Rei”, era o Rei David.
Conclusão:
Se quanto mais atrás no tempo nós vamos, nós vemos que a Bíblia está de acordo com os factos conhecidos, porque é que a Bíblia não estaria certa na sua descrição das nossas origens? Não há motivos científicos para se rejeitar a descrição Bíblica das nossa origens, mas apenas motivos ideológicos.
Pois bem, os ateus são livres de terem a ideologia que bem entenderem mas eles que se mentalizem que é a Bíblia que está de acordo com a História, e não o ateísmo.
Até agora, muitos académicos mantiveram a crença de que a Bíblia Hebraica foi escrita no século 6 a.C., porque se pensava que a escrita Hebraica não se tinha originado antes dessa altura. Mas o recentemente decifrado texto Hebraico é cerca de 4 séculos mais antigos, segundo os cientistas.
que a Bíblia é antiga e que existiam tribos judaicas já toda a gente sabe.
Os Lusiadas também falam dos feitos dos portugueses.
LikeLike
O que muitos não sabem ou não querem saber é que a arqueologia confirma a veracidade da Bíblia.
LikeLike
Nuno Dias,
Os naturalistas não acreditam que a Bíblia foi escrita na altura que ela diz ter sido escrita. Alguns iluminados diziam que os Primeiros 5 Livros da Bíblia nunca poderiam ter sido escritos por Moisés porque supostamente não havia escrita na altura. A arqueologia refuta essa crença, e confirma a Bíblia.
LikeLike
Tudo falado, muito bem explicado, agora gostaria que alguém falasse. Onde entre os anunnakis nessa história, ele estavam aquí no mínimo a 450.000 mil anos (quanto tempo tem o conjunto de livros ???). E todo o conjunto de livros é simplesmente cópias das placas cuneiformes com passagens iguaizinhos, e ao longo do tempo, traduções e mais traduções, mudando os nomes, passagens são as mesmas, como pode ser verdade ??? Nas placas cuneiformes diz que quem veio ver a torre construída pelo homem foi ANU, e aí como fica ??? No conjunto de livros fala que foi deus, e aí como fica ??? Qual é a verdade ??? Acho que temos que pesquisar mais, acordar e, sair dos DOGMAS que nos cega desde sempre. Um abraço a todos.
LikeLike