Historias da Bíblia em povos antigos: Torre de Babel

Algo interessante que ressalva o quão fiável a Bíblia é.

Por toda a Austrália, e sem se aperceberem da ligação, os Aborígenes possuem lendas e histórias que são muito parecidas com as histórias Bíblicas.

Por exemplo, quando George Rosendale no norte de Queensland ouviu pela primeira vez a história da Torre de Babel (enquanto criança e durante a Escola Dominical) ele levantou o braço e disse:

Vocês brancos tem a história totalmente distorcida. A história das línguas não aconteceu para lá dos mares. A minha avó disse que aconteceu aqui, perto de Cooktown.

A sua avó tinha ouvido a história quando ela era pequena, muito antes dos missionários chegaram.12

Reparem que estas histórias nunca são sobre eventos depois da Dispersão de Babel, isto é, elas podem ser reminiscentes de Adão e Eva no Jardim, o Dilúvio e Babel, mas nada sobre Moisés atravessar o Mar Vermelho, por exemplo.

A razão é óbvia: depois da dispersão que Deus causou (Génesis 11), deixou de haver interacção entre os povos de onde procedem os Aborígenes e os povos que deram origem aos Hebreus.

Isto é exactamente o que seria de esperar se a Bíblia fosse historicamente fiável. A existência de lendas e histórias um pouco por todo o mundo semelhantes aos eventos reportados na Bíblia apontam para uma fonte comum.

Não deixa de ser curiosa a posição dos ateus: quando eles observam semelhanças entre as formas de vida eles erradamente inferem que toda a vida deve ter um ascendente comum. Afinal, os animais não possuem um parente comum, como é que se explicam as semelhanças? No entanto, quando se observam semelhanças entre lendas e histórias mundiais acerca de um Dilúvio, eles já não inferem uma “origem comum”, mas sim “várias descrições localizadas de eventos distintos”.

Excepto no que toca ao Épico de Gilgamesh; neste caso, como há muitas semelhanças, e como aparentemente o Épico foi escrito antes de Génesis, os ateus dizem que Génesis e Gilgamesh tem uma origem comum. Segundo os cépticos, a Bíblia copiou o mito.

Não lhes passa pela cabeça aceitar que provavelmente Gilgamesh e Génesis reportam o mesmo evento histórico. Como esta hipótese contradiz o seu evolucionismo, a mesma tem que ser ideologicamente rejeitada.

Portanto, a “lógica” do ateu funciona assim:

1. Semelhanças entre os animais >> origem comum.

2. Semelhanças universais entre as descrições dum Dilúvio global >> origem distinta.

3. Semelhanças entre Gilgamesh e Génesis >> origem comum outra vez!

Conclusão:

A existência de tais lendas e histórias em povos tão afastados do Médio Oriente esta bem de acordo com o que seria de esperar se o que a Bíblia relata aconteceu como reportado.

Houve verdadeiramente um Dilúvio que cobriu toda a Terra, e após isso houve uma Dispersão. Os povos levaram consigo a memória desses eventos e foram passando de geração em geração através dos séculos. Claro que, como eram maioritariamente tradições orais, muitos acrescentos foram feitos. Felizmente que Deus preservou a Reportagem dos eventos num Livro com o nome de “Bíblia”.

Graças Te damos, Pai Celestial, por teres tido o cuidado de preservar a Tua Palavra através dos séculos para nosso benefício. Neste mundo de escuridão e pecado, a Tua Palavra – a Bíblia Sagrada – é de facto Lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminhar (Salmo 119:105).

Que Deus nos ajude a propagar Esta Palavra que Ele teve tanto cuidado a preservar, e mais importante ainda, que Essa Mesma Palavra seja preservada dentro de nós para os combates que se avizinham.


“Guarda e ouve todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e aos teus filhos depois de ti, para sempre, quando fizeres o que for bom e recto aos Olhos do Senhor, teu Deus.”
DEUTERONÓMIO 12:28

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia and tagged , , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Historias da Bíblia em povos antigos: Torre de Babel

  1. Jaime says:

    Para mim está provado: histórias parecidas, origem comum, logo tudo na Bíblia é verdade e Deus existe. Imagina até que ontem eu contei a história de ter tropeçado na rua, e um amigo disse-me: «Tenho uma história igualzinha»! Donde concluímos que temos origens comuns, isto é, somos irmãos. Ou pelo menos primos.

    (Quanto a “Semelhanças entre os animais >> origem comum”, ver a noção de evolução convergente.)

    Like

  2. Sim, Sim!
    Somos todos homens e tropeçamos. Somos a imagem e semelhança de Deus.
    Graças a Deus por nosso Senhor Jesus Cristo que redimiu àqueles que creem em seu precioso nome!

    Like

  3. ANDERSON DU LUSTOZA says:

    É mesmo, gilgamesh e genesis contam a mesma historia, portanto adão e eva, o diluvio e a torre de babel existiram… AH, NÃO SE ESQUEÇÃO QUE 99,9% DOS POVOS ANTIGOS ACREDITAVAM EM VARIOS DEUSES, ENTÃO ELES ESTÃO CERTOS, NÉ ? OPA, MAS SOH OS JUDEUS ACREDITAVAM NA CRIAÇÃO EM 7 DIAS !!! AHHH…

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s