Adesivo desligável poderá permitir andar pelas paredes

Design Inteligente na Biologia mais uma vez feito aparente.

Redação do Site Inovação Tecnológica

Aparelho adesivo poderá permitir que humanos andem pelas paredes

A tensão superficial da parte exposta das gotas de água, que se projetam ligeiramente acima da superfície da placa porosa, é suficiente para que o dispositivo grude em outra superfície. [Imagem: Steen/Vogel]

Será possível que um dia os humanos andem pelas paredes, como as lagartixas ou o Homem-Aranha?

Um novo aparelho, cujo efeito adesivo pode ser ligado e desligado, acaba de ser construído por engenheiros da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Ele ainda não é capaz de suportar uma pessoa, mas pode ser uma esperança para quem sonha em trocar a lâmpada sem precisar de uma escada.

Bioinspiração.

Segundo os pesquisadores, o mecanismo de adesão rápida e desligável – que funciona com base na tensão superficial da água – poderá levar a aplicações como sapatos ou luvas que grudem e se soltem das paredes ao comando do usuário, ou a adesivos do tipo Post-It capazes de suportar pesos.

Mas donde é que veio a inspiração? De forças aleatórias? Não. Da natureza.

O projecto do aparelho de adesão foi inspirado em um besouro endémico no estado norte-americano da Florida, que gruda nas folhas com uma força capaz de sustentar 100 vezes o seu próprio peso. E é capaz de soltar-se instantaneamente.

Se um dos cientistas envolvidos na pesquisa disse no fim que o dito besouro tinha sido “seleccionado” como resultado de “pressões evolutivas”, será que o nosso conhecimento do mecanismo da dito insecto seria aumentado? Ou será que essa declaração seria totalmente irrelevante?

Acho que nós sabemos a resposta para isso.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia, Ciência and tagged , . Bookmark the permalink.

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s