Aprendendo com Deus: Retina artificial em olho biónico

E disse-lhe o Senhor: “Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou Eu, o Senhor?”
Êxodo 4:11

Impressionante como os cientistas continuam a tentar imitar o suposto “mau design” presente nas formas de vida. Se é assim tão mau, porque é que os engenheiros tentam construir sistemas análogos?

O olho biónico, fabricado por uma empresa emergente australiana, está pronto para ser implantado no primeiro paciente humano. Consiste numa câmara superminiaturizada e de um microchip implantado na retina do paciente projectados para dar melhor qualidade de vida a pacientes com perda visual decorrente da retinite pigmentosa e da degeneração macular.A câmara, montada na estrutura de um par de óculos, capta a entrada visual, transformando-a em sinais eléctricos que são enviados para o microchip que, por sua vez, estimula directamente os neurónios da retina que continuam saudáveis, apesar da enfermidade. O implante permite que os pacientes ganhem uma visão em baixa resolução, devido ao pequeno número de células sadias da retina, e limitada pela quantidade de eléctrodos da retina artificial.

O objectivo dos cientistas é passar de algumas manchas de claridade pouco definidas para uma visão biónica verdadeira dentro de cinco anos. Até lá, planeiam contar com uma retina artificial implantada na parte posterior do olho, recebendo os sinais captados pelas câmaras por meio de ligações sem fios.

Mais artigos relacionados com o sistema de visão:

1. A Visão dos Vertebrados
2. Sistema de Visão: Aprendendo com Deus
3. Existe “Mau Design” No Sistema de Visão?
4. Micro Maravilhas do Visão Humana
5. A Visão que Veio do Céu
6. A Vista Sensível
7. Pode a ciência construir um olho?
8. Visão Humana Inspira Avanço em Visão Informática

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Ciência and tagged , , . Bookmark the permalink.

1 Response to Aprendendo com Deus: Retina artificial em olho biónico

  1. Darcy says:

    Mats,

    Lá se vão quase 5 anos desta postagem (parabéns!) e, como já se tornou rotina, a ciência continua a tornar cada vez mais evidente (e imenso) o abismo entre as declarações religiosas evolucionistas e a realidade das descobertas: a retina, fantasiada e propalada pelos darwinistas como “erro”(!) de engenharia e, por isso, “evidência”(!) de evolução, revela o acerto de um design de estrutura otimizada para seu “propósito”.

    http://darwins-god.blogspot.com.br/2015/02/its-just-getting-worse-our-retina.html

    http://iliocentrism.blogspot.com.br/2015/03/about-tidy-minded-engineers-and-our.html

    Como diz o Professor Marcos Eberlin (cientista expoente do Design Inteligente no Brasil, autor de mais de 500 artigos científicos e descobridor da “Reação Eberlin”): “Fomos planejados”.
    http://www.fomosplanejados.com.br/

    Glórias ao Projetista!

    “Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”
    Apocalipse 14:7

    Um abraço!

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s