A Evolução da Voz, ou Como Estragar Um Bom Artigo Com Referências à Mitologia Evolutiva

Leiam este artigo e vejam qual é a parte que é ciência e qual é a parte que é mitologia.

Voz masculina revela força física

Homens e mulheres podem avaliar a força da parte superior do corpo de um homem baseado somente na voz desse homem, segundo um estudo publicado na revista “Proceedings of the Royal Society B”.

Uma equipe liderada por Aaron Sell, da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, gravou as vozes de mais de 200 homens dos EUA, Argentina, Bolívia e Romênia. Os homens repetiam frases curtas em suas línguas. Eles também passaram por uma bateria de testes para medir a força da parte superior do corpo.

Quando estudantes universitários escutaram as gravações, eles conseguiam inferir com grande precisão a força do homem, independentemente da língua usada, usando uma tabela de sete pontos, de “fraco” a “forte”.

A precisão dos julgamentos dos estudantes era similar se eles olhassem para fotos dos homens, indicando que a voz provê tanta informação sobre a força do homem quanto uma foto.

Ainda não se sabe que aspectos da voz masculina são associados com força física, já que não havia associação entre a força do homem e a frequência ou o timbre de sua voz.

O resultado foi uma surpresa, pois se pensava que vozes mais grossas estavam associadas a homens mais fortes.

O estudo sugere que a voz masculina pode ter evoluído como um indicador da capacidade de luta.

Não estava mesmo à espera que de uma artigo com uma experiência tão interessante alguém tirasse o coelho evolutivo da cartola das mentiras.

Sim, a voz evoluiu como “indicador da capacidade de luta”. Quem tinha voz mais forte, era fisicamente mais forte. Os que tinham vozes mais fracas foram rejeitados pelas mulheres, e por isso é que hoje em dia só há homens com vozes forte.

Isto é o que se chama “mito da evolução”. Basta inventar um cenário, e dizer que “pode ter evoluído”, e pronto. Não são precisas evidências de dados confirmadores.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , . Bookmark the permalink.

1 Response to A Evolução da Voz, ou Como Estragar Um Bom Artigo Com Referências à Mitologia Evolutiva

  1. Jaime says:

    Treta. Os homens têm voz de trovão porque Zeus quis. Ponto final.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: