“Porque é que Deus não cura amputados?”


E alguns deles disseram: Não podia Ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?

João 11:37

O Luciano fez menção a um vídeo onde ateus tentam influenciar o público com imagens chocantes. Segundo a sempre eficiente “lógica ateísta”, se Deus existisse, Ele haveria de curar todos os amputados. Como Deus não cura os amputados, então Deus não existe.

Infelizmente os ateus não nos dizem porque é que Deus teria que curar todos os amputados: eles dizem que é isso que Deus deveria fazer, e mais nada. Temos que acreditar neles. Claro que se Deus curasse todos os amputados do mundo, os ateus mudavam-se para os cegos: “Porque é que Deus não cura todos os cegos do mundo?!!” – diriam eles. Se Deus curasse todos os cegos, eles passariam para os surdos. E assim por diante. Este padrão revela mais má vontade do que razões lógicas para se rejeitar o Criador.

Isto nada mais são que argumentos emotivos com a finalidade de chocar a audiência.

Para além disso, este tipo de argumento assume conhecimento que eles não justificam, nomeadamente, as motivações de Deus. Quem sabe a razão porque Deus faz e deixa de fazer algumas coisas?

Nós sabemos muito da Vontade de Deus à medida que Ele nos revela, mas As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porém, as reveladas são para nós e para os nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei.” (Deut. 29:29)

Segundo, se esta questão está a ser feita dentro do Cristianismo, então deve-se recorrer ao Cristianismo para defende-la. Dentro da visão cristã, a resposta para essas deformações é simples: vivemos num mundo amaldiçoado pelo pecado, e portanto, coisas más estão destinadas a acontecer. Aliás, nós nem nos deveríamos admirar quando coisas más acontecem, mas sim ficar surpresos quando coisas boas acontecem (o nascimento de um filho, por exemplo)

Terceiro, do ponto de vista ateu, esta questão não faz sentido nenhum. Segundo a evolução ateísta, as mutações aleatórias geram melhorias mas também geram coisas más. A natureza “não tem culpa” que algumas mutações causem deficiências. Aconteceu porque aconteceu, ponto final. A natureza “não tem culpa” que os homens façam guerras uns com os outros, e que por vezes seja necessário amputar as pernas de alguns feridos. São coisas que acontecem num mundo guiado pelas forças da natureza (impessoais, frias, sem emoções e distantes). É o mundo que o ateu julga ser o único que existe.

Dada esta situação, do que é que o ateu se queixa? Se quer se queixar, queixe-se à natureza e não ao Deus que ele verbalmente diz não acreditar (embora a sua constante referência ao “mal” seja evidência para o facto dele saber que Deus existe). Ele não tem argumentos lógicos, e por isso apela à emotividade.

Só que argumentos emotivos não são forma válida para se propagar o ateísmo.


Ver também:

1. Ateísmo e argumentos emotivos

2. CS Lewis: O Ateu Não Tem Justificação Para Usar o Argumento do Mal

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Pecado, Religião, Sociedade and tagged , , , . Bookmark the permalink.

13 Responses to “Porque é que Deus não cura amputados?”

  1. Dumane says:

    Certa vez uma pessoa que vivia numa selva foi levada a uma cidade. Ele ficou boquiaberto com aquilo que via. Nesta cidade ele foi levado a um shopping, mais admirado ficou. Dentro deste shopping o guia que estava com ele, levou-o a andar de elevador, bem nem imaginam a cara do tipo.
    Mas porque é que que ele ficou admirado com tudo aquilo? Bom…a partir daí e retornando à selva ele não falava noutra coisa senão no elevador(risos) Os outros nem sabiam o que isso era.
    Moral da história: Deixo para os leitores

    Like

  2. Mats :

    A questão não é curar todos os amputados.

    A indagação é porque é que tantas religiões, curandeiros, mães de santo, bruxos e quejandos afirmam intervenções sobre-naturais e não há um único caso de cura dum amputado.

    Nem dum amputado nem de nada que se possa objectivamente medir. (cura do síndrome de Down, recuperação milagrosa duma fractura exposta, recuperação da espinal medula seccionada, etc e etc.)

    Parece que os milagres tem de ter sempre lugar no passado, em locais remotos ou, sendo próximos e no presente, de duvidosa veracidade.

    E, que se saiba, não há nenhuma cura milagrosa nesses casos.

    Like

  3. Carlos says:

    Quando leio aquelas tretas dos ateus, de Pangloss, Voltaire, etc…, sofrimento, criação do mal, melhor dos mundos possíveis, transformar o mundo, militar contra a igreja e contra Deus (ou ideia de Deus), penso sempre no contrasenso gosseiro e caricato disso tudo, uma vez que, na perspectiva deles, tudo, incluindo os males de que se queixam, não podem ser de modo diferente (e por que haveriam de sê-lo?) e é o melhor que a natureza faz e sempre fez. Aliás, para eles a natureza faz tudo mal, porque está sempre a mudar e faz tudo bem porque não pode fazer nada de mal. Para eles nada haveria a objectar. Então objectam, porquê? Porque não têm sequer a noção do que dizem, embora tenham vontade política e objectivos.

    Like

  4. Jaime says:

    Estou esclarecido: Deus não cura os amputados porque lá tem as suas razões.

    Eu – Patrão, hoje não vou trabalhar!
    Patrão – Mas então porquê?!
    Eu – Ora, eu cá tenho as minhas razões!
    Patrão – Ah, pronto, se é assim, então tenha uma boa folga!

    Like

  5. Mats:

    O que é dito é que não há qualquer registo de milagres (intervenção sobre-natural sobre o nosso mundo) que cure um amputado. Quem diz amputado diz anão, mongolóide ou fracturas expostas.

    Muita gente alega milagres. Alguns às dúzias mas não há registo de NENHUM milagre que envolva nenhum destes casos.

    Daí algum cepticismo compreensível, não é ?

    Like

  6. Mats says:

    João,

    O que é dito é que não há qualquer registo de milagres (intervenção sobre-natural sobre o nosso mundo) que cure um amputado. Quem diz amputado diz anão, mongolóide ou fracturas expostas.

    Os ateus não nos disseram o porquê de Deus ter que fazer esses milagres específicos.

    Muita gente alega milagres. Alguns às dúzias mas não há registo de NENHUM milagre que envolva nenhum destes casos.

    Daí algum cepticismo compreensível, não é ?

    Claro. Agora só falta os ateus dizerem o porquê de Deus TER que fazer ESSES milagres.

    Like

  7. Eu não digo nada disso.

    Alguns crentes (cristãos, kimbandas, umbandistas, stanistas, etc e etc) afirmam que as entidades sobre-naturais se manifestam por actos que não podem ser explicados pela ciência.

    Mostram milagres como um miúdo lança confetis no Carnaval.

    O facto desses “milagres” e bruxedos não curarem anões, ossos partidos e recuperarem amputados levanta-me alguma desconfiança.

    Até a Nossa senhora de Fátima, tão cá de casa, não se saiba que tenha entre feito crescer um braço ou uma perna.

    Agora conheces algum caso bem documentado dum milagre assim ?

    Like

  8. Dumane says:

    Se eu disser que por milagre pedras de rins desapareceram, sendo testado e comprovado pelos médicos com exames. Vocês acreditam?

    Sinceramente não sei porque Deus não cura todos os amputados, mas tenho visto Deus fazer um verdadeiro milagre na vida de Nick Vujicic? Vocês conhecem? Nasceu sem braços e sem pernas. E dá graças a Deus por isso. Bom…não vou contar o resto da história se não perde a graça. Deixo um video: http://www.youtube.com/watch?v=f62Y5_KQgA8

    Pois é, o sol que endurece o barro é o mesmo que derrete a manteiga. A prova está nestes comentários já publicados.

    Like

  9. Mats says:

    João,

    O facto desses “milagres” e bruxedos não curarem anões, ossos partidos e recuperarem amputados levanta-me alguma desconfiança.

    Mas o facto de Deus não curar amputados serve de evidência para o quê mesmo?

    Like

  10. Mats says:

    Alguns comentários tem ido para ao “spam” por causa da palavra “amputados”. (Não preciso dizer porquê).

    DE forma a evitar isso, sugiro que se dê espaço entre as letras da palavra, ou se evite escrever a palavra nos comentários.

    Desculpem o incómodo.

    Like

  11. Eu acho é que não cura nada.

    E os milagres e bruxedos são apenas fruto da imaginação.

    E os próprios crentes tem uma certa noção da realidade e pedem e aceitam como milagres coisas light.

    Nada de anões a crescerem ou membros a regenerarem.

    Like

  12. elias marques silva says:

    DEUS cura sim,já me curou de um mal muito grande!a cura não é simples assim,a cura é muito importante para o doente!mais tem que ser maior ainda para DEUS(explico)todo doente quer ser curado,mais DEUS que é poderoso não ver como nós vemos não,ele faz tudo pela sua e minha alma.se ele te curar de um grande mal,voce ficará feliz e seguira seu caminho mais DEUS quer sua alma,se voce é bem pobre e pede DEUS queria ser rico,joga na loteria e ganha sozinho voce seguira sua vida feliz e DEUS? nem foi lembrado ele só quer sua alma,a gente só quer dinheiro,saude.felicidasdes,alegrias maisDEUS só quer sua alma,parece antagonico,mais agente só pensa na gente e DEUS só pensa na nossa alma,agora se voce ora,jenjua,falar do amor de DEUS 30/40vezes por dia ,prega a palavra, tem fé voce vai ver,coisas poderosas acontecer,pelo poder de DEUS mais se voce não é assim então esqueça.!!!!!!!

    Like

  13. WILIAM says:

    OLA MINHA RESPOSTA A PERGUNTA DE VCS E ESSA.
    DEUS E O CRIADOR DE TUDO E DE TODOS TEM CONCEITOS MUITO MAIORES QUE TUDO UM SIMPLES OLHAR PARA OUTRA MULHER COM CENTIMENTOS SEXSUAIS JA E CONSSIDERADO POR JEOVÁ COMO TRAIÇAO OLHEN COMO DEUS E RIGIDO EM SUAS LEIS ELE E O AMOR A BONDADE EM ESPIRITO E O PODER DE DEUS E ATIVADO PELA FÉ FE SOBRENATURAL PORQUE DEUS E SOBRENATURAL ELE E UM ESPIRITO.
    AGORA REFLITAM COMIGO QUEM TEM FÉ TAMANHA A PONTO DE ACREDITAR FIELMENTE TER A CERTEZA ABSOLUTA SEM SOMBRA DE DUVIDAS EX: COMO VER E TOCAR ALGUMA COISA. QUE DEUS FARA CRESCER SUA PERNA OU BRAÇO DINOVO?
    TA POSTADO MEU COMENTARIO.
    AGORA EIS AQUI MINHA PERGUNTA DEUS NAO CURA OU O SER HUMANO NAO TEM MAIS FÉ EM JEOVA ?

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s