O Presidente e Saramago

Provavelmente o texto mais sóbrio que já li acerca da morte do Saramago.

O Presidente e Saramago

Grande clamor se levantou pela ausência do PR nas cerimónias fúnebres de Saramago. A verdade é que Cavaco nunca chegou a privar com Saramago (o que não foi por acaso pois o escritor detestava o actual Presidente da República), havendo mesmo uma velha quezília entre ambos, desde o tempo do “Evangelho segundo Jesus Cristo”.
Para muita gente, Saramago não foi assim tão “importante”, ainda que tenha ganho o prémio Nobel que vale o que vale. Pese embora o respeito que mereça enquanto pessoa, a verdade é que durante a sua vida Saramago passou o tempo a atacar a Fé em Deus, espalhando discursos biliosos por diversos palcos. Não me recordo de escutar da sua boca a palavra amor, nem tão-pouco o ouvi falar em união e conciliação. A sua vida foi um conflito constante com o vazio da sua existência. Só um homem amargurado fala, pensa, e escreve assim.
Saramago não é exemplo para a juventude pois nunca falou de esperança, optando por professar o desencanto. Escolheu manter-se comunista quando o comunismo ruiu por todo o mundo. Escolheu encher-se de si mesmo, fechando-se num narcisismo destrutivo. Ficará na memória de uma elite que o viu entronizado por um Nobel que só serviu para lhe fortalecer a soberba e criar um séquito de lacaios intelectuais.
Tenho pena de Saramago porque raramente o vi sorrir. Mas não tenho pena da sua amargura (que foi sempre uma constante na sua vida) porque sempre lhe prestou culto. Nunca se libertou deste redil sombrio que se apoderou da sua mente e o martirizou; talvez agora veja a Luz.
Os pêsames à família.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Religião, Sociedade and tagged , . Bookmark the permalink.

6 Responses to O Presidente e Saramago

  1. ND says:

    Tão fácil que é julgar os outros. Fica então a minha análise.
    Esse texto foi escrito por um crente cristão e a julgar pelo blog, acérrimo. O que deixa fortes suspeitas sobre a sobriedade. Continuando, não vejo qualquer referência à profissão de Cavaco, o que vejo é um constante julgar. Julgar a nível pessoal, quando não o conhecia.
    Saramago é um excelente exemplo para a juventude. Não se subjuguem a nada.

    Cavaco, tem que zelar pelos interesses do pais, independentemente das convicções religiosas. Saramago, foi, internacionalmente, das pessoas mais reconhecidas.

    Pela tua coragem e sobriedade às portas da morte, obrigado.

    Like

  2. Mats says:

    Nuno Dias,

    Tão fácil que é julgar os outros. Fica então a minha análise.
    Esse texto foi escrito por um crente cristão e a julgar pelo blog, acérrimo.

    Ainda não é crime os cristãos darem a sua opinião, ou é?

    O que deixa fortes suspeitas sobre a sobriedade.

    Mas se vier da parte de um ateu, já não deixa suspeitas, certo?

    Continuando, não vejo qualquer referência à profissão de Cavaco, o que vejo é um constante julgar. Julgar a nível pessoal, quando não o conhecia.
    Saramago é um excelente exemplo para a juventude.

    Saramago não é um “excelente” exemplo para a juventude. Ele era um homem magoado com a vida e magoado com Deus. Provavelmente isso deveu-se ao facto de ter assistido À derrocada do comunismo ateu. Colocou a sua vida em duas mentiras (comunismo e ateísmo) e desperdiçou toda a sua vida com isso.
    Ele não é exemplo de nada.

    Like

  3. Nuno Dias says:

    “só pessoal que não conhece a história” Ah Ah Ah
    Este gajo deve ser comunista, só pode. O método é infiltração nos meios religiosos e apresentar exemplos ridículos para descredibilizar os que fazem algum trabalho inteligente.

    Like

  4. Malcan says:

    Ah, Neofito de Dawnkins, faz uma refutação melhor ao video, em vez de fazer acusações contra a indole do Professor Olavo. Acusar os outros, isso sim, é coisa de comunista.

    Like

  5. Nuno Dias says:

    Acusar os outros, isso sim, é coisa de comunista.
    e eis que eu tinha razão 😀

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s