“Por que temos dez dedos?”

Original

Um pesquisador desenvolveu uma teoria interessante sobre a quantidade de membros que devemos ter. A ideia mistura enunciados de teorias da evolução, tanto de Lamarck (que diz que os membros se modificam ao longo do tempo para se adaptar ao ambiente) quanto de Darwin (que enuncia a seleção natural, onde aqueles já bem adaptados procriam, e os não adaptados desaparecem).

Em determinado ponto da pesquisa, ele se perguntou: Por que temos dez dedos? Ele partiu do princípio que o sistema decimal talvez não fosse mais adequado para a nossa espécie, que oito dedos (quatro em cada mão) já seriam suficientes para o Homo sapiens, como em Os Simpsons. A ideia era demonstrar matematicamente o motivo pelo qual temos dez dedos. Ele usou uma fórmula baseada em uma constante que ele criou em um estudo anterior, no qual enunciou a “Lei dos membros”.

O cálculo, basicamente, é o seguinte. Os dedos devem ter um comprimento mínimo. Esse “comprimento exigido” é igual ao diâmetro da palma. Ele usou o cálculo geométrico que converte diâmetro em circunferência (isso porque ele considerou como seria se a mão, sem o braço, daria uma volta de 360 graus), para saber que distância teria uma circunferência em torno da mão.

Esse cálculo se utiliza do número π (Pi, aproximadamente 3,14), e o resultado é que caberiam 9,42 dedos nessa circunferência. Mas como essa circunferência é “aberta” em apenas um dos lados (no outro, temos o pulso, ligado ao resto braço), deve-se considerar apenas meia circunferência. Aí, cabem 4,71 dedos, ou seja, quase cinco por mão.

(Hypescience)

Nota: Puxa, como a evolução cega é sábia! É capaz até de realizar projetos envolvendo cálculo e… design inteligente. Mas me explique: Como o acaso cego favoreceu o surgimento de seres bilateralmente simétricos? Sim, porque se a “evolução” de um olho já é assunto complicado, pense que temos dois!

O mesmo vale para o ouvido e para as mãos. Milagre duplo? Pior, no registro fóssil, só encontramos simetria e não aberrações remanescentes de “tentativa e erro”. Pelo visto, os darwinistas estão precisando de uma mãozinha para elaborar hipóteses mais verossímeis.[MB]

Advertisement

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Ciência and tagged , . Bookmark the permalink.

1 Response to “Por que temos dez dedos?”

  1. ND says:

    esses cálculos parece-me que são a justificação para o comprimento dos dedos e não propriamente para a quantidade de dedos

    os seres bilateralmente simétricos são o resultado natural e não planeado da melhor estrutura possível para os corpos, imagine-se uma criatura a rastejar que não fosse simétrica, iria andar aos círculos, não é mesmo?

    não encontras “aberrações remanescentes de tentativa e erro” porque “onde aqueles já bem adaptados procriam, e os não adaptados desaparecem”

    “projetos envolvendo cálculo e… design inteligente.” – não houve qualquer indício de design inteligente. Estes cálculos matemáticos tanto justificam um Criador como os “montes” e “vales” dos nós dos meus dedos e que uso para saber a quantidade de dias dos meses do ano

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s