Hibernação: Evolução Confirmada Mais Uma Vez.

Tal como crianças de escola sabem muito bem, diversos animais de sangue quente entram num estado de sono como forma de superar parte do inverno. Há muito pouca comida e a temperatura é muito baixa, portanto uma longa soneca parece ser uma boa ideia.

Curiosamente, muitos dos processos fisiológicos no animal são desligados incluindo o sistema imunitário. Será que isto torna o animal mais vulnerável a infecções durante a hibernação? Poderá ser esta a razão que leva a que alguns animais por vezes acordem durante breves períodos de tempo?

Pesquisas recentes sugerem que os hibernantes resolveram esta questão relativa ao equilíbrio entre o combate a infecções e a conservação de energia (como forma de sobreviver o inverso).

Um pesquisador explica:

O nosso modelo, confirmado por dados recolhidos em campo, mostra que os padrões de torpor geralmente vistos em alguns animais hibernantes pode ser uma adaptação evolutiva como forma de proteger o animal de bactérias que crescem bem em temperaturas baixas.

Portanto, há “milhões de anos atrás” algumas mutações geraram o comportamento hibernante e ele funcionou. Isto não é nada de anormal se pensarmos que as mutações criaram o animal originalmente. Mais tarde outras mutações equilibraram o comportamento. Isto inclui acordar temporariamente como forma de resolver a permuta entre combater as infecções e sobreviver o inverno. Mais uma vez, isto não é nada de anormal uma vez que as mutações aleatórias frequentemente testam novos designs.

Mais uma vez, as evidências confirmam a teoria da evolução.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Hibernação: Evolução Confirmada Mais Uma Vez.

  1. maxim says:

    Mats, este comentário não tem nada a ver com o artigo, portanto pode não publicar, apenas quero dar uma sugestão: Com a grande quantidade de comentários que o seu blog tem eu sugiro que mude o serviço de comentários no qual se possa responder directamente ao comentário(reply) pois assim há frases que acabo de mais de 10 vezes e acaba por ficar confuso, eu recomendo o “intese debate”. Continue com o excelente trabalho que está a fazer, fico impressionado com a sua capacidade de argumentação, nunca foge às perguntas

    Like

  2. gnomo says:

    “fico impressionado com a sua capacidade de argumentação, nunca foge às perguntas”

    *cof cof*

    Like

  3. Adim says:

    Invés de MENTIR sobre uma pessoa MUITO mais digna que vc, seu troll, porque não se atem ao assunto do tópico?

    Realmente neoateus não passam de animais.

    Like

  4. gnomo says:

    Adim,

    Eu tenho estado ultimamente a argumentar alguns posts do Mats mas aí nunca ouvi a tua opinião. Eu faço um comentário sarcástico e tu apareces só para chamar TODOS os neoateus (e eu nem me vejo como um neoateu) de animais.
    Mas o troll sou eu.

    Like

  5. Adim says:

    Prefiro ficar em silencio aprendendo do que trollar como vc, com seu ´´sarcasmo`.
    Se Mats estiver fugindo ou sendo desonesto, aja como homem, denuncie, mostre, tenho nojo dessas insinuações ´´ cômicas “ em debate.

    Sobre ser animais, estou apenas sendo ´´ sarcástico a moda neo ateia“, não seja carrancudo, ria.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s