Engenharia interna dos olhos da aranha suportam Criação

Se a aranha saltitante fosse do nosso tamanho, ela seria uma das criaturas mais assustadoras à face da Terra. Com 3 pares de olhos a apontar para a frente, retaguarda e para os lados, a aranha parece saída de um filme de ficção científica. No entanto, e segundo a PhysOrg, os seus olhos são mais complexos do que se pensava.

Os pequenos olhos que apontam para a frente eram tidos como apenas olhos secundários, mas cientistas da “Macquarie University” – Austrália – conseguiram testar esta crença colocando uma venda nos outros olhos da aranha (deixando só os secundários para ver). Seguidamente eles amarraram a aranha a uma pequena corda e colocaram pontos negros num ecrân e dispuseram moscas perto dela para que ela os seguisse.

Eles descobriram que as aranhas eram tão boas a caçar apenas com os olhos secundários como o eram com todos os seus seis olhos. Ao replicarem esta experiência com outras 52 aranhas, eles consideraram “inesperado” que um “predador perfeito” pudesse executar as suas funções tão bem, mesmo com este contra tempo.

Mesmo sem os seus olhos primários, elas podiam ver coisas que os outros animais tinham dificuldade em ver.

Acreditámos que os cientistas podem ter subestimado este par de olhos no passado uma vez que os mesmos podem ser o elemento mais versátil do seu sistema visual, ao providenciarem, ao mesmo tempo, acuidade espacial e detecção de movimento.

O que isto implica é que o processamento de dados dos inputs visuais é correspondentemente intrincado.

Daniel Zurek disse:

É surpreendente que estes animais, que tem uma dimensão corporal na ordem dos 12 milímetros e um cérebro que é uma fracção do cérebro das abelhas, desenvolveu um sistema visual tão sofisticado que cobre quase 360º de amplitude com alta resolução.

Sim, a aranha “desenvolveu” o seu próprio aparelho de visão ao longo dos milhões de anos.

Estes múltiplos olhos “repartem as diferentes tarefas visuais” disse Zurek:

É provável que esta abordagem ajude a aranha a lidar as exigências computacionais do sistema de visão.

Em comparação, os seres humanos, com o seu par de olhos direccionados para a frente, parecem visualmente privados.

Conclusão:

O padrão destas histórias surpreendentes é sempre o mesmo:
  • A sofisticação é maior do que anteriormente se pensava.
  • A evolução, se é mencionada (na maior parte das vezes nem é mencionada), é um pensamento patético posterior colado à história por motivos ideológicos. Não fornece nenhum poder explicativo mas é meramente assumido.
A conversa evolutiva é como um poster político colado a um edifício. Não oferece nenhum fundamento, suporte ou função em relação ao edifício; essa explicação apenas faz com que a nossa atenção seja distraída como forma de não observarmos a arquitectura inteligentemente criada dentro das formas de vida.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia, Biologia and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s