Tubarão Matemático

Impressionante o que as mutações aleatórias (filtradas pela super-sábia selecção natural) conseguem gerar ao longo dos milhões de anos.

Quando um tubarão avista um saboroso par de pernas humanas nadando a sua frente ele segue o seu almoço.Mas quando não há nada que sua visão ou que seu olfato alcance, como ele procura comida?

Um novo estudo mostra que algumas espécies de tubarões seguem estratégias matemáticas para encontrar suas presas. Teoricamente, os animais se moveriam em um padrão, chamado de “caminhada Levy”.

Basicamente, ao contrário de outros animais, os movimentos dos tubarões são muito precisos e, se você desenhar o percurso que o peixão faz em linhas simples, o resultado será um fractal (um fenômeno matemático no qual os padrões permanecem não importa a escala em que são feitos, como a figura abaixo):

Por muito tempo biólogos acharam que os tubarões e o resto dos animais se moviam de forma aleatória, encontrando comida no caminho por “acidente”. Agora pesquisadores afirmam que predadores marinhos como tubarões (algumas espécies), atum e peixes-espada, possuem esse padrão em seu percurso.

Os cientistas descobriram isso analisando animais com rastreadores durante 5700 dias e depois “desenhando” o padrão dos bichos, perceberam que os resultados eram fractais.

Essa maneira de “procurar” alimento pode ser a resposta de porque os tubarões se não evoluíram tanto quanto outros animais no último ano – basicamente, eles não precisaram. Resta saber se esse comportamento provém de reflexão ou é puramente instintivo. [New Scientist]

O artigo original postado na “New Scientist” coloca um bocado de mitologia ao lado de verdadeira ciência:

Os pesquisadores querem também a história evolutiva do comportamento Levy – por exemplo, ao monitorizar o comportamento de “fósseis vivos” conhecidos por “nautilus”, que não evoluíram muito durante centenas de milhões de anos (…).

“Fóssil vivo” são aqueles animais que, de acordo com a mitologia evolutiva, não deveriam existir ou existem mas mantém a mesma forma há “milhões de milhões de anos” (a vespa não mudou, e o cabelo do mamífero também não).

Conclusão:

Temos aqui um exemplo do que a Bíblia qualifica como voluntariamente ignorantes (2 Pedro 3:4).

Estes cientistas fizeram um excelente trabalho experimental em descobrir os padrões matemáticos que o tubarão executa durante o seu percurso de caça. Depois de todo o trabalho ter sido feito, os iluminados evolucionistas esperam que nós acreditemos que um sistema que navega segundo princípios matemáticos é o resultado do processo evolutivo.

É preciso lembrar que, de acordo com a versão da teoria da evolução subscrita pela maioria dos biólogos de hoje em dia, a evolução não é um processo inteligente e direccionado, mas sim uma força natural sem plano e sem propósito (como o vento ou as ondas do mar).

Portanto, de acordo com o que eles acreditam, uma força ou processo não inteligente foi capaz de gerar um sistema biológico com a capacidade de funcionar princípios matemáticos.

Faz todo o sentido, não faz? Para grande parte da população não faz sentido nenhum, mas para os evolucionistas faz todo o “sentido”.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged . Bookmark the permalink.

1 Response to Tubarão Matemático

  1. ND says:

    Confusão com conceitos diferentes

    Uma coisa é a locomoção, animais poderão seguir padrões. Esses padrões poderão ser condicionados por correntes marítimas, aprendizagem de métodos de caça…

    Outra coisa é a evolução das espécies.

    A vespa e o cabelo mudaram.

    “Fóssil vivo” é uma expressão utilizada informalmente para qualificar organismos de grupos biológicos atuais que são morfologicamente muito similares a organismos dos quais há conhecimento apenas do registo fóssil. Frequentemente, os “fósseis vivos” pertencem a grupos biológicos que no passado geológico da Terra foram muito mais abundantes e diversificados que actualmente.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3ssil_vivo

    Um fractal é um conceito matemático que pode apresentar semelhanças com a biologia, geologia, etc
    http://en.wikipedia.org/wiki/Fractal_landscape

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s