Deus tem sentido de humor: China e o cristianismo

Tanto trabalho que os ateus estão a ter em combater o cristianismo aqui no ocidente, enquanto Deus está a levantar um verdadeiro exército do outro lado do mundo.

Tanto trabalho para nada. Bolas, pá!

China pode se tornar maior país cristão do mundo em algumas décadas

Reportagem do jornal Guardian mostra que há conversões em massa dos chineses ao cristianismo. Enquanto isso, o Estado, com medo do crescimento das igrejas em casas, está construindo várias igrejas (entre católicas e protestantes) e investindo em seminários cristãos.

Hoje, existem cerca de 40 milhões de cristãos registrados no Estado, mas, segundo o CBN, se acrescentarmos os cristãos que se reúnem em casas (logo, não-registrados), o número pode chegar a 100 milhões.

Uma diferença do cristianismo do século XXI na China daquele do início do século passado ou antes, é que o movimento cristão de hoje é liderado pelos próprios chineses, ao contrário de antes, liderado por missionários americanos ou pessoas vindas do Vaticano. Além disso, esses novos cristãos chineses creem que Deus lhes deu a missão de também converter seus familiares, amigos e a nação chinesa.

Em sua recente trajetória e com o Estado apoiando, como o ex-chefe de Pequim da revista Time David Aikman nota, dentro de três décadas poderá haver cerca de 400 milhões de cristãos na China. O futuro do Cristianismo pode bem estar no Oriente.

Vale lembrar também que a Coreia do Sul é um grande país cristão, o segundo que mais envia missionários em todo o mundo, além de ser o país onde estão as maiores igrejas evangélicas do mundo. O Cristianismo também cresce em Hong Kong.

Recentemente, David Aikman escreveu o livro “Jesus em Pequim: Como o Cristianismo está transformando a China e mudando a balança global do poder”. Veja crítica aqui.

Fonte: Guardian e Asian Review of Books

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia, Sociedade and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s