A influência Judaico-Cristã sobre a ciência moderna

http://www.americanvision.org/articlearchive2007/08-15-07.asp

John D. Barrow, escrevendo no The World Within the World, comenta:

Já foi mesmo sugerido que essa visão teve um papel determinante no desenvolvimento bem sucedido da ciência nas culturas Ocidentais, e isso aconteceu porque essas culturas foram influenciadas pela tradição Judaico-Cristã, que promulgou a fé na racionalidade e na ordem da Natureza, durante um período da história em que as ideias humanas estavam intimamente ligadas a todo o tipo de noções mágicas e ocultas. 

Hoje em dia, com o domínio das cosmologias “big bang” na astronomia e a desproporcional fé em Darwin entre os biólogos, podemos afirmar com algum nível de segurança que as noções “mágicas e ocultas” voltaram a fazer parte daquilo que chamamos de ciência.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia, Ciência and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

9 Responses to A influência Judaico-Cristã sobre a ciência moderna

  1. Sérgio Sodré says:

    “Hoje em dia, com o domínio das cosmologias “big bang” na astronomia e a desproporcional fé em Darwin entre os biólogos, podemos afirmar com algum nível de segurança que as noções “mágicas e ocultas” voltaram a fazer parte daquilo que chamamos de ciência.”

    Só que podemos afirmar com todo o nível de segurança que hoje, e futuramente, esses magos e ocultistas são, e serão, “apenas” os maiores cientistas vivos da Humanidade ….
    Mas, para não sermos acusados de fanáticos ou facciosos, sempre podemos desconfiar que isso se deve apenas à intoxicação desses cientistas pelas artes do Mafarrico (não,…neste caso não é um qualquer habitante de Mafra).

    Like

  2. ximxenhor says:

    Giordano Bruno e Galileu, só para citar dois casos célebres, aí estão para provar como a ciência foi ajudada pela Igreja

    Like

  3. Ricardo Reno says:

    A igreja “ajudou” Giordano acendendo a pira onde ele foi queimado. No caso de Galileu a igreja o ajudou informando das consequências se ele continuasse a afirmando as “tolices” que havia descoberto.

    Like

  4. Mats says:

    Ricardo Reno,

    A igreja “ajudou” Giordano acendendo a pira onde ele foi queimado.

    Não disseste como é que a morte de Bruno anula o facto da ciência moderna ter florescido na Europa Cristã.

    No caso de Galileu a igreja o ajudou informando das consequências se ele continuasse a afirmando as “tolices” que havia descoberto.

    O consenso científico da era censurou o criacionista Galileu. Fazer o quê? O consenso tem sempre razão.

    Like

  5. Mats says:

    Ximxenhor,

    Giordano Bruno e Galileu, só para citar dois casos célebres, aí estão para provar como a ciência foi ajudada pela Igreja

    Newton, Pascal, Faraday, Lineus, Mendel, só para citar 5 casos célebres, estão aí para provar como a ciência moderna deve muito à igreja.

    Like

  6. Mats says:

    SOdré,

    Só que podemos afirmar com todo o nível de segurança que hoje, e futuramente, esses magos e ocultistas são, e serão, “apenas” os maiores cientistas vivos da Humanidade ….

    Sim, tal como Heackel (o ateu fraudulento) e Jean Batiste Lamarck, cujas ideias já foram rejeitadas pela ciência.

    Like

  7. Ricardo Reno says:

    Mats,

    Não descartando o papel que teve na unidade européia, afirmar que a igreja é o motor do florescimento da ciência moderna é simplesmente descartar a influência da civilização grega e do império romano no pensamento europeu.

    Afinal como a igreja ajudou no pensamento destes homens, na formulação de suas teorias? Newton era inglês, se fosse espanhol será que teria a mesma liberdade de pensamento? Seria possível publicar suas idéias na Espanha?

    Like

  8. Ninguém pode negar a importância da Igreja Católica no que somos hoje.

    O pensamento filosófico começa na China, Índia, Grécia e Egipto. Há troca de ideias na antiguidade clássica. No ocidente depois da queda do império romano há um claro retrocesso ficando o saber confinado e preservado pela igreja. A invasão da península pelo Árabes faz renascer a ciência.

    Não é por acaso que os descobrimentos surgem em Portugal e mais tarde em Espanha com o contributo da cultura árabe.

    Se hoje sabemos o que sabemos devemos a pensadores como Platão, Pitágoras, os embalsamadores e matemáticos Egípcios, aos sábios judeus e árabes, à influência de saberes da Índia e China, à música e rituais africanos. Os catamarans e bumerangs aos polinésios.

    A tragédia grega, os livros da Tora, os pensamentos de Marco Aurélio, o trabalho de gerações de alquimistas, os trabalhos de astrólogos, dos padres da igreja fazem parte da nossa cultura.

    Dizer que se deve ao Islão ou ao Cristianismo o pensamento cientifico é fofinho. Não corresponde é à verdade. É certo que o contributo do Islão foi determinante mas não factor único.

    E é curioso como palavras como álgebra, algarismo, alfaia, almoxarife( no Brasil) continuem no dia a dia do português tantos séculos depois da saída dos Islâmicos de cá.

    Like

  9. Adalberto Felipe says:

    A invasão da península pelo Árabes faz renascer a ciência.

    Acho que você precisa ver algo a mais, João Melo: http://www.rafikresponde.com/perguntas-e-respostas/nova-cara-do-islam.html?start=4

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s