Ter amigos na igreja faz bem à saúde

OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
Salmo 133:1


Vais à igreja regularmente? Tens bons amigos na congregação? Um estudo recente conclui que esses são dois factos que tornam-te mais feliz, reporta a Charisma News Online.

Quão importante é o factor amigo na igreja? Um estudo publicado na edição de Dezembro da revista American Sociological Review reportou que ir à igreja várias vezes por ano pode elevar o teu sentido de bem-estar. Isto, claro, se tens na igreja um círculo de amigos com quem tu te identificas ao nível da fé.

Chaeyoon Lim, professor assistente de Sociologia da Universidade de Wisconsin-Madison e líder do estudo com o nome de “Religion, Social Networks and Life Satisfaction”, afirmou:

O nosso estudo oferece evidências convincentes que demonstram que são os aspectos sociais – e não os Teológicos ou espirituais – que conduzem à satisfação

Em particular, nós observamos que amizades construídas nas congregações religiosas são o ingrediente secreto das religiões que torna as pessoas mais felizes.

O estudo integral pode ser lido aqui.


Claro que o professor Lim não levou em conta o Fundamento que gera bem estar nas amizades cristãs. Afirmar que são os aspectos sociais e não os Teológicos ou espirituais que conduzem à satisfação é uma bonita forma de dizer “as coisas boas que advêm destas amizades nada tem a ver com Deus!” Mas isto é ilógico.

Estas amizades só existem por causa do Senhor Jesus Cristo e da espiritualidade que Ele revelou na Sua Palavra.

Não é logicamente possível separar a Teologia das consequências do exercício dessa Teologia. Se o Cristianismo promove união e se essa união melhora a nossa qualidade de vida, então isso é uma evidência muito forte para a Verdade do Cristianismo. E se a Bíblia demonstra tal conhecimento da psicologia humana, donde vem tal conhecimento? Não pode ser de pastores errantes do deserto ou pescadores sem grande educação formal.

Mas o mundo secular nada quer com evidências que confirmem o que a Bíblia diz.


Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros, e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia

Hebreus 10:25

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Antropologia, Bíblia and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Ter amigos na igreja faz bem à saúde

  1. Graça&Paz!!

    Esta notícia veio mesmo a calhar para um trabalho que estou desenvolvendo, sobre o tema da importância de congregar. Espero um dia os poder partilhar em meu blog e certamente esta notícia constará.

    Abraços Mats.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s