Abelhas fazem cálculos complexos para determinar rota mais curta de voo

Mais um sistema biológico com engenharia interna mais avançada que as melhores máquinas que nós humanos construímos. Incrível o que a evolução não-inteligente consegue construir por si só.

Abelhas podem solucionar problemas matemáticos complexos, superando até a capacidade de computadores para cálculos.

Esse é o cerne de um estudo desenvolvido por cientistas do departamento de ciências biológicas, a Royal Holloway, da Universidade de Londres, no Reino Unido.

Os insetos aprendem a pegar a rota mais curta para chegar até as flores que costumam ser encontradas aleatoriamente pelo caminho. Ou seja, a que economiza tempo e poupa gasto de energia, um dos princípios da questão matemática conhecida como “problema do caixeiro-viajante” (“traveling salesman problem“, em inglês).

“Apesar de seu pequeno cérebro, elas são capazes de façanhas extraordinárias“, comenta Nigel Raine, que participou da pesquisa.

A conclusão foi possível com a ajuda de um computador que controlou flores artificiais para identificar o comportamento das abelhas.

A ideia era mostrar se os insetos seguiam uma rota comum conforme encontravam as flores ou se procuraram instintivamente a mais curta. Depois de explorar o região florida, elas rapidamente tendem a voar pela rota mais curta.

Os dados do estudo serão publicados no jornal “The American Naturalist” ainda nesta semana.

Fonte: Folha.com

Nota: Como a evolução poderia ser um fato se desde o princípio as abelhas precisariam desta habilidade de resolver o “problema do caixeiro-viajante” bem desenvolvida para não gastar energia desnecessariamente, algo tão vital para elas quanto localizar o alimento e se defender de predadores? Para elas, tempo é energia! Quem deu essa sabedoria toda para as abelhas é o mesmo que deu toda essa extraordinária inteligência para o homem, que mesmo assim tem muito a aprender com elas, começando pela matemática. Esse alguém é o Deus Criador dos céus e da Terra, que se revela na Bíblia; o Deus que criou as quatro “coisas” mais sábias que os sábios (ver Provérbios 30:24-29). [ALM]

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , . Bookmark the permalink.

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s