O sobrenatural e a inteligência

A essência do mundo natural é duplo. Se algo atinge os dois critérios, então essa entidade ou fenómeno faz parte do mundo natural:
  • O mundo natural é empírico. Pode ser observado pelos cinco sentidos directamente ou indirectamente com ajuda de equipamentos.
  • O comportamento do mundo natural pode ser expresso através de leis que são consistentes através do tempo e do espaço. Nós podemos reconhecer estas leis naturais através da sua repetibilidade; elas são consistentes de momento a momento e de um local para o outro.

Nós não podemos observar os electrões directamente através dos nossos olhos, mas mesmo observando-as de outro modo, podemos concluir que eles obedecem leis regulares e repetíveis.

A gravidade é natural porque nós podemos observar que as suas acções são fenómenos repetíveis, embora nós ainda não a entendamos de todo.

Com a inteligência temos uma situação diferente uma vez que ela parece desafiar o mundo natural.

A inteligência não obedece às leis naturais e nem é um fenómeno repetível. (Vocês podem confirmar que a inteligência não é um fenómeno repetível lendo alguns blogues neo-ateus). Nós não podemos observar a inteligência com os nossos sentidos; temos que a “observar” inferencialmente. Nós observamos as criações da inteligência, como por exemplo, as fórmulas matemáticas escritas num pedaço de papel mas não observamos a inteligência em si.

A nossa maravilhosa inteligência humana é espantosamente complexa e, muitas vezes, intrigante. Ninguém mostrou que a mesma é o resultado de leis naturais a actuar nas moléculas e nos átomos.

É a inteligência natural ou sobrenatural?


Modificação da página 43 do livro “The Biotic Message”

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Ciência and tagged , . Bookmark the permalink.

2 Responses to O sobrenatural e a inteligência

  1. O. Braga says:

    “podemos concluir que eles obedecem leis regulares e repetíveis.”

    Em relação ao mundo quântico, isto não é verdade. Não confundir força quântica com a força da gravidade — são duas forças universais distintas.

    A última é entrópica (macrocosmos), e portanto, sujeita a leis que a ciência vai descobrindo.

    A primeira obedece, por ventura (não sabemos), a leis que nós desconhecemos (por exemplo, o emparelhamento das partículas quânticas, ou a possibilidade de um electrão viajar no espaço a velocidades muitíssimo superiores à velocidade da luz).

    Like

  2. jonas says:

    O mundo quântico é tido como incerto e não previsível quanto as suas “ações e reações” desde a promulgação do “Principio da Incerteza” de Heisenberg,onde há o problema não resolvível das “grandezas canonicamente conjugadas”.
    A quântica atual descarta o senso comum no entendimento dela apelando para a incerteza como pano de fundo, o que na essência é como dizer que na formação do Universo e “seus produtos” o acaso e a aleatoriedade foram o seu gestor,ledo engano!
    No meu modesto entendimento creio que essencialmente somos “vazio”,e que por intervenção miraculosa de DEUS o Universo é o que é e nós somos o que somos,pois a matéria e suas interações são decorrentes deste “vazio” incognicível e este é o limite do observável e compreensível ao intelecto humano.
    Não digo para que a raça humana deva parar de procurar,e sim de compreender a sua limitação no tempo,espaço,perspecácia e inteligência.

    O limite no cognicível faz-nos reflexivos e em atitude de solitude,deixando espaço para o transcendente,e este é o caracter distintivo entre o sentido da vida ou não.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s