A oração ajuda a lidar com emoções potencialmente prejudiciais

“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.”
Mateus 11:28

Segundo um estudo recente, aqueles que escolhem orar não só encontram conforto personalizado durante os tempos difíceis, mas também podem mais facilmente lidar com as emoções e com os problemas.

De acordo com o reportado por um pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison, os 75% dos americanos que oram semanalmente fazem-no para lidar com uma gama de situações e emoções negativas, doenças, tristeza, traumas e ressentimentos.

Durante as entrevistas feitas a vítimas de relacionamentos violentos, Shane Sharp (um graduado de Sociologia na universidade) recolheu vários testemunhos de pessoas que afirmaram como a oração as ajudou a lidar com as suas situações.


Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. – 1 Pedro 5:7

Os entrevistados de Sharp não só representavam um leque variado da população americana, cruzando vários estratos geográficos, educacionais e raciais, como vinham maioritariamente de ambientes cristãos.


E em nenhum outro há salvação, porque também, debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos – Actos 4:12


Aqueles que “ferviam” com raiva e ressentimento afirmaram que encontraram “um Ouvido prontamente disponível” durante a oração, declarou Sharp. Este pesquisador explora também a forma como a oração ajuda a lidar com a dor emocional na edição de Dezembro da revista “Social Psychology Quarterly“.

Se eles descarregassem a sua raiva no companheiro abusivo, o resultado mais provável era o de gerar ainda mais violência….Mas eles podiam ficar zangados com Deus enquanto oravam sem medo de represálias. Em qualquer interacção interpessoal, os participantes consideram sempre a forma como os outros o vêem.No caso das pessoas que oram, elas consideram a forma como elas pensam Deus as vê. Como esta percepção é maioritariamente positiva, isto ajudou as pessoas aumentarem a sua auto-confiança e contrapôr isso com as palavras prejudiciais do abusador.

A oração é também uma distracção útil para alguns, segundo Sharp verificou. Simplesmente juntar as mãos e concentrar no que dizer é uma forma de escape à ansiedade dum relacionamento abusivo. Segundo Sharp, a experiência não é muito diferente de uma conversa com um amigo íntimo ou um familiar.

Eu via o acto da oração, o falar com Deus, como uma forma legítima de interacção social.

Conclusão:

Mais uma evidência devastadora para quem diz que a “religião envenena tudo”, ou que o Cristianismo é “a raiz de todo o mal”.

Para além de genocídios, eutanásia, normalização do incesto e da homossexualidade (para não falar do bestialismo), quais são os benefícios sociais e emocionais que o ateísmo traz às sociedades? É possível indicar uma sociedade ou país que melhorou depois de abandonar a cultura e moralidade judaico-cristã?

Os países nórdicos (Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia) são os país que os ateus mais gostam de citar como exemplos bem sucedidos de “ateísmo orgânico”. O que eles estrategicamente deixam de mencionar é que são precisamente esses países os grandes promotores de comportamentos manifestamente auto-destrutivos como a homossexualidade e o bestialismo.

Qual é o critério para atribuir ao ateísmo a causa do seu sucesso económico mas atribuir a outra ideologia qualquer a sua normalização da homossexualidade e do bestialismo?

Enquanto o ateísmo é socialmente destrutivo, genuína fé no Deus da Bíblia traz conforto às almas amarguradas. Se a isto juntarmos o suporte económico prático que as diversas instituições cristãs dão à sociedade (especialmente a Igreja Católica), vemos aqui uma confirmação do que o Senhor Jesus afirmou em Mateus 7:16-20:

Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Os benefícios sociais do Cristianismo são evidência poderosa para a Verdade do Cristianismo.


A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Romanos 12:17

Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim.
João 14:6

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Bíblia, Sociedade and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s