Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros, e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Quão importante é o factor amigo na igreja? Um estudo lançado na edição de Dezembro da “American Sociological Review” reporta que mesmo ir à igreja várias vezes por ano pode aumentar a sensação de bem estar. Isto, claro, se existe um círculo de amigos com os quais nos identificamos no que toca à crença.
Chaeyoon Lim, professora assistente de sociologia na Universidade Wisconsin-Madison, e liderou o estudo com o título de “Religion, Social Networks and Life Satisfaction” afirma:
O nosso estudo fornece evidências convincentes de que são os aspectos sociais da religião (e não a Teologia ou a espiritualidade) que conduzem a satisfação de vida. Descobrimos que as amizades construídas nas congregações religiosas são o ingrediente secreto das religiões que tornam as pessoas mais felizes.
Para lêr a reportagem na íntegra, lêr este texto.
Por exemplo, existem muitas organizações de militância ateísta um pouco por toda a Europa. Como são os seus níveis de felicidade e satisfação? A julgar pelo ódio e anti-Cristianismo que normalmente vem desses antros, podemos concluir que não há muita felicidade por lá.
Claro que o estudo está certo em identificar as amizades como causas de felicidade, mas o mesmo estudo está errado ao separar as amizades do motivo que leva essas pessoas a serem amigas (a Teologia e a espiritualidade cristã).
É o tipo de pesquisa que não leva a nada, pelo menos para os que cultuam um Deus pessoal e Salvador nos dias em que vão às suas igrejas, sinagogas, mesquitas e afins. Separar a satisfação em se estar na presença do Criador e, portanto adorá-lO para admitir que amigos nos tornam felizes em nossas reuniões religiosas é o fim da picada. Será que eu entendi o conteúdo da matéria?
Ela diz que são os aspectos sociais da religião e não a Teologia ou espiritualidade que conduzem a satisfação da vida. Que porqueira é esta?
Este estudo está completamente errado e é tendencioso e malicioso!
LikeLike