A música pode tornar uma pessoa mais inteligente

Segundo a EurekAlert, o treino musical durante a infância pode ajudar a criança a desenvolver melhores capacidades de processamento linguístico. Cientistas da Universidade de Northwestern reportaram que adultos anglófonos que haviam recebido treino musical demonstraram melhor capacidade de detectar entoações de palavras tónicas em chinês do que aqueles que não haviam recebido treino musical.

O estudo contradiz uma crença evolutiva em torno do tronco encefálico. Nina Kraus, uma das cientistas que publicou o estudo na Nature Neuroscience, afirma:

Sendo uma estrutura antiga do ponto de vista evolutivo, o tronco encefálico era tido como um órgão que desempenhava um papel passivo no processamento auditivo.

Descobrimos que, ao tocarmos música – uma acção que se pensava ser uma função do neocortéx – a pessoa pode na realidade estar a afinar o tronco encefálico.

Isto não só sugere que o relacionamento entre o tronco encefálico e o neocortéx seja dinâmico e recíproco, como também nos diz que o nosso circuito sensorial básico seja mais maleável do que se pensava anteriormente.


Faz um favor ao teu cérebro e aprende a apreciar boa música. Não impeçam as crianças de aprender a usar uma enriquecedora capacidade dada por Deus. Obviamente que uma grosseira cacofonia repetitiva e em altos decibéis está excluída.

Não sei se notaram, mas esta descoberta científica mais uma vez contradiz as previsões evolutivas. Devido à sua fé em Darwin, os crentes evolucionistas esperavam uma coisa mas a ciência mostra outra.

(Fonte)

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Antropologia, Música and tagged , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to A música pode tornar uma pessoa mais inteligente

  1. Wallace says:

    Música é tudo de bom… curto desde os 5 anos, mais ou menos, e curtirei pelo resto da vida. Começei em trilhas sonoras de sertanejo, fui praquelas populares de rádio, virei fã de rock, depois de Hip-Hop e atualmente ouço quase tudo, exceto funk brasileiro e música clássica.
    Também mexi em instrumentos… com 8 anos toquei comecei tocando teclado, parei depois.
    Em 2009 entrei em curso de bateria, lá se vão mais de 2 anos, em fevereiro ganhei uma bateria de aniversário. Toco quase todo dia.
    Em relação à música em si, acho bobagem não apreciar vários estilos… às vezes, gosto de um barulho (sem exagero)… meus clássicos do rock e do rap pra mim são tão bons quanto as melhores de qualquer estilo mais devagar, que também aprendi a apreciar muito depois de mais velho (nem precisei ficar tão velho, tô com 20 anos ^^). Músicas mais calmas e de melodias elaboradas são uma boa opção quase sempre. Em outros momentos, eu quero bagunça. Música me faz expulsar as emoções ruins e por boas de um modo impossível de igualar. Realmente, é uma ótima opção ensinar às crianças música ainda cedo, também pela questão da coordenação motora.
    🙂

    Like

  2. Mats says:

    A música tem um poder imenso no nosso espírito. O nosso humor pode ser mudado de um segundo para o outro com simples acordes de uma música relevante.

    Por isso é que é importante termos cuidado com o que ouvimos porque senão somos contaminados sem sabermos que estamos a ser contaminados.

    Vê a blasfema da Lady Gaga, por exemplo. O tipo de imagem que ela usa e a sensualidade dos seus vídeos são demoníacos, mas milhões de pessoas que se identificam como Cristãs seguem que nem carneiros.

    Like

  3. Jonas says:

    Mats!

    Interessante é que a musica é uma Onda mecanica provienente de uma frente de compressão mecanica.Através da Mecanica Quãntica descobrimos que tudo que existe na natureza vibra(atomos,moléculas…) e é profundamente intrigante que o Universo possa ser uma Grande Sinfonia!!!

    Luciana Haill teve menigite quando jovem e como consequência muitas dores de cabeça e que motivou a pesquisar sobre ondas cerebrais através de um aparelho de Eletrocefalograma (interactive brainwave visual analyser) que gera visualização em 3D apartir de ondas cerebrais.
    Os pensamentos viram ondas em tres dimensões que são transformadas em sons orgânicos por um software.

    Por analogia creio que DEUS criou o Universo como uma sinfonia.As nossas limitações de tempo,espaço,inteligência e percepção nos tornam ignorantes da beleza e grandiosidade de tal Ato Criativo.

    Nem olhos viram e ouvidos ouviram e nem penetrou em coração humano o que DEUS tem preparado para aqueles que o amam.1 cor 2.9

    Like

  4. catolicoresp says:

    Concordo contigo, Mats. Temos que tomar cuidado com o que ouvimos, a maioria das músicas atualmente só falam de besteiras, cacofonias sexuais, enfim: Tudo pra tirar o resto de moralidade que ainda temos(principalmente a sexual).

    Vivem reclamando comigo porque critico(sobretudo sertanejo[por ter frases impossíveis ou ilógicas] e funk[conotação sexual exacerbada]) as letras, dizendo que “a letra não importa”… Mas a música é uma forma de lavagem cerebral sim, e temos que tomar cuidado com isso aí pra não sermos muito influenciados.

    Sejamos Santos no mundo atual também, em todos os momentos. Abraço.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.