O aumento do ateísmo é moda ou é alarmante?

Foi-me feita a seguinte pergunta no FormSpring:
“Esse crescente aumento do ateismo é só “modinha”, ou realmente é preocupante?”

Sinceramente, não sei. Mas, visto que o ser humano é normalmente religioso, eu acho que, mesmo que os militantes ateus consigam destruir o Cristianismo no ocidente, isso não vai imediatamente significar que os ocidentais vão ser todos ateus.

O que vai acontecer é que o paganismo (que foi destruído pelo Cristianismo) vai preencher o vazio deixado pelo Cristianismo.

O ateísmo nunca vai ser a crença dominante e maioritária em parte alguma do mundo uma vez que o ateísmo suprime uma parte importante da existência humana: a espiritualidade.

Embora uma minoria possa fingir que vive “bem” assim, a maioria vai procurar alternativas espirituais. Infelizmente, sem o Deus Verdadeiro, as alternativas costumam ser todas elas auto-destrutivas (hedonismo, paganismo, ocultismo, islamismo, etc).

https://darwinismo.wordpress.com/2011/05/17/religiosidade-faz-parte-da-natureza-humana/

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Religião, Sociedade and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to O aumento do ateísmo é moda ou é alarmante?

  1. Eduardo says:

    Caro Mats. Creio que não seja preocupante para vocês, cristãos e para os outros religiosos. Boa parte dos que se declaram ateus hoje em dia são neoateístas, ateus por “modinha”, que se acham cientistas e donos da verdade. Mas diga-me uma coisa, Mats: o que tem de auto-destrutivo no paganismo e hedonismo? Quando você diz que o ateísmo suprime a alma, como posso eu suprimir algo que eu acredito não existir, pode-se dizer então que a simples não crença pode fazer uma “importante parte da existência humana” virar ignorável?

    Abraços.

    Like

  2. Mats says:

    Mats: o que tem de auto-destrutivo no paganismo e hedonismo?

    Vê neste blogue o tag “paganismo”.

    Like

  3. Eduardo says:

    Caro Mats, os posts deste tag não respondem a minha pergunta, por isso vou fazê-la novamente: o que tem de auto-destrutivo no paganismo E no hedonismo?

    Like

  4. Mats says:

    Eduardo,

    Caro Mats, os posts deste tag não respondem a minha pergunta, por isso vou fazê-la novamente: o que tem de auto-destrutivo no paganismo E no hedonismo?

    O paganismo coloca o ser humano a mercê de teorias humanas sobre o mundo espiritual, o é sempre um erro. Por exemplo, há pagãos que acreditam que os albinos possuem algum tipo de poder místico. Há pagãos que acreditam em beber sangue. Há outros que suportam a tese de sacrifícios humanos. Outros há que defendem o canibalismo.

    O hedonismo é manifestamente auto-destrutivo porque viver para o prazer e para si só, só nos trás problemas.

    A única ideologia que dá normas e regras justas para uma vida racional e digna é o Judaico-Cristianismo.

    Mas como disse, vê o tag paganismo e lê o que lá está.

    Like

  5. Lucas Richter says:

    Isso se alinha com outro estudo realizado pela Gustafsson and Pettersson (2002), segundo a qual 72% dos noruegueses não acreditam em um “Deus pessoal”.

    Certeza que nunca haverá uma nação com a maioria atéia ?

    e só para constar, não sou ateu de modinha, faz mais de 10 anos q não acredito em deus.

    [[ Lucas, “não acredito em Deus” não é o mesmo que “sou ateu”. OS agnósticos também não acreditam em Deus. Os ateus não só não acreditam em Deus, como AFIRMAM que Deus não existe.
    Incrivel como os ateus gostam de usar os “não acredito em Deus” como ateus, mas quando se sabe que o grupo “não acredito em Deus” estão MAIS REPRESENTADO NAS PRISÕES, levando em conta a sua percentagem na população, os ateus já dividem os grupo “não acredito em Deus”.]]

    Like

  6. Anonymous says:

    “as alternativas costumam ser todas elas auto-destrutivas (hedonismo, paganismo, ocultismo, ?ISLAMISMO?, etc).”

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s