“Civilizações religiosas sobrevivem; civilizações seculares morrem”

por Lord Sacks (Rabino Chefe – United Hebrew Congregations of the Commonwealth)

Há uns tempos atrás, durante uma apresentação pública, ofereci uma refutação composta por 5 pontos ao neo-ateísmo – sendo este baseado em princípios neo-darwinianos: O Universo é cego, a vida evolui, não há Deus transcendente nem propósito transcendente, e assim por diante.

Vou repetir os pontos aqui uma vez que os mesmos são dignos de reflexão genuína. É mais ou menos assim:

  • (1) Se tu és um darwinista, o que verdadeiramente interessa é o sucesso reprodutivo.

O resto é irrelevante. Esquece Deus, a fé e outras relíquias da era da crença. Estamos aqui para passar a nossa herança genética à próxima geração. Cada pessoa está à distância dum gene de criar outro gene. A linha fulcral é só a reprodução.

  • (2) A Europa é o lugar mais secular da Terra. Em todos os outros lugares a religião está em crescimento enquanto que na Europa está em queda.
  • (3) A Europa está a falhar no propósito de se reproduzir.

A taxa de fertilidade para uma população estável é 2,1 (maior do que 2 porque algumas crianças morrem antes de chegar à idade adulta). Nenhuma nação europeia possui uma taxa de fertilidade assim tão alta hoje em dia.

Na França é 1,9, na Grã-Bretanha é 1,37, na Itália é 1,33, na Grécia é 1,29. A média é 1,47. A população nativa da Europa está a envelhecer e a declinar.

  • (4) Em quase todo o mundo, quanto mais religiosa for uma população, mais filhos ela vai produzir.

Isto é verdadeiro em relação ao Judaísmo, ao Cristianismo e ao islão. Quanto mais ortodoxos forem os crentes, maiores são as suas famílias. Suspeito que isto seja verdade em relação aos hindus e aos sikhs. A revolução demográfica a ocorrer actualmente é detalhada no recente livro de Eric Kaufmann “Shall the Religious Inherit the Earth?” (“Irão os Religiosos Herdar a Terra?”)

  • (5) A maior ameaça à crença religiosa nos dias de hoje é o ateísmo baseado no neo-Darwinismo.

Conclusão:

Se tu és um ateu neo-Darwinista consistente, irás desejar que haja o menor número de pessoas possível que partilhem as tuas crenças.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Religião, Sociedade and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to “Civilizações religiosas sobrevivem; civilizações seculares morrem”

  1. Lucas says:

    Conclusão absurda. A religião não influencia tanto nesse aspecto(fora a hinduísta) quanto você gostaria, Mats. Caso não saiba, os paises europeus são mais ricos, em consequência há menos pessoas na pobreza. E é um fato que famílias pobres tendem a ter mais filhos que as pessoas de classe média e alta, que geralmente tem um ou dois filhos. É EXATAMENTE isso que acontece na europa.

    Like

  2. gabriel says:

    Interessante. Simplesmente porque estatística é uma prática útil aos ateus neo darwinistas quando isso é conveniente pra eles.

    Mas quando fere o orgulho deles, provando-se por A+B que a falta de religiosidade anda de par com a ineficiencia evolutiva, acham ruim…. é de rir mesmo.

    Aos que não entenderam o post, todo procedimento científico é tendencioso. O autor não pretende provar que sua tese é correta e que há relação entre sexo e religião exatamente, mas o quanto a ciência é ridícula quando usa procedimentos desse mesmo tipo, e mais ridículo ainda nesse reducionismo quando todo mundo aplaude pq embaixo tem uma assinatura “ciência”…

    Like

  3. Mats says:

    Lucas,

    Conclusão absurda. A religião não influencia tanto nesse aspecto(fora a hinduísta) quanto você gostaria, Mats. Caso não saiba, os paises europeus são mais ricos, em consequência há menos pessoas na pobreza. E é um fato que famílias pobres tendem a ter mais filhos que as pessoas de classe média e alta, que geralmente tem um ou dois filhos. É EXATAMENTE isso que acontece na europa.

    Mas segundo o neodarwinismo, o propósito não é ser rico mas deixar descendentes. Nesse aspecto, os “religiosos” parecem estar a ser mais bem sucedidos do que os não-religiosos.

    Se és um darwinista, tu deverias seguir o que o Rabino diz e desejar que haja cada vez menos darwinistas ateus.

    Like

  4. gabriel says:

    começou mal… ninguém disse que a religião é hereditária, mas que as sociedades (isso fica implícito, senão óbvio) que como organismo social, são mais eficientes.
    A questão é simples, e tem neguinho gastando o verbo totalmente fora do foco…

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s