Porque é que o simétrico é mais bonito?

(Imagem: Shutterstock/Joseilton Gomes) 

Segundo a reportagem da revista Galileu, a beleza é uma questão de simetria e selecção natural. “A simetria é praticamente sinónimo de beleza”, disse à revista o biólogo Walter Neves, da USP.

Os genes que determinam o lado direito e o lado esquerdo são os mesmos, então potencialmente todos nós deveríamos ser perfeitamente simétricos.

Mas, segundo a matéria, a expressão dos genes é influenciada pelas condições ambientais. Então, o individuo que não se alimentou direito, teve muitas doenças ou foi alvo de parasitas, por exemplo, infelizmente não vai exibir simetria perfeita.

Para o francês Michael Raymond, pesquisador em biologia evolutiva da Universidade de Montpellier, essa predilecção é um claro indicativo de que nossa noção de beleza está ligada irritamente a factores biológicos.

Pouco a pouco, há uma selecção para que as preferências se orientem para as características que indicam a qualidade do indivíduo. Ou seja, nossa noção estética não é aleatória. É selecção natural.


Como sempre, a teoria-explica-tudo cumpre sua missão. Por que é que o homem trai? A evolução explica. Por que é que gostamos de música? A evolução explica. Por que é que as pessoas mentem? Idem, idem, aspas, aspas. Por que é que o ser humano tende a ser religioso? Darwin tem a resposta. E por que é que gostamos da beleza? Nem é preciso responder.

Mas, falando em simetria, eu gostaria de ter uma resposta:

  • Como explicar a simetria bilateral presente de alto a baixo da coluna geológica?

Se essa simetria verificada em praticamente todos os seres pluricelulares é resultado de selecção natural, por que é que não encontramos os resquícios fósseis dos menos “aptos”, dos assimétricos, os resultados de “tentativas e erros” no longo processo da evolução?

Para mim, essa simetria (e mesmo a “beleza supérflua” verificada na natureza) aponta para o design inteligente do Grande Designer YAHWEH.


About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , . Bookmark the permalink.

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s