Mundo está a perder cura milagrosa dos antibióticos

A resistência aos antibióticos é cada vez maior e muitas infecções são agora mais difíceis de curar, o que leva a tratamentos caros e prolongados e a um aumento do risco de morte, alerta a Organização Mundial de Saúde.

Quinta-feira, quando se assinala o Dia Mundial da Saúde, que este ano decorre sob o tema “Combater a Resistência aos Antibióticos”, a OMS apela a uma acção urgente e concertada dos governos, profissionais de saúde, indústria, sociedade civil e pacientes para desacelerar o aumento da resistência aos medicamentos, limitar o seu impacto e preservar os avanços médicos para as gerações vindouras.

“A mensagem neste Dia Mundial da Saúde é muito clara. O mundo está perto de perder as suas curas milagrosas”, afirma a directora-geral da OMS num comunicado hoje divulgado.

Margaret Chan refere que, “na ausência de acções correctivas e protectivas urgentes, o mundo caminha para uma era pós-antibiótica, na qual muitas infecções que hoje são comuns deixarão de ter cura e irão, mais uma vez, matar sem esmorecer”.

Hoje, a OMS publica um pacote de medidas políticas, definindo as medidas que os governos e os seus parceiros nacionais precisam para combater a resistência aos antibióticos.

Entre as medidas sugeridas estão o desenvolvimento e implementação de um plano nacional financiado, o reforço das capacidades de vigilância e laboratorial, a garantia de acesso ininterrupto a medicamentos essenciais de qualidade garantida, a regulação e promoção do uso racional de fármacos, o reforço da prevenção e controlo de infecções e o fomento da inovação, investigação e desenvolvimento de novas ferramentas.

Fonte

Ninguém do mundo evolutivo parece com esperanças que o ser humano desenvolva uma mutação aleatória que lhe permita subsistir a nova vaga de micróbios, super-resistente aos nossos antibióticos.

Como sempre acontece, quando se começam a falar de coisas sérias, temos que pôr de parte a mitologia evolutiva e tentar fazer o melhor trabalho possível segundo uma outra perspectiva.

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , . Bookmark the permalink.

8 Responses to Mundo está a perder cura milagrosa dos antibióticos

  1. Nuno Dias says:

    à luz do cristianismo, porque será que isto está a acontecer? a resposta darwinista é lógica

    Like

  2. Abraão says:

    Eu vi um estudo, não me lembro onde, que demonstra que a resistência das bacterias não se dá necessariamente a adaptação genetica. Mas, por viverem em colônias, umas das bacterias se sacrifica produzindo uma substância que estimula as outras bactérias expulsem o antibiótico de seus interiores.

    Like

  3. Karina says:

    O, Mats, não seja tão mauzinho com os evolucionistas, é que a mutação genética, ao contrário do aquecimento global, pode levar aí alguns milênios para acontecer…

    Like

  4. Joca says:

    Já nasceste assim ou foste ficando mais parvo à medida que crescias?

    [[Comentário ignorante que não fornece qualquer tipo de argumento. Passou a rede, mas não voltará a passar. Ou refutas o que é dito ou nem te preocupes em voltar a comentar aqui. — Mats ]]

    Like

  5. Dalton says:

    Quanto tempo até virarmos os X-men?

    Like

  6. Mats says:

    Dalton,

    Quanto tempo até virarmos os X-men?

    Milhões e milhões de anos, sem dúvida. É sempre bom esconder o “processo evolutivo” (seja lá o que isso for) por trás do manto do tempo.

    Like

  7. Mats says:

    Nuno Dias,

    à luz do cristianismo, porque será que isto está a acontecer?

    Mutações aleatórias no genoma das bactérias. Mas repara que as bactérias não se vão tornar em médicos se deres alguns milhões de anos. O mais provável é que se colocassemos essas bactérias entre as bactérias originais, as actuais fossem eliminadas.

    Especialização muitas vezes implica perda de informação genética.

    a resposta darwinista é lógica

    Qual é a “resposta darwinista”? Porque é que nós não evoluímos uma mutação para superar o que as bactérias nos podem fazer?

    Like

  8. Abraão says:

    Mats,

    Mas vc não pode esquecer que a evolução dá saltos misteriosos! ( pelo menos esse é o slogan dos eX-Men). Cara fica cada vez mais engraçado essa palhaçada evolucionista, encontrei um cara no YouTube que citava “Dr. House” da série de tv como referencia para justificar sua crença atéia, ta ficando muit engraçado isso.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s