Cinesina: exemplo de nano-tecnologia celular


Um dos exemplos mais espantosos de nano-tecnologia celular é um motor molecular proteico conhecido como cinesina (ing: “kinesin”). A cinesina é responsável pelo transporte de “carga molecular” – incluindo cromossomas (por exemplo, durante a divisão celular), neuro-transmissores e outro material importante – de uma parte da célula para a outra.

A cinesina é conduzida pela hidrólise ATP (trifosfato de adenosina, tipo de energia armazenada dentro do organismo e composta de nucleotídeo (tipo de açúcar) com três fosfatos) e desde logo convertendo energia química em energia mecânica que ela usa para o movimento. Para além de cabeças globulares (geralmente chamadas de “motor domains”), cada molécula cinesina normalmente possui duas caudas em cada uma das extremidades. Estas extremidades é que seguram a carga molecular que a cinesina transporta.

O elevado número de processos que são levados a cabo por esta molécula tornam a aparência de design para além de negação racional. Mas há sempre um grupo minoritário de pessoas que resiste a óbvia conclusão devido à sua fé no naturalismo.

Um artigo presente no Science Daily (Outubro de 2010) revela:

Os nossos resultados mostram que, se um motor molecular quer operar com sucesso dentro duma célula, o mesmo tem que levar a cabo um largo número de funções para além do simples transporte” afirma o Professor Matthias Rief do Departamento de Física da TU Muenchen.

Ele tem que ser capaz de se ligar e desligar, e não só tem que ser capaz de aceitar um carregamento para um lugar específico na célula, como ser capaz de o entregar no destino.

É impressionante como a natureza consegue combinar todas estas funções dentro duma molécula” disse o Dr. Rief.

Neste aspecto, esta estrutura é bastante superior a todos os esforços da nano-tecnologia moderna e serve de exemplo para nós todos“. [ênfase adicionado]

A animação que se segue descreve a operacionalidade do nano-motor:

Modo de poupança de energia.

Um artigo recente apareceu no jornal Science (Kaan et al. 2011) mostrando como este motor molecular possui a capacidade de entrar em “modo de poupança de energia” quando não está em uso. (Podem lêr a reportagem da Science Daily aqui.)

A pesquisa levada a cabo fornece uma explicação possível do modo como a cinesina é capaz de poupar energia quando não está a executar função alguma – isto é, a habilidade de se fechar em si mesmo de modo a prevenir a perda de ATP. A reportagem da Science Daily ressalva:

Normalmente as cabeças cinesinais estão conectadas num ponto chamado de dobradiça (ing: “hinge”). Na nova estrutura, as cabeças movimentam-se em direcção uma da outra e são unidas pela área da cauda. Este confinamento duplo – na dobradiça e na ponte (união) – impede as cabeças de se separarem.

Uma vez que as cabeças têm que estar separadas uma da outra de forma a poder decompôr o ATP, este duplo entrelaço impede de modo eficiente que a molécula gere combustível como forma de alimentar o motor.

Portanto, este motor molecular entra elegantemente em “modo de poupança de energia” quando não está em uso – permitindo assim uma eficiência elevada no consumo de energia.

Fonte


Perguntas para os crentes evolucionistas: Se isto não é evidência positiva em favor do Design Inteligente – e por implicação, para Criação – então o que é? Vocês conhecem alguma força não-inteligente capaz de gerar motores que entram em “modo de poupança de energia” quando não estão em uso?

Porquanto não atentam para as obras do Senhor, nem para o que as Suas Mãos têm feito; pelo que, Ele os derribará e não os reedificará.
Salmo 28:5

Pondo a hipótese naturalista ao lado da hipótese Bíblica, e analisando as evidências científicas do um modo honesto, torna-se por demais óbvio que a Criação é a explicação que melhor se ajusta aos factos. O naturalismo é fragilizado sempre que nós analisamos as evidências biológicas em pormenor.

Para quem – como o o militante ateu Ludwig Krippahl – defende que os “modelos evolutivos” são os que permitem uma melhor harmonização dos dados concretos (vêr os comentários a este post) , que a operacionalidade da cinesina lhes sirva de evidência para a folia da sua fé em Darwin.

Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos, e às oposições da falsamente chamada ciência,
1 Timóteo 6:20

About Mats

"Posterity will serve Him; future generations will be told about the Lord" (Psalm 22:30)
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Cinesina: exemplo de nano-tecnologia celular

  1. Abraão says:

    Fantástico! Sempre me perguntei para que cargas d’águas a ATP era usada uahuahuaha, fantástica essa engenharia do motor. Glória a DEUS por essa maravilha, como somos nada diante de DEUS, louvado seja o Nome de DEUS, Aleluia!

    Like

  2. Adal Abade says:

    Muito Bom este artigo… Um dia a ciência vai ver que ela seria muito mais avançada se largasse o “fanatismo”….

    Like

  3. Mats says:

    É, Abraão. O Nosso Deus é Maravilhoso e a Sua Criação é assustadoramente impressionante.

    Mas o melhor de Deus é Ele ter descido à Terra para salvar pessoas como nós, arrogantes, presunçosos, rebeldes (e sei lá mais o quê), de modo a que nenhum dos Seus escolhidos tenha que passar a eternidade em sofrimento perpétuo.
    Abraço.

    Like

  4. mariadias says:

    Por acaso ao ler o artigo realmente impressiona-me a inteligência da molécula cinesina.

    [[ Isto é a mesma coisa que dizer que te impressionas com a inteligência dum computador. Tanto a molécula como os computadores são o efeito duma (ou mais) inteligência — Mats]]

    Nada me diz sobre outra inteligência qualquer.

    [[ Diz que a Inteligência que a criou é bastante Poderosa.– Mats ]]

    Esse argumento de tentar explicar o que “ainda” não tem explicação através do método científico por intermédio de outra coisa – como deus – que não tem também nenhuma explicação racional já está mais que gasto.

    [[ Mas segundo método científico, a origem da molécula tem explicação. Não tem é explicação que esteja de acordo com o naturalismo, mas tem explicação científica: design inteligente..– Mats ]]

    É pena porque quando dizemos como Sócrates o antigo filósofo grego: “Eu só sei que nada sei”, estamos mais perto de evoluir para um maior nível de conhecimento do que quando agimos como se já soubéssemos todas as respostas, nomeadamente esta simplória: ” foi deus”!

    [[ Tu é que ages como quem já sabe todas as respostas ao assumires que a origem da molécula não tem resposta em lugar nenhum do universo. Não há problemas nenhuns em olhar para a molécula e claramente vêr que tem Uma Causa Inteligente. A não ser que tu conheças alguma força não inteligente com a capacidade de gerar informação em código e máquinas que entrem e modo de suspensão automaticamente. Conheces? .– Mats ]]

    Like

  5. Rômulo says:

    Este mecanismo traz maior assombro ao entendermos sua utilização nas células eucarióticas.

    Alguém já viu aquela animação infantil “Monstros e Cia.”? Não tem aquela cena que mostra o depósito das portas dos armários? Então, o que acharam da organização e, particularmente, da automação do mecanismo de transporte das portas? Aqueles mecanismos são infinitamente inferiores aos mecanismos de endereçamento e transporte de moléculas nas mais diversas especialidades de células eucarióticas.

    No vídeo acima, a estrutura apontada como “microtube” é uma espécie de trilho no interior das células (aliás, a dinâmica de montagem destes microtúbulos é também fantástica). Estes trilhos são caminhos pré-definidos aos diversos destinos celulares. Parte de estruturas como o Complexo de Golgi (verdadeiras, mas muito mais eficientes, fábricas de compostos) e destinam a endereços internos ou para o exterior da célula.

    A cinesina é APENAS a peça intermediária entre o trilho e uma imensa bolha (micela membranar) que contém, além dos compostos recém-fabricados, sinais químicos (subentende-se por moléculas 3D com um código muito específico) que indicam o destino.

    Se ficamos extasiados com este motor (que obviamente se movimenta milhares de vezes mais rápido), imaginem todo o complexo sistema que SOMENTE se responsabiliza pela produção e entrega de um produto de extrema qualidade. Imaginem o controle, não só de construção deste sistema, mas controle em tempo real do funcionamento do aparato.

    IMPOSSÍVEL é a palavra matemática, lógica, contextual, estatística, química, física, biológica, ética e de sanidade para o surgimento aleatório de qualquer um dos componentes biológicos.

    Like

  6. rodmatumn says:

    pois nada se igual ao poder criador divino… a verdadeira e real arquitetura…. este mundo não é plausivel de reproduzir em laboratorio digam os evolucionistas o que disserem….

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s