Vespas reconhecem as caras de outras vespas

Cientistas afirmam que as vespas, tal como os seres humanos, reconhecem as caras umas das outras

Num dia de Verão podes ficar com a impressão que um irritante grupo de vespas parece estar a sobrevoar algo de modo aleatório em busca de piqueniques onde se banquetearem.

Mas de facto, as vespas possuem amigos que elas reconhecem, e inimigos contra quem se comportam de modo agressivo.

Isto acontece porque as vespas, ao contrário de muitos outros insectos, possuem uma habilidade de reconhecimento visual bastante apurada. Isto permite que elas se lembrem das marcas faciais distintivas de outras vespas.

Postulava-se anteriormente que, uma vez que a capacidade de reconhecimento envolve o processamento de grandes quantidades de informação, os insectos, ao possuírem um cérebro demasiado pequeno e pouco sofisticado, eram incapazes de reconhecer indivíduos .

Cientistas da “University of Michigan” treinaram dois grupos de vespas de modo a que elas fossem capazes de descriminar entre duas imagens semelhantes montadas dentro duma caixa em forma de T.

Foram levados a cabo 40 testes com cada um dos pares de imagens – fotos de outras vespas, lagartas, padrões geométricos simples e caras de vespas alteradas informaticamente.

As vespas foram capazes de diferenciar mais rapidamente entre as imagens não alteradas de outras vespas do que qualquer outro tipo de imagem. Paralelamente, elas aprenderam a escolher a imagem correcta em 75% das vezes.

Fonte

Sem dúvida que esta capacidade da vespa é o resultado de milhões de anos de mutações aleatórias filtradas pela toda poderosa selecção natural. Só pode ter sido isso porque é exactamente isso que o Consenso Científico diz que aconteceu.

E como todos sabemos, o Consenso nunca se engana.


About Mats

Salmo 139:14 - Eu Te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras
This entry was posted in Biologia and tagged , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Vespas reconhecem as caras de outras vespas

  1. Herberti says:

    Nesta vídeo-simulação podemos constatar como, no nível molecular, a movimentação é muito mais complexa do que podemos imaginar. A ideia naturalista de que tudo é dirigido pelo acaso, pelas forças cegas da natureza, fica ainda mais difícil de aceitar. Confiram a maravilha da criação: http://vimeo.com/31830891

    Like

  2. Pois é. A discussão fica menos interessante quando o dono do blog faz censura. Favorece o seu ponto de vista, seja ele qual for, mas diminuiu a discussão. São opções,

    Like

  3. Mats says:

    João Melo,

    A discussão fica menos interessante quando o dono do blog faz censura. Favorece o seu ponto de vista, seja ele qual for, mas diminuiu a discussão. São opções.

    Os 99 subscritores e os mais de 400 cliques diários discordam contigo.

    Like

  4. Franklin says:

    As Vespas também são ótimas construtoras:

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s