A guerra química das plantas

Todos os dias, e por toda a Terra, as plantas levam a cabo uma guerra química contra insectos e outros animais que tencionam devorá-las. Quando este drama é descrito pelos contadores de histórias evolucionistas, normalmente são usados termos e descrições que aparentem conferir às plantas conhecimento prévio de Química como forma de desenvolverem estas capacidades.

Os taninos, que se encontram presentes nas folhas de carvalho, são um exemplo poderoso desta guerra química. Este composto, quando associado com proteínas depois de ingerido, possui um valor nutricional reduzido.

Uma “explicação” evolutiva para a origem deste aparato descreve como as árvores supostamente desenvolveram esta estratégia (como? quando? onde?) como forma de auto-defesa. Narrativas fantasiosas como esta não dizem como é que as árvores determinaram a operacionalidade e a química do sistema digestivo dos animas. As plantas tinham que saber antecipadamente qual o químico certo a ser usado para esta situação.

Outro exemplo centra-se na capacidade que algumas espécies de serralha possuem de produzir químicos que são poderosos relaxante de músculos. Este tipo de composto pode ser fatal para os seres humanos.

Como é que esta capacidade botânica surgiu como resultado de forças aleatórias? Como é que as plantas “souberam” qual o químico certo, ou composto exacto, para repelir os ataques vorazes dos herbívoros (e não só)? Podem as forças não-inteligentes gerar químicos tendo em vista um fim específico?

Se não fossem as ramificações das nossas respostas, alguém no seu perfeito juízo acreditaria que compostos químicos específicos são o resultado de forças não inteligentes?

Quando tentamos explicar a origem dos complexos sistemas biológicos sem invocar Deus, as nossas melhores “explicações” são auto-evidentemente ridículas e insuficientes

A Bíblia fornece-nos a explicação mais coerente e mais de acordo com as observações científicas.

No Livro de Jó, o Senhor – o Criador – levanta algumas questões retóricas ao próprio Jó sobre aspectos da Sua criação. Durante o Seu questionamento, Deus pergunta a Jó a Fonte do conhecimento e das habilidades encontradas no mundo animal.

Obviamente que a resposta é: Deus criou e embutiu inteligência no mundo biológico. Respostas alternativas são claramente e cientificamente insuficientes.

Apesar disso, os evolucionistas são livres para propagar teorias alternativas (por mais deficientes que elas sejam); eles não são é livres para afirmar que as suas histórias imaginativas são “ciência”.


About Mats

Salmo 139:14 - Eu Te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

8 Responses to A guerra química das plantas

  1. jonas says:

    As plantas podem ser estacionárias mas constituem verdadeiras Redes Sociais.Pesquisas recentes descobriram comportamentos muito interessantes no mundo das raízes que são redes poderosas de comunicação.
    A comunicação das plantas são sutís e sofisticadas em que elas “ouvem” as conversas químicas através de produtos químicos.O resultado deste “bate papo” pode
    resultar em defesas que são arrigementadas ou em interação simbiótica como no caso de fungos e bactérias que se acumulam aos milhões em peqenas quantidades de terra de bosques.Estes fungos ligam dezenas de espécies de plantas na circunvizinhança promovendo uma intensa rede social.

    Quando uma lagarta ou outro parasita ataca uma planta,esta desenvolve mecanismo de defesa próprio e também interage com os vizinhos estimulando-os também a se defenderem.
    As plantas “falam” por meio de Còdigos que consistem de compostos solúveis,fenóis,proteínas e tantos outros compostos que são secretados pelas raízes.

    Será que estas habilidades foram surgindo durante os milhões de anos ou o uso de códigos para mecanismos de autopreservação é um indício de Informação prescritiva ou anterior ;

    Estamos muito longe de entender a profundidade e o grau de otimização das interações a nível de toda Terra e seus Biomas.

    ” Sábio é aquele que conhece o limite da própria ignorância.”Sócrates

    Like

  2. Dalton says:

    Por que é que a planta produziu os taninos pra se defender se a mutação que gerou isso é aleatória?
    Como assim, a planta ativa sua própria mutação benéfica?
    É interessante como as mutações benéficas, eventos aleatórios, são explicados como tendo propósito.
    E ainda os evolucionistas riem do D.I….

    Like

  3. Ortiz says:

    Falta ao autor uma leitura mínima sobre coevolução biológica.
    O argumento de que as plantas tinham que saber antecipadamente qual o químico certo a ser usado para esta situação apenas mostra claramente que o autor nunca leu um livro de evolução ou se leu não entendeu o processo.

    Like

  4. jefferson says:

    O cético apenas engana a si mesmo,ou o cristão engana a si mesmo… ou o cético transfere a glória de Deus p/ a seleção natural e a concepção virginal de toda a vida,ou então o cristão o faz,ele transfere a origem do maravilho e complexo mundo biológico,produto da seleção natural e concebido de forma virginal(todos os seres vivos,incluindo os vegetais,são descendente d 1 “ser” q não tem “pai” nem “mãe”)para um suposto ser consciênte,poderoso,inteligente ,o qual a ninguem pede conselho,nem nescessita q ninguem lhe ensine nada…

    Like

  5. jefferson says:

    Somos “filhos” da natureza ,e infelizmente temos sido pior q virus,somos capazes de destruir a nós mesmos(vícios de todos os tipos,mal convívio e relacionamento social,suicídio e etc) … mas ocupamos o topo das espécies,sim,salvo as exceções,somos inteligentes,racionais,organizados,ousados,criamos coisas impressionantes,amamos,todos nós,ateus e religiosos podemos até cometer injustiça contra os outros,mas nós não suportamos ser injustiçados,uns são livres outros escravos…mas somos conscientes,a natureza produziu algo consciente peculiarmente inteligente,como a natureza tem em si essa autonomia? E poderia um ser como nós ter criado o universo e esse planeta? Fomos feito um pouco menor q Deus,nós não criamos as coisas materiais a partir de nós mesmos,mas nós carregamos o poder da fé,q produz o milagre,o impossivel,se não existe cura p o cancer a fé traz aquilo q não existe a existência,ou seja,a cura,oque a natureza é incapaz de produzir,nós podemos produzir pela fé… tudo é possivel ao que crer!

    Like

  6. jefferson says:

    Enfim,se existe um criador p todas as coisas,e assim o creio,nós somos semelhantes a ele,e é fato q Ele existe antes d nós,afinal a natureza não nescessita de nossos cuidados,somos até ingratos e nocivos a ela,se existe um ser criador do mundo natural,e eu creio q sim,ele é muito superior a nós,e ele nos tem mostrado como ele é inteligente,e quão mais maravilho é o novo céu a nova terra q ele tem preparado p os vencedores,onde não haverá mais fome,nem lágrimas,nem lembranças dessa vida,e o próprio Deus será nossa luz eternamente,não haverá mais noite,se vc ama esse mundo,se esse mundo é capaz d faze-lo feliz,então isso é irrelevante,mas,lembre,a glória desse mundo passa e passa bem rápida,a morte findará tudo,o pior e se na tua morte vc descobrir,q morte é apenas um nome dado p o fim da existencia do nosso corpo,mas a nossa consciencia é indestrutivel,e por fim somos seres q não morremos,mas q vc está certo : a sua inexistencia nesse mundo sera eterna,do mesmo modo será eterna a sua perdição,infelizmente.

    Like

  7. jefferson says:

    Pra finalizar,a própria natureza o próprio universo serão testemunhas contra ti,cético,pois assim como Deus o É,eles são maiores q ti e não prescisam de ti pra existir,e saiba q tua consciencia te aprovará ou condenará,teus atos te aprovarão ou condenarão,ficarás por tua conta,sem Jesus,ao qual hoje rejeitas,o Único capaz d perdoar NOSSOS pecados… aquele q tú deverias entregar tua preciosa alma hoje mesmo,pois amanhã pode ser tarde(a morte não escolhe idade nem manda recado e ela só vem uma vez) …se vc não gosta ou não crê nisto,o amor d Deus é maior q vc…e qndo vc mais precisar Ele estará ali pra te mostrar o quão dependente vc é,se vc for humilde d espírito vc vai descobrir q vc é mais importante q o próprio universo A escolha é sua ,você,eu,nós,somos livre!… “Se alguém tem tem sede vem a mim e receba de graça a água da vida”…é isso q Jesus propõe,se vc tem sede Ele te oferece vida,se vc já esta saciado,vc dará d ombros.Mas duvido q vire e mexe vc ñ sinta sede,se é q vc me entende!

    Like

  8. cícero says:

    Caro Ortiz,

    O argumento de que as plantas tinham que saber antecipadamente qual o químico certo a ser usado para esta situação apenas mostra claramente que o autor nunca leu um livro de evolução ou se leu não entendeu o processo.

    As plantas não tinham que saber; elas já deveriam ter obrigatoriamente esta substância química em sua composição genética.
    Do contrário não sobreviveriam e nem existiriam e muito menos estaríamos falando delas aqui.

    Like

Todos os comentários contendo demagogia, insultos, blasfémias, alegações fora do contexto, "deus" em vez de Deus, "bíblia" em vez de "Bíblia", só links e pura idiotice, serão apagados. Se vais comentar, primeiro vê se o que vais dizer tem alguma coisa em comum com o que está a ser discutido. Se não tem (e se não justificares o comentário fora do contexto) então nem te dês ao trabalho.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s